Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!

Em linhas gerais, o porta paletes é uma estrutura de grande porte cuja função é armazenar mercadorias. Sendo assim, este sistema é voltado para que produtos permaneçam armazenados sem sofrer danos, perdas ou quedas. 

Tal solução foi desenvolvida em prol da otimização e da organização, proporcionando economia no espaço e a armazenagem de grandes variedades de produtos paletizados. Além disso, é um sistema que permite o fácil e rápido acesso através do uso de empilhadeiras

Ou seja, o porta paletes garante a seletividade e a alta velocidade de movimentação, se comparado aos demais sistemas de armazenagem. Tê-lo dentro da companhia traz uma série de benefícios, por isso é importante saber como fazer implementação da forma certa.


Saiba como implantar o sistema porta paletes


Uma das principais vantagens do sistema Porta Paletes é a gestão dos seus mecanismos. Isso significa que a configuração é facilmente alterada e aumentada, desde que seja previamente validado com o fabricante. É um sistema com investimento inicial relativamente baixo e bastante flexível.

O sistema é facilmente integrado com metodologias de gestão de estoque. Por exemplo, códigos de barras ou radiofrequência (RFI), que reúnem todas as informações sobre o produto, o proprietário, entre outras informações. 

O porta paletes se tornou essencial para a armazenagem, com acessórios úteis e práticos. Dessa forma, a solução permite otimizar a armazenagem de qualquer modelo e carga de palete.


Onde o Sistema Porta Paletes é aplicado?


Porta Paletes são instrumentos essenciais para quem busca organização e controle em seu estoque. Assim, proporcionam a maximização e otimização nas operações logística — mas é preciso saber onde a solução pode ser aplicada.

Com frequência, este tipo de sistema é usado em centros de distribuição, armazéns e empresas que trabalham com grandes estoques de mercadorias. Seja como for, os parâmetros de projeto são baixo investimento inicial e 100% de seletividade.

Lembre-se que os porta paletes podem ser combinados com outras soluções. As mais comuns são empilhadeiras ou transelevadores, podendo suportar desde pequenos volumes até cargas com mais de 2,5 toneladas.


Conheça as vantagens do Sistema Porta Paletes


Para quem opera com armazenamento de mercadorias, vale destacar benefícios deste sistema:

Excelente controle em estoque: Os porta-paletes são desenvolvidos com tecnologia e conhecimento técnico, sendo um sistema de fácil e rápido manuseio. Isso favorece a busca e o controle de mercadorias.

Proteção de produtos armazenados: O uso de prateleiras e estruturas que eliminam as forças de esmagamento sobre os produtos, protegendo assim e mantendo as características originais dos produtos ali inseridos.

Otimização em armazenamento: O sistema Porta Paletes garante de média a alta rotatividade em produtos e mercadorias dentro do armazém de empresas. Isso, por sua vez, auxilia na otimização de armazenamento em relação a prazos de validade.

Organização do armazém: Cada palete é estocado em locais exclusivos, podendo ser um sistema de armazenagem indicado para todos os tipos de armazenamento. Por exemplo, empresas que recebem e expedem produtos em cargas paletizadas.

Organização para a empresa: Diante de uma estrutura que promove bom e amplo aproveitamento em espaços, os porta paletes são uma excelente opção para a organização de armazenamento em empresas. Através de estruturas facilmente adaptáveis e verticalizadas, a companhia pode receber mercadorias de qualquer porte, dimensão, volume e peso.


Conheça a estrutura do sistema porta paletes


Dentro deste sistema de armazenagem, existem três formas de atuação. 


Porta Palete Convencional


O Sistema Porta Palete Convencional proporciona o fácil acesso aos paletes armazenados, permitindo que os colaboradores possam localizar e movimentar qualquer um dos itens armazenados. Os níveis de armazenagem são prontamente ajustados através do reposicionamento da estrutura, desde que haja autorização dos fabricantes. 

Assim, é possível expandir o leque de diversidade em cargas para armazenamento, resultando em benefícios no manuseio da operação e custo benefício para a empresa.

Ou seja: o porta palete convencional requer baixo investimento e traz grande variedade de SKU’s, fácil adaptação a diferentes tipos de equipamentos e a possibilidade de combinar armazenagem com picking.

Leia também: Picking é etapa crucial do processo de armazenagem


Porta Palete Dupla Profundidade


Como o próprio nome indica, essa solução permite o armazenamento de dois paletes em profundidade no mesmo nível. Um único corredor dá acesso a quatro paletes por nível, dois em cada lado. Este processo reduz a necessidade de corredores, permitindo melhor grau de utilização do espaço no armazém. 

A sua utilização dá-se através do uso de empilhadeiras pantográficas. Nesta configuração, a seletividade é reduzida em 50% em função das linhas triplas ou quádruplas. No entanto, a capacidade de armazenagem pode ser aumentada em até 35%, oferecendo menor ocupação da área do armazém, devido ao melhor aproveitamento.


Porta Palete Corredor Estreito


Sua principal característica é o aumento da capacidade de compactação da área de armazenagem em relação a área destinada à movimentação. Sua utilização pode ser feita a partir de empilhadeiras trilaterais ou articuladas.

As empilhadeiras trilaterais, específicas para esta aplicação, conseguem operar em corredores de até 1,8 m. No entanto, precisam do auxílio de trilhos guia, em que se faz necessário o uso de um nível de longarinas no solo ou por um sistema guia por indução, permitindo que o primeiro nível seja armazenado no próprio piso. Este equipamento exige atenção especial ao nivelamento do piso em função de seu aspecto construtivo.

As empilhadeiras articuladas são semelhantes às convencionais, porém com um sistema de articulação entre a torre e os chassis. Isso permite armazenar sem a necessidade do giro da empilhadeira e operação entre 2 m e 2,2 m sem grandes exigências ao nivelamento do piso e sem necessidade de guias. Este tipo de porta palete também permite-se mesclar o modelo de corredor estreito à dupla profundidade.

Estas empilhadeiras também permitem acesso a alturas maiores do que empilhadeiras convencionais, o que favorece o aumento da taxa de paletes armazenados por m².


Porta Paletes Bertolini


A Bertolini Sistemas de Armazenagem desenvolve projetos totalmente personalizados de acordo com as características e necessidades que cada empresa demanda.

A fim de proporcionar a maximização e otimização nas operações em logística, o Sistema Porta Paletes Bertolini é um instrumento essencial para quem busca organização e controle em seu estoque com baixo investimento inicial.

A busca pelo melhor layout se faz presente em cada projeto desenvolvido pela Bertolini Sistemas de Armazenagem. Esse mindset está presente em todas as equipes desde o momento da venda. O resultado são estruturas inteligentes, desenvolvidas por uma empresa comprometida a gerar o melhor custo benefício ao seu projeto.

 

Lembre-se que os porta paletes são apenas uma parte da movimentação de materiais. Clique aqui e baixe gratuitamente nosso guia de técnicas e melhores práticas!


Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar