Unitização de cargas: entenda para que serve

Modificado em: 29/05/2025
A unitização de cargas reduz os custos de viagem e dá mais segurança aos itens transportados. Venha saber mais sobre esse sistema!
Os processos logísticos visam aumentar a eficiência e o dinamismo dos transportes. Esse trabalho é mandatório na realização das atividades da empresa, ainda mais em uma época tão competitiva. Por isso, a unitização de cargas tem recebido tanta visibilidade.
Esse tipo de abordagem é empregada por várias empresas para aumentar sua lucratividade e ganhar em segurança de transporte. A seguir, você descobre mais sobre esse conceito tão crucial na operação logística.


O que é unitização de cargas

 

A carga unitizada refere-se ao agrupamento de diversas mercadorias homogêneas, que constituem “unidades maiores” em formatos padronizados. O objetivo é ter formatos maiores e em formatos semelhantes para facilitar a movimentação na cadeia de transportes.
Ou seja: são cargas constituídas de materiais, embalados ou não, acondicionados de modo a possibilitar a movimentação automática para reduzir o custo deste processo e maximizar o espaço disponível.
Existem algumas maneiras de realizar a unitização de cargas. As mais comuns são:
Contêineres: Grandes caixas utilizadas para o acondicionamento de diversos produtos que serão enviados a um mesmo destino. Elas são amplamente utilizadas nos portos e costumam ser feitas de metal. Uma vez que a carga unitizada chega ao destino, o contêiner é esvaziado e reutilizado para outras viagens.
Cargas paletizadas: Os volumes são organizados em cima de paletes. Essa estrutura é mais simples e, por isso, tende a baratear os custos de logística e transporte. Outro ponto positivo é que os porta paletes permitem um transporte com maior facilidade desde o galpão até o local de entrega.
• Pré-lingagem: As cargas são envolvidas por uma rede de náilon, permitindo maior praticidade na hora de serem manuseadas por guindastes ou outras máquinas. Esse tipo de unitização chama a atenção pelo seu baixo custo, mas é preciso cuidado. A carga fica pouco protegida, e as mais frágeis correm sérios riscos de perdas ou avarias.
 
 

Aplicações da carga unitizada

Muito se fala da unitização para fazer o transporte das mercadorias. De fato, essa costuma ser sua principal aplicação, pois a consolidação faz com que envios a longas distâncias sejam mais acessíveis. Isso também permite que a transportadora ofereça entregas com maior frequência, tornando o serviço mais rápido e eficaz.
No entanto, essa não é a única forma que os gestores logísticos se beneficiam da carga unitizada. Esse conceito também pode ser utilizado dentro dos armazéns, permitindo a otimização do espaço e maior rapidez na entrega dos pedidos.

Vantagens da unitização de cargas

 

A unitização de cargas traz uma série de benefícios para a operação logística. Em especial nos aspectos financeiro e comercial, pois seguem um padrão que facilita as negociações. Outros benefícios incluem:
Minimização do custo hora/homem;
Menor custo de manutenção do inventário e melhor controle do mesmo;
Rapidez na estocagem;
Verticalização do espaço;
Redução dos danos e perdas dos produtos;
Diminuição das operações de movimentações.
Deu para entender porque a unitização é tão empregada por diversas empresas. Esse tipo de abordagem aumenta a lucratividade e a velocidade das operações. Assim, contribui para o grau de competitividade do negócio.
Porém, é preciso ir além e focar em toda a movimentação do armazém.
Clique aqui e baixe nosso guia com as melhores técnicas para cada tipo de material!
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada