Quais métricas adotar para medir a eficiência operacional do armazém logístico da sua empresa?

Modificado em: 18/02/2021
Os indicadores de logística são essenciais para acompanhar o desempenho da sua cadeia de suprimentos. Saiba quais acompanhar e como ficar de olho nesses números!
“Não se administra aquilo que não se mede”. A célebre frase do William Edwards Deming reflete bem a importância de acompanhar de perto o desempenho da sua área. Na gestão logística, por exemplo, é preciso mensurar a produtividade dos colaboradores, custo por pedidos e o tempo média de entrega. Ou seja, é preciso ficar de olho nos indicadores de logística
 
Quatro indicadores de logística para acompanhar
A Bertolini Sistemas de Armazenagem entende que dar este primeiro passo é essencial para aumentar a eficiência logística e reduzir custos. Por isso, separamos quatro exemplos de indicadores logísticos para diretores e analistas começarem a analisar:
 
Perfect Order Rate
Em português, a “taxa de produto perfeito” indica o percentual de pedidos que são enviados e entregues sem qualquer tipo de erro. Assim, mede a qualidade da operação. 
 
De acordo com a FGV, é preciso considerar cada etapa na “vida” de um pedido. O cálculo fica: 
 
% Acuracidade no Registro do Pedido x % Acuracidade na Separação x % Entregas no prazo x % Entregas sem Danos x % Pedidos faturados corretamente.
 
Visibilidade dos estoques
Acompanhar este indicador de desempenho significa entender o tempo necessário para que as cargas recebidas sejam disponibilizadas no sistema WMS. Ou seja, indicadores logísticos deste tipo trazem uma visão em tempo real do que está acontecendo no armazém logístico. 
 
Caso haja lentidão entre o recebimento e a disponibilidade, outros processos ficam parados. Em casos mais extremos, a falta de sincronização pode acarretar em perda de vendas.
 
Acuracidade do Inventário
Outro indicador de logística relacionado ao estoque é a acuracidade do inventário. Ele serve para identificar diferenças entre o que está no estoque real e o que indica nos sistemas ERPs. Se o gestor identificar uma alteração muito grande, é indicativo de que os fluxos não estão sendo seguidos.
 
Índice de avarias
É possível medir a eficiência operacional pela integridade das cargas. Afinal, é responsabilidade do armazém cuidar para que os produtos sejam bem guardados. Uma vez que o índice de avarias é elevado, isso significa mais custos para a empresa.
 
Esse não é o único pelo motivo pelo qual esse indicador de logística está na lista. O índice também ajuda a verificar a qualidade do serviço — se há bastante quebra de produto, a empresa precisa rever seus processos de estocagem, manipulação e transporte.  
 
Sistemas WMS e indicadores logísticos
Agora que você já sabe quais indicadores de desempenho logístico acompanhar, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Felizmente, existem softwares que facilitam esse trabalho. É o caso do Warehouse Management System, também conhecido como Sistema WMS. 
 
Este tipo de plataforma pode capturar e concentrar dados estatísticos em um só relatório. A partir daí, é só fazer o cruzamento de informações desejadas para acompanhar os indicadores logísticos
 
Hoje em dia, já estão disponíveis estruturas que realizam a movimentação e armazenagem automática de mercadorias paletizadas ou em caixas, integradas ao software WMS. Por exemplo, a Bertolini oferece soluções como Transelevador, Drive in Carro Satélite, Miniload e automação para linhas de separação de pedidos. 
 
Portanto, nossa dica final é: é preciso medir a eficiência operacional do armazém logístico da sua empresa. Assim, ganha-se maior produtividade e otimiza-se o tempo — tornando seu negócio mais competitivo dentro do mercado. 

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada