Quais as vantagens de um sistema de armazenagem vertical?

Modificado em: 29/05/2025
Você sabia que problemas na cadeia de suprimentos podem impactar em até 1,5% das vendas? Segundo a McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, as perdas causadas por erros na gestão de estoque geram um custo anual de US $1,1 trilhão no varejo ao redor do mundo.
 
Esses números reforçam a importância de discutir boas práticas de organização do armazém. Em uma indústria que entende a falta de espaço como um de seus principais problemas, a verticalização do estoque surge como solução.


Verticalização do estoque: tendência da armazenagem

Não é de hoje a discussão sobre espaço e armazenagem. Essa é uma dor constante dos empreendimentos, que veem no alto preço do m² um obstáculo para a expansão dos negócios.
A verticalização do estoque é uma forma de driblar esse problema. Ela permite o melhor aproveitamento dos espaços disponíveis, sem que haja a necessidade de ampliar horizontalmente o armazém. Os gestores aproveitam o que já tem: a altura dos armazéns.
Essa prática vai ao encontro de outra necessidade dos negócios: ter um bom layout de armazenagem. Não é só sobre guardar os produtos — e sim como fazer isso da melhor forma possível. Ou seja, como despachar os materiais de maneira eficaz e garantir um giro inteligente dos itens.

Benefícios da verticalização do estoque

Optar pela verticalização do estoque traz uma série de vantagens para o negócio. O sistema de armazenagem, composto basicamente por porta paletes, permite a otimização de recursos sem trazer muitos gastos.
Outros benefícios incluem:


Ganho de espaço

Sem dúvidas, esse é o principal ganho da verticalização do estoque. Uma das principais preocupações dos gestores é como reduzir os custos ao mesmo tempo que amplia sua capacidade. Ao utilizar prateleiras e paletes para aproveitar a altura do espaço, é possível aumentar a quantidade de produtos estocados.
Tudo isso com um custo bem menor do que a compra de um terreno. Além disso, a utilização das soluções de armazenagem certas melhora a organização do espaço como um todo. Também é possível manter o padrão de qualidade dos produtos, otimizar o tempo de trabalho e reduzir desperdícios de insumos.

Melhoria na ergonomia

Engana-se quem pensa que a verticalização do estoque é benéfica apenas para a empresa. Os colaboradores também saem ganhando, pois, a prática gera melhoria nas condições de trabalho. A lombalgia ocupacional pode atingir até 80% das pessoas e é a doença que mais afasta brasileiros de seus postos.
Diminua os riscos dessa enfermidade ao optar por estruturas mais ergonômicas. O uso dos paletes, muito comuns em um armazém vertical, é um grande aliado nessas horas. A solução evita que os colaboradores forcem sua lombar, reduzindo as chances de desenvolver lombalgia.

Sistema de acordo com a sua necessidade

Por fim, a verticalização do estoque se adequa ao espaço disponível. Empresas como a Bertolini desenvolvem soluções de acordo com a necessidade dos clientes, minimizando ao máximo as chances de desperdício.
Antes desta metodologia ser aplicada, é feito um estudo para analisar quais gargalos podem ser resolvidos. E uma vez que o armazém vertical está funcionando, aumenta o controle sobre as cargas.
Se você quer implementar a verticalização do estoque, mas não sabe como, entre em contato com a Bertolini. Clique aqui e confira nosso guia de técnicas de movimentação de materiais e conte conosco para planejar a melhor solução com os melhores produtos.
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada