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A last mile na logística é um dos pontos fundamentais para garantir a satisfação do cliente? Está com dúvidas sobre o assunto? Leia mais no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem!
A última milha é o ponto fundamental de todo o processo logístico, e também o mais visto pelo cliente
 
Na última década, muito se tem falado sobre last mile na logística, ainda mais que não é novidade para ninguém que o mundo online tem impacto direto em todos os setores da economia. Somente no primeiro trimestre de 2021, 78,5 milhões de compras foram realizadas via internet no Brasil, um número que bate a casa dos 57% a mais do que o mesmo período do ano anterior.
 
Dentro de todo esse processo, seja desde o momento em que o consumidor aperta o botão de finalizar a compra em um site ou aplicativo, passando pela separação, saída e chegada em sua residência, tudo isso tem um reflexo gigantesco no processo. Todavia, a last mile é quem carregará o sucesso ou fracasso da demanda.
 
Desde a chegada da internet, o comportamento dos usuários tem mudado a jornada de consumo. Para conhecer os pontos mais importantes dessa mudança e organizar o seu negócio online, baixe aqui um conteúdo especial e exclusivo.
 
E você, sabe o que é last mile e os motivos que levam ela ser tão importante para o setor logístico? Sabe por que ela carregará a fama, seja positiva ou negativa?
 
Se a sua resposta foi não, esse é o lugar onde esclarecerá todas as dúvidas sobre o assunto.
 
Hoje, no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem, vamos lhe explicar o que é, como funciona e qual a importância da last mile na logística.
 
Seja bem-vindo (a) e tenha uma ótima leitura!
 

Todos os processos precisam funcionar para que a last mile seja positiva

Para começarmos, e apenas garantir um entendimento melhor, last mile tem origem do inglês e significa última milha, ou seja, a última fase do processo.
Dentro da logística da entrega de uma mercadoria, são diversas as etapas que devem ser cumpridas para que o resultado seja satisfatório aos olhos do cliente final.
 
A partir do momento em que uma pessoa efetua uma compra e esse pedido chega no setor logístico, tudo já está em jogo, e, principalmente, a fama que a empresa carregará.
 
Pensando nisso, podemos definir como três as grandes etapas de uma entrega:
 
1º: a first mile, que é quando a mercadoria é enviada para um centro de distribuição;
2º: a middle mile, que a ida do produto para um ponto antes da entrega final; 
3º: a last mile, que é a última etapa, ou seja, o momento em que o cliente receberá a sua mercadoria.
 
Ainda assim, não se pode pensar que por ser a última etapa, a last mile na logística é a mais fácil. Muito pelo contrário! Esse é o momento em que os erros devem ser evitados, afinal, a reputação da empresa estará em jogo.
 

Last Mile na logística: Muito mais do que somente entregar um produto, é a experiência que está em jogo

Como falamos na introdução deste artigo, somente nos primeiros três meses de 2021 mais de 70 milhões de vendas foram realizadas em lojas virtuais. Mais do que simplesmente receber um pedido e entregar para o cliente final, é fazer disso uma experiência satisfatória.
 
E, esse é o momento em que se deve mostrar pontos de destaque da empresa, como: a agilidade, a segurança e, principalmente, a competência.
 
A automação vem transformando a operação em armazéns logísticos, e por isso a Bertolini desenvolveu um Infográfico Gratuito ressaltando todos os principais pontos e benefícios da utilização dessa tecnologia.
 
Vamos pensar novamente no número de compras do primeiro trimestre de 2021 e o impacto que ele pode ter nas empresas. Se a entrega, ou seja, a last mile não for realizada dentro do tempo prometido e com a mercadoria livre de qualquer imprevisto, que resposta esse consumidor dará? Muito provavelmente ele não efetuará mais compra na respectiva loja.
 
Sendo assim, a importância da last mile supera apenas o mero campo da finalização da entrega, e passa para a esfera da indicação. 
Fazendo novamente uso de uma situação, seu a sua empresa proporciona uma experiência completa, na qual o cliente efetua a compra e já consegue acompanhar todo o pedido de forma instantânea e online, certamente esse será o seu diferencial perante a concorrência.
 

De que forma evitar os problemas na last mile e garantir a satisfação do cliente?

É verdade que hoje ainda existem alguns problemas que podem impactar diretamente na entrega de produtos por parte de uma empresa, e muitas vezes não se trata de questões internas.
 
Que tal uma nova reflexão para contextualizar melhor?
 
Hoje, todas as lojas online possuem sistemas integrados para emitir os pedidos e, consequentemente, faturá-los e enviar para a logística separar, certo? Imagine se esse sistema não funcionar direito, ou melhor, for falho e emitir pedidos de forma errada. Certamente a last mile não será positiva.
 
Ou ainda, a empresa contratou uma empresa para efetuar a entrega, afinal, acaba se tornando uma questão de custo x benefício, mas essa transportadora atrasou todos os pedidos, o que fazer?
 
Por isso, é muito importante conhecer os parceiros, e entender de que forma eles podem ou não auxiliar no processo de logística. Para que a last mile funcione, não são somente as questões de venda, separação e entrega que precisam ser cuidadas, mas todo o processo logístico como um todo.
 

Virando o jogo: garantindo a satisfação e transparência da last mile na logística

Muito bem, passamos por o que é, a importância e também os problemas que uma empresa pode enfrentar na last mile. Agora chegou o momento de falarmos das soluções.
 
Para que a sua empresa seja lembrada com carinho pelos clientes é necessário ter empatia com eles. 
 
Quando uma compra é feita na internet, é normal que as pessoas já fiquem esperando o produto chegar na mesma hora. Dessa forma, disponibilizar um sistema que acompanha todo o passo a passo, desde o recebimento do pedido até a entrega, pode ser um diferencial perante a concorrência.
 
 
Pensando nisso, nada será melhor do que a garantia de entrega. É comum que algumas companhias passem um prazo para a mercadoria chegar ao cliente e não cumpram. Dessa forma, é melhor avisar que pode demorar um pouco mais do que iludir o cliente, afinal, é o nome da empresa que está em jogo.
 
A transparência entre empresa e cliente é fundamental para garantir uma last mile de sucesso na logística.
 
E, nada melhor que garantir uma entrega prazerosa e completa, para conseguir novos clientes por meio de indicações, não é mesmo?!
 
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