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A transformação digital veio para transformar as empresas e guiá-las rumo a um futuro mais automatizado. Descubra como isso impacta a intralogística.
O futuro já chegou: 45,7% das empresas brasileiras estão implementando uma estratégia de transformação digital. Os dados são da Samba Digital, braço de Transformação Digital da Sambatech, e vieram de entrevistas com mais de 100 C-Levels reconhecidos nacionalmente.
O objetivo da pesquisa era mapear o mercado da transformação digital, entender os principais desafios e insights da área. Afinal, a maioria das organizações nacionais já perceberam a importância de se digitalizar e estão avançando nesse aspecto. Dentro da intralogística, isso não é diferente.
O que é transformação digital?
Antes de tudo, é preciso entender o que é a transformação digital. O termo refere-se aos processos implementados para digitalizar a operação do negócio, bem como o uso de tecnologias em prol de melhor desempenho.
Engana-se quem pensa que basta criar um perfil nas redes sociais ou alimentar o blog empresarial. A transformação digital vai muito além disso: é colocar a tecnologia como parte estratégica da empresa, e não como auxiliar. Isso envolve uma mudança direta na cultura organizacional.
Pode parecer difícil, mas dar esse passo é essencial para quem quer continuar relevante. A pesquisa da Samba Digital também mostrou que 44% das empresas que possuem faturamento anual de até 10 milhões estão implementando uma estratégia de transformação digital. Entre as que faturam mais de 1 bilhão, 38,9% estão nesse mesmo estágio.
Ou seja: as empresas mais lucrativas já enxergam a transformação digital como característica principal para sua evolução. Cerca de 85% dos negócios que afirmam ainda não ter iniciativas nesse setor já perceberam o quanto é importante atentar-se para o assunto. Esta é uma tendência coletiva, pois agrega valor para o consumidor.
Como a transformação digital impacta a intralogística?
Dentro desse cenário, é fundamental trazer os impactos da transformação digital para a intralogística. As operações vão ganhar mais automação, com processos mais fluidos e menos dependentes da mão de obra manual.
Outras formas que a transformação digital impacta na intralogística são:
Foco no cliente
Mais do que nunca, as empresas precisam criar processos que entreguem a melhor experiência para o consumidor final. A palavra "engajamento" não serve apenas para métricas das redes sociais — e sim para guiar ações e melhorias em todas as etapas operacionais.
Parece óbvio, mas não é. Cerca de 51% dos executivos acreditam que sua companhia terá dificuldade em atender as demandas dos novos clientes nos próximos 5 anos. Os dados são do estudo Digital Transformation Index (DT Index), feito pela Dell Technologies em parceria com a Intel.
Logo, é necessário correr atrás do tempo perdido antes que seja tarde demais. Os gestores devem implementar uma nova cultura focada no cliente usando a tecnologia como foco. Tudo isso afeta diretamente a percepção do consumidor sobre a marca, indicando se ele vai se tornar um comprador fiel ou não.
Automação de processos manuais
Sem dúvidas, uma das principais características da transformação digital é a adoção da automação e tecnologia dentro da operação. Empresas como Mor e ID Logística já colocaram para frente projetos importantes na área de automação em parceria com a Bertolini.
No entanto, isso não é sinônimo de demissões. Como já apontou a Federação Internacional de Robótica, a padronização de processos industriais através da adoção de robôs causou crescimento na demanda por profissionais mais qualificados. Assim, todos saem ganhando!
Omnichannel como a palavra da vez
Esse é um dos principais desafios da logística: unir as lojas físicas ao comércio online. Sem isso, perdem-se dados de extrema importância e prazos podem ser ultrapassados. Logo, o cliente tem uma experiência negativa e pode optar por outro fornecedor.
O omnichannel é justamente a integração de todos os canais para oferecer ao consumidor uma vivência de compra otimizada. Todas as equipes terão acesso às mesmas informações, podendo atender o cliente de maneira mais ágil e eficaz.
Fornecedores como parceiros nessa jornada
É impossível implementar a transformação digital sozinho. Todos os fornecedores da empresa precisam seguir esse mindset, para garantir integração nos processos. Do contrário, muitos projetos vão ficar parados por desencontro e falta de informações.
Em especial no mercado B2B, que cresceu 75% durante a pandemia. Esse aumento se deu justamente dentro do universo online, uma vez que 56% dos fabricantes faziam mais da metade de suas compras corporativas online.
Como a adoção do comércio digital impacta o processo logístico, converse com os fornecedores para saber quem está implementando as transformações. Aqueles que se mantêm apegados ao modo antigo podem atrapalhar o seu crescimento, então cuidado.
Com essas informações, os gestores podem analisar os planos da transformação digital em suas empresas. Esse é o primeiro passo rumo ao futuro da intralogística e do mercado de modo geral.
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