Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Garantir um bom ambiente de trabalho não envolve apenas integrar operação com tecnologia, ou promover uma cultura interna amigável.
Garantir um bom ambiente de trabalho não envolve apenas integrar operação com tecnologia, ou promover uma cultura interna amigável. É preciso investir na segurança em armazéns logísticos, pois as atividades realizadas neste tipo de ambiente envolvem um alto índice de risco.
Uma das formas de fazer isso é cumprir as regras da NR-6, que obriga as empresas a fornecer de forma gratuita os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) — e fiscalizar se o seu uso está sendo feito da maneira correta. São pequenas ações como essa que ajudam a proteger os colaboradores no cotidiano operacional.
No entanto, também é preciso ter atenção com os equipamentos e sistemas de armazenagem. Lembre-se de que eles fazem parte da empresa tanto quanto seus funcionários, e precisam seguir alguns critérios de segurança em armazéns logísticos. Entre eles, a prática regular de manutenções e inspeções técnicas.
Qual é a diferença entre manutenções e inspeções técnicas?
O primeiro passo é entender o que difere um serviço do outro. As inspeções antevêem as manutenções. Ou seja: é durante a inspeção que o técnico responsável avalia a necessidade de uma manutenção.
Dessa forma, entende-se que a segurança em armazéns logísticos acontece quando há uma ligação entre essas atividades. As inspeções servem para verificar dano ou o mal uso da estrutura, protegendo assim integridade física da estrutura e do pessoal que a opera.
Já as manutenções são realizadas após os danos causados. Esse serviço costuma ser acionado quando o sistema ou equipamento apresentam falhas que dificultam seu uso. É importante que a equipe seja mobilizada o mais rápido possível, pois é comum que os maquinários fiquem parados até a solução do problema — o que significa perda de dinheiro.
Qual é a frequência indicada para garantir a segurança em armazéns logísticos?
Existe uma série de regras e normas que garantem a segurança em armazéns logísticos. É o caso da NBR 15.524-2 (no item 9.4), que se refere à frequência das inspeções. Segundo essa norma, é preciso considerar a rotatividade dos produtos a serem armazenados para escolher a frequência da inspeção. No entanto, essa verificação deve acontecer pelo menos uma vez ao ano.
Só assim os gestores podem garantir a segurança da estrutura. A não realização deste serviço traz uma série de riscos para o ambiente e colaboradores. Falaremos mais sobre isso no tópico seguinte.
Quais são os riscos de não fazer manutenção periódica?
Na correria do dia a dia operacional, muitos ignoram os desgastes sofridos pelos sistemas de armazenagem. Fatores como carregamento das estruturas acima do projetado, ausência de proteção nas estruturas e uso de componentes substitutivos não originais, sem qualidade e procedência, comprometem a segurança em armazéns logísticos.
Isso pode causar uma série de problemas, como:
- Acidentes;
- Quantidades de posições para armazenagem comprometidas ou bloqueadas;
- Tempo de operação comprometido devido a desníveis ou outros danos na estrutura, impossibilitando uma armazenagem precisa e segura;
- Colapso total/parcial do armazém;
- Interdição pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por não cumprir as indicações de normas técnicas.
A Bertolini Sistemas de Armazenagens, referência na América do Sul em seu segmento, oferece serviços de manutenção e inspeção técnica. Nossos técnicos fazem a verificação da segurança da armazenagem e paletização de acordo com normas nacionais e internacionais.
Clique aqui para saber mais sobre esse serviço e garanta a segurança em armazéns logísticos.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
Sinalização de segurança: como implementá-la de acordo com as normas no seu armazém?
2022-08-30
Qual o modelo de estoque mais adequado para a sua empresa?
2023-02-23
O que é kitting e como essa ferramenta otimiza a montagem do seu armazém?
2023-01-11
Etapas do processo de armazenagem: paletização
2023-01-11