Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
No setor logístico, o gestor precisa se familiarizar com uma série de termos. Estoque e armazenagem, por exemplo, costumam ser os mais ouvidos — e também os mais confundidos. Ainda há quem entenda essas duas palavras como sinônimos, mas isso é um erro.
No setor logístico, o gestor precisa se familiarizar com uma série de termos. Estoque e armazenagem, por exemplo, costumam ser os mais ouvidos — e também os mais confundidos. Ainda há quem entenda essas duas palavras como sinônimos, mas isso é um erro.

Entender a diferença entre gestão de armazenagem e a feita nos estoques é crucial. Só assim as equipes terão metas próprias, considerando as nuances de cada setor. Por isso, a Bertolini desvendou os mistérios por trás de cada um desses termos e explicou a diferença entre estoque e armazenagem.


O que é gestão de estoque?



O estoque é o espaço utilizado para guardar matérias-primas, produtos não prontos ou mercadorias que já podem ser comercializadas. Logo, encontramos estoques nos mais diversos ramos, desde um depósito de materiais de construção até uma loja de roupas. 
 
Dessa forma, entendemos a gestão de estoque como a prática de guardar itens em determinado local. A equipe responsável precisa lidar com uma série de variáveis, como peso, tamanho, finalidade e condições de temperatura. 
 
Saiba que o modelo de estoque varia de acordo com as necessidades da empresa. Não existe uma resposta genérica e fazer o estudo de qual variável melhor se encaixa no seu negócio é essencial. Sem isso, você pode prejudicar a produtividade dos colaboradores e aumentar riscos de avarias dos produtos.  
 
Uma das formas de facilitar esse processo é através de softwares. O uso de tecnologia no setor de estoque já é uma realidade e permite uma visão geral sobre a necessidade de reabastecimento, compra e produção.
 

O que é gestão de armazenagem?



A armazenagem é um conceito bem amplo — e, inclusive, engloba a estocagem. Armazenar envolve uma série de processos logísticos: distribuição, fluxo de produtos, equipamentos, embalagem e transporte. 
 
Ou seja: fazer a gestão de armazenagem é um processo bem detalhado. Ele envolve todas as tarefas de distribuição de mercadorias, e é preciso ter integração com os depósitos, centros de distribuição e almoxarifado.


Como diferenciar gestão de estoque e gestão de armazenagem?



Com a visão geral dos conceitos de estoque e armazenagem, é hora de entender como cada um desses termos impacta as estratégias da empresa. 
 
Lembre-se de que a estocagem é apenas um dos muitos processos logísticos dentro da armazenagem. Assim, não tem como pensar em um termo sem o outro, pois são interdependentes. No entanto, cada um precisa de um plano próprio. 
 
Na hora de fazer a gestão de estoque, o responsável precisa levar em consideração quais são as matérias-primas mais utilizadas no processo, quais produtos vendem mais e quais não podem faltar de jeito nenhum. 
 
Já a gestão de armazenagem exige que o gestor pense no recebimento, identificação e separação dos itens. Também é necessário entender quais são os melhores sistemas de armazenagem, como fazer a embalagem correta e prestar muita atenção na entrega do pedido. 
 
Esperamos que você tenha entendido a diferença entre estoque e armazenagem. Entender como deixar esses dois processos mais produtivos é essencial para aumentar a competitividade do seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar