Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Conheça os principais desafios para operação logística em 2021 e comece a planejar como sua empresa irá superar esses obstáculos!
Mais um ano chegou e provavelmente será um dos mais desafiadores para a operação logística. As consequências da COVID-19 ainda se fazem presentes nas empresas, e serão sentidas mesmo após a vacinação. Os gestores precisam se antecipar em relação aos desafios para a operação logística em 2021 para saber como irão superar os obstáculos.
 
A seguir, separamos alguns desses problemas e dicas sobre o que fazer para ultrapassar essas barreiras:
 
Automação de processos manuais
Esse foi, sem dúvidas, um dos principais desafios para a operação logística no último ano — e vai continuar sendo em 2021. Com o avanço da pandemia, as empresas tiveram meses para implementar processos que estavam previstos para levarem anos. E isso só foi possível graças à automação de processos manuais.
 
No entanto, muitos gestores não sabem como ultrapassar esse desafio na operação logística. O fator financeiro pesa, mas o retorno vem rapidamente. Em até cinco anos o ROI é “quitado”, enquanto os equipamentos podem funcionar por mais de uma década.
 
Você pode ler mais aqui.
 
Foco na gestão de risco
Se tem algo que 2020 nos ensinou é que tudo pode mudar em poucos dias. Por isso, um dos desafios para a operação logística é se antecipar a essas transformações. Ou seja: focar na gestão de risco como forma de se preparar para eventos indesejáveis.
 
Ainda assim, é importante reforçar que não temos como evitar que coisas aconteçam. O objetivo aqui é preparar sua cadeia de suprimentos para lidar com o imprevisto, tornando-a mais flexível e resiliente. Uma forma de fazer isso é tendo uma relação mais próxima com fornecedores e distribuidores, para ter mais flexibilidade nas negociações e rotas alternativas.
 
Nós também falamos sobre cadeia de suprimentos na pandemia, leia aqui.
 
Logística omnichannel
Você já ouviu falar da estratégia omnichannel? Se não, está na hora de entrar neste universo. Esse pensamento oferece vantagem competitiva às empresas, pois permite que o consumidor tenha diversas facilidades na hora de comprar. Porém, seja qual meio ele escolher, uma coisa é certa: os desafios para a operação logística continuam.
 
Afinal, é preciso investir em tecnologias que integram todos os canais de venda, que ofereçam total visibilidade aos clientes e que potencializam a logística. 
 
Logística sustentável
Por fim, não temos como ignorar o crescimento de conversas sobre o meio ambiente. Assim, um dos desafios para a operação logística é como tornar esse processo mais sustentável. Por exemplo, reduzindo as emissões de carbono e diminuindo os resíduos da produção. 
 
Uma prática muito discutida é a política de logística reversa. Ou seja, ações focadas na coleta e restituição de resíduos sólidos para reaproveitamento ou descarte de maneira ambientalmente adequada. 
 
Antecipar-se aos desafios para operação logística é o primeiro passo para superar esses obstáculos. Os próximos anos vão exigir cada vez mais adaptação, tanto no layout dos armazéns, quanto no planejamento estratégico da empresa. 
 
Conte com a Bertolini em todas as etapas desse processo. Se quiser saber o que podemos fazer pela sua empresa, clique aqui e conheça mais nossas soluções.
 
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar