Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Você já deve ter ouvido que o mercado está muito competitivo e que tem mais pessoas do que vagas disponíveis.
E se você soubesse que existe uma área que sofre do contrário, ou seja, há carência de profissionais? Isto ocorre na área ou setor de logística, setor com muitas oportunidades. 
 
E a melhor forma de se tornar um profissional requisitado é investindo em cursos na área de Logística. Assim, consegue comprovar para os recrutadores seu interesse em seu autodesenvolvimento e compromisso com sua formação profissional. Isso abre mais portas dentro do mercado de trabalho.
 
O setor de Educação já observou o crescimento dessa demanda. Atualmente, muitas instituições oferecem especialização em Logística. Continue a leitura para descobrir como esses cursos vão te transformar em um profissional requisitado: 
 
Por que investir em cursos na área de logística?
O motivo pelo qual o setor de logística sofre para achar novos profissionais está justamente na especialização. É preciso encontrar pessoas qualificadas, que tenham real conhecimento sobre a área de atuação — e a forma mais fácil de provar a competência técnica é fazendo cursos na área de logística
 
Fazer uma certificação ou iniciar seus estudos em uma especialização não serve apenas para o currículo ou colocação profissional. Ao adquirir novas competências, o profissional passa a ser mais reconhecido dentro da empresa e pode virar referência nas relações do dia a dia.
 
Além disso, ter uma especialização permite alcançar maiores salários dentro de um mesmo cargo. Foi isso que a 54ª edição da Pesquisa Salarial, que entrevistou mais de 2 milhões de profissionais em 25 mil empresas de diferentes cidades do país.
 
Em cargos de diretoria, aqueles que possuem um MBA ou pós-graduação ganham 47,2% a mais do que aqueles que não têm essa formação. Essa tendência se manteve em diferentes níveis hierárquicos, como os operacionais e de assistentes. Quem possui curso superior pode ganhar até 25% a mais do que aqueles que não têm.
 
No entanto, não basta procurar cursos na área de logística. É preciso pesquisar bem, e saber identificar instituições confiáveis e com experiência no mercado. 
 
Certificados, graduação ou pós-graduação em logística: qual escolher?
É preciso prestar atenção na instituição escolhida — seja para fazer um curso livre, graduação ou especialização. Procure por nomes reconhecidos, que tenham credibilidade neste setor. Isso influencia no certificado, que terá mais adesão dentro do mercado. 
 
Antes de entendermos quais são os critérios necessários para escolher uma boa especialização em logística, é preciso dar um passo atrás. Ou seja: saber quais são as necessidades de desenvolvimento para se tornar um profissional requisitado na área. 
 
Curso Técnico em Logística
Essa é uma formação de Nível Médio, e o curso dura cerca de 12 meses. Os pré-requisitos para fazer um Curso Técnico são ter concluído o Ensino Médio e ter completado 16 anos.
 
Esse tipo de curso é muito procurado por causa do seu baixo investimento. Logo, é uma porta de entrada para esta carreira. 
 
Tecnólogo em Logística
Ao contrário da opção anterior, o Tecnólogo em Logística já é um Curso Superior. A diferença para a graduação está na duração e enfoque: o Tecnólogo costuma durar entre dois e três anos, e o diploma é válido em todo o território nacional. Assim, o profissional consegue fazer uma pós-graduação ou MBA após terminar o curso.
 
Graduação em Logística
Aqueles que optarem por uma Graduação em Logística terão conhecimentos mais amplos e críticos. Há mais disciplinas teóricas do que o Tecnólogo, mas não precisa se preocupar que a prática também é abordada. 
 
Pós-graduação em Logística
Por fim, temos a especialização em Logística — que pode ser um MBA ou pós-graduação. Existem diversas opções no mercado, com diferentes focos. Por exemplo, um dos cursos mais buscados é o de Supply Chain (ou Cadeia de Suprimentos). Durante a especialização, os profissionais se aprofundam em questões como armazenagem, transporte e comércio exterior.
 
O que levar em consideração na especialização em logística?
Se você chegou até aqui, parabéns! Isso demonstra seu verdadeiro interesse em cursos na área de logística e vontade de crescer na carreira. No entanto, antes de iniciar seus estudos, é preciso saber identificar quais são as instituições que irão potencializar sua carreira.
 
Para fazer isso, é preciso levar em consideração fatores como: 
 
Preço e horário
A especialização em logística não pode comprometer o seu orçamento mensal nem sua agenda. Escolha cursos que sejam viáveis conforme a sua disponibilidade financeira e disponibilidade de horários.
 
Com o avanço das tecnologias, muitas instituições de ensino estão oferecendo pós-graduação em logística EAD. Não só as aulas são online, como a entrega de trabalho e avaliação final. Essa pode ser uma excelente alternativa para quem quer aprender sem sair de casa.
 
Reconhecimento da instituição
Ainda que o custo seja um fator importante, lembre-se que o barato pode sair caro. Isso não é uma verdade apenas dentro das empresas, pois aplica-se também aos cursos na área de logística
 
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma lista das instituições que são reconhecidas pelo órgão. É só consultar a página do e-MEC e pesquisar. 
 
Corpo docente
Não é só a instituição que tem que ser reconhecida — os seus professores precisam ter experiência dentro do mercado. Assim, vão te fornecer informações importantes e situações práticas que acontecem no dia a dia da operação.
 
Geralmente, as instituições compartilham o corpo docente em seu site. Pesquise bem a trajetória profissional dos professores, e analise se o que eles podem te ensinar vai impactar o seu futuro. 
 
Esperamos que essas dicas te ajudem a encontrar bons cursos na área de logística. Esse é um passo muito importante para a carreira dos profissionais da área, e todo o setor ganha com o aumento da qualificação.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar