Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Você já ouviu falar da paletização? Essa técnica de armazenagem é muito popular, pois é bastante simples e eficaz. O objetivo é guardar os itens de maneira segura, para evitar que eles sejam danificados ou comprometam a entrega. 
 
No entanto, não basta ter um sistema porta palete. É preciso seguir algumas boas práticas para garantir que o processo de paletização de cargas seja feito da melhor forma.  


O que é paletização



A paletização é um sistema ou técnica de armazenagem que melhora a eficiência e organização do local. Isso só é possível graças aos paletes, uma estrutura padronizada que permite a acomodação de materiais em sua base.
 
No Brasil, o modelo padrão mede 1m por 1,20m e é chamado de pallet PBR. De modo geral, o pallet é feito de madeira, mas diferentes tipos de operação podem pedir materiais como plástico ou metal. Seja como for, a paletização de cargas é uma forma de organizar os produtos de forma compacta em cima dos paletes, gerando manuseio mais rápido. Esse processo fica ainda mais fácil com o uso de máquinas de transporte.
 


 
Algumas vantagens dessa técnica são: 
 
Controle de estoque;
Redução de furtos ou extravios.


Como fazer a paletização do jeito correto


 
O primeiro passo para a boa paletização de cargas é ter cuidado com a base. Quanto mais volume tiver nessa parte, melhor. Em casos de pacotes de diferentes tamanhos, o recomendado é começar pelas caixas menores para que se tenha um número maior delas na parte de baixo. Isso melhora a estabilidade do empilhamento e minimiza o risco de quedas. 
 
Outra dica importante é ter um porta paletes, que proporciona fácil acesso aos itens e localização rápida dos produtos armazenados. Com o Porta Palete Convencional, os níveis de armazenagem são facilmente ajustados através do reposicionamento da estrutura, expandindo um leque de diversidade em cargas para armazenamento. Assim, resulta em benefícios no manuseio da operação e custo benefício para a empresa. 
 
Ao final da paletização de cargas, é aplicado o filme stretch em torno do pallet e da carga. Esse material garante proteção extra às mercadorias ao promover uma cobertura contra possíveis rasgos e fissuras nas embalagens. Ao mesmo tempo, a carga vai permanecer empilhada da mesma forma como foi colocada inicialmente — mesmo durante o transporte ou em caso de imprevistos.
 
Essas são as nossas dicas de como fazer a paletização de maneira correta. Essa metodologia é crucial para a movimentação de materiais, e você pode conferir outras dicas no nosso guia de técnicas. Clique aqui e baixe gratuitamente!

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar