Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
O Order Management System é um software que permite a integração entre os canais de vendas da empresa e facilita o gerenciamento dos pedidos. Saiba Mais!
Imagine a seguinte situação: você tem uma empresa que recebe diariamente dezenas, centenas - ou até mesmo milhares - de pedidos, seja na loja física ou no seu e-commerce. Um gestor experiente como você sabe que todo consumidor é ansioso e deseja receber seus produtos em perfeito estado, o quanto antes. Por isso, aqui você vai conhecer o Order Management System (OMS).
 
A grande questão é: como gerenciar tudo isso sem perder o controle dos processos ou acabar tendo uma grande dor de cabeça? É para essa finalidade que serve o OMS , mais uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar o dia a dia na empresa onde você trabalha ou é proprietário. 
 
Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento desse software e como ele pode ser útil para o gerenciamento dos pedidos que o seu empreendimento recebe. 
 
Boa leitura!
 

O que é o Order Management System? 

O Order Management System (OMS) - Sistema de Gerenciamento de Ordens, em tradução livre - é um software bastante utilizado nas empresas para o gerenciamento dos pedidos recebidos. Seu uso mais comum é para grandes quantidades, no intuito de facilitar a organização. 
 
Além disso, o sistema também permite que haja conexão entre participantes do mercado financeiro. Isso ocorre especialmente sob o uso do protocolo FIX, para troca de mensagens relacionadas com a execução de ordens de ações, derivativos e até mesmo câmbio. Algo ideal se sua empresa for uma exportadora e, consequentemente, envolvida com as práticas do comércio internacional.
 
Em resumo, o sistema OMS é fundamental como aliado da empresa para proporcionar um atendimento de qualidade aos seus clientes. Ele é bastante comum em varejistas de médio e grande porte, mas também é encontrado em empresas menores.  Por mais que o valor gasto investindo em um software como esse varie, o custo médio para um modelo simples gira em torno de U$10 a U$500 (dólares) por mês. 
 

Como o Order Management System funciona? 

Depois de instalado, o OMS funciona rastreando as vendas e os pedidos feitos para a sua empresa em um ou mais canais de vendas, caracterizando-se como uma ferramenta omnichannel também. O software OMS é bastante útil para vendas em loja física, mas ainda mais para transações realizadas em e-commerce. 
 
No entanto, para que tudo ocorra perfeitamente e o investimento nessa tecnologia seja compensado, é preciso que os profissionais que trabalham na sua empresa entendam, em primeiro lugar, o que é prestar esse atendimento omnichannel (com ambos os canais de atendimento integrados, gerando dados para a mesma base). Somente assim será possível ter uma visão ampla do processo de venda.
 
A melhor alternativa é contratar profissionais especializados nesse tipo de estratégia ou oferecer a capacitação necessária para os membros atuais da sua equipe. Dessa forma, a tendência é que haja um ganho de produtividade e assertividade, reduzindo tempo e, consequentemente, melhorando as experiências dos clientes com a sua empresa.
 

Quais os benefícios do software OMS? 

Há uma série de benefícios e diferenciais que fazem o OMS estar em alta entre as empresas e ter um índice de satisfação bom. Separamos, abaixo, os principais motivos que contribuem para uma otimização do gerenciamento de pedidos usando esse sistema. Confira: 
 

1- Aumento na conversão de clientes 

Convenhamos, nenhum cliente quer ter a experiência de selecionar um pedido e, então, receber uma mensagem dizendo que ele se encontra fora de estoque. E como o OMS ajuda a evitar isso, especialmente dentro do ecommerce?
 
Simples: o software consegue determinar para os operadores do sistema quais produtos estão em falta no estoque e, assim, não correr o risco de colocar à vista produtos que não estão disponíveis no momento. Em uma estratégia omnichannel o resultado é ainda melhor, já que, por exemplo, se a compra for feita no site, o auxílio do software ajuda a determinar quando o produto estará disponível para retirada e em qual filial - ou matriz. 
 

2- Crescimento dos lucros com automação dos pedidos 

Este benefício é o que antecede o item anterior. O Order Management System permite que haja uma aumento na eficiência do gerenciamento, reduzindo o trabalho manual e diminuindo os erros humanos.
 
Problemas que antes levavam horas somente para serem detectados, podem ser resolvidos em questão de poucos minutos. Isso também contribui para que o foco da sua equipe se volte para outras demandas, como o desenvolvimento de novas estratégias para atender os hábitos do consumidor e fazer a empresa prosperar.
 

3- Mais conexão com o consumidor ao integrar com outros softwares 

O OMS pode ser integrado com outros softwares bastante utilizados para gestão das empresas, como o WMS e ERP. Assim, é possível ter uma visão completa sobre os processos e demais aspectos relacionados a cada um dos pedidos. 
 
Portanto, também se torna um sistema poderoso para a análise de comportamento dos clientes, tornando-se aliado da visibilidade oferecida em todos os canais de venda da empresa.   
 

4- Acerto nos argumentos de venda com o banco de dados unificado 

Todas as informações coletadas dos seus clientes são armazenadas com segurança em um mesmo banco de dados, em conformidade com o que exige a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Qualquer atividade realizada pelo consumidor desde que se tornou um de seus leads é guardada.
 
Esse tipo de métrica é fundamental para produzir estratégias de marketing assertivas dentro da empresa. Conhecendo bem o público com quem você quer conversar, fica mais fácil atingir seus objetivos. 
 

5- Facilidade para o setor financeiro 

Ter um software Order Management System também é benéfico na hora de fechar a conta do mês. Suas funcionalidades permitem que o setor financeiro saiba em primeira mão, sem precisar depender de respostas de inúmeros outros setores, quais são os valores a pagar e receber.
 
Outro ponto interessante é que no caso de devoluções, o OMS estabelece as regras para todos os setores sobre como proceder, começando no atendimento até chegar à última etapa, a de reembolso.
 

Gostou do nosso conteúdo? 

Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
 
Leia também:
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar