Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Você sabe o que é Outsourcing e como ele se aplica ao Setor Logístico? No Blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem explicamos tudo sobre o tema.
Umas das técnicas mais utilizadas hoje no mercado, e pode ser bastante positiva para as empresas, saiba tudo no blog da Bertolini
 
Na grande maioria das vezes, as empresas são compostas por um quadro funcional, que é organizado conforme a participação de cada colaborador. Ainda assim, há também a presença de alguns prestadores de serviços, como eletricistas e encanadores, por exemplo. Mas, em muitos casos, as companhias necessitam de parcerias estratégicas com outras, o que é conhecido como Outsourcing.
 
Hoje, manter alguns setores dentro das empresas acaba se tornando uma questão financeiramente cara. Em consequência disso, elas acabam fechando parcerias com outras, como no caso do Setor Logístico.
 
Dependendo do porte de uma companhia, é inviável contar com um local para armazenagem de produtos, dessa forma, acaba sendo feito o processo que conhecemos como Outsourcing.
 
 
Mas, você sabe o que é Outsourcing? Sabe como ele funciona? E, principalmente, como ele pode se aplicar no Setor Logístico?
 
Não?! Tudo bem, hoje no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem vamos lhe explicar tudo sobre este tema.
 
Seja bem-vindo(a) ao nosso blog e tenha uma ótima leitura!
 

O que é Outsourcing?

Você já deve ter percebido que essa palavra não vem do português. A origem de Outsourcing é do inglês e, se abrirmos ela, encontraremos outras duas out com o conceito de fora e source com a ideia de origem ou fonte. Dessa forma, podemos entender Outsourcing como Fonte de Fora, ou ainda Origem de Fora.
 
Na prática, Outsourcing é quando uma empresa contrata outra para a realização de serviços específicos. Esse é um segmento que tem crescido e muito nos últimos tempos, afinal, ele reduz custos dentro da companhia, e ainda existe a segurança de contratar com um parceiro especializado na área.
 
Sendo assim, Outsourcing são as terceirizações que uma empresa realiza, pois, determinada função acaba fugindo do seu escopo e atribuições de trabalho. 
 

Setores que mais se adaptam ao Outsourcing

Conforme falamos no início do artigo, são diversos os trabalhos desempenhados por profissionais que não têm vínculo de Carteira Assinada com as empresas, o que é também conhecido como Outsourcing.
 
Dessa forma, existem algumas áreas em que essa técnica mais acontece, são elas: Tecnologia da Informação (TI), Limpeza, Contabilidade, Setor Jurídico, e, principalmente, Setor Logístico, o qual é nosso foco neste artigo.
 

Como funciona o Outsourcing no Setor Logístico?

Agora que entendemos o que é o Outsourcing, podemos compreender melhor como essa técnica pode e deve funcionar dentro de um Setor Logístico.
 
Muitas empresas não tem recursos para manter um espaço destinado à armazenagem de produtos, ou também para fazer o processo logístico de coleta e entrega de mercadorias. Dessa forma, fazer uso do Outsourcing no Setor Logístico pode, e deve, ser uma das alternativas para que os empresários consigam melhores resultados.
 
 
Sendo assim, as empresas podem buscar outras que fazem apenas o serviço de armazenagem em pavilhões. Ou, ainda, optarem por um serviço completo, estabelecendo uma relação com uma companhia logística que faça tanto o serviço de guardar os bens, como de retirada e entrega dessas mercadorias nos locais necessários.
 

Vantagens do Outsourcing no Setor Logístico

Chegamos em um ponto muito importante do artigo: é hora de apresentarmos as principais vantagens de utilizar esta técnica dentro das empresas.
Confira nossa lista.
 

Redução de Custos

Em companhias de menor porte, a redução de custos pode ser um ponto muito importante, principalmente para evitar desperdícios. 
 
Como citamos em boa parte deste artigo, em muitos casos as companhias não tem como manter um Setor Logístico, dessa forma, a terceirização desses processos pode ser um ponto bastante positivo.
 

Aumento de Produtividade

Assim como a vantagem anterior, se tratando de empresas de menor porte, muitas vezes é comum que alguns colaboradores precisem exercer mais do que uma atividade. 
 
Sendo assim, o Outsourcing no Setor Logístico pode auxiliar também na melhoria da produtividade, uma vez que os trabalhadores poderão focar apenas em suas atividades principais.
 

Ter parceria com empresas especializadas

As parcerias entre empresas pode ser uma via de mão dupla, afinal, quando os trabalhos são bem feitos por ambos os lados, as indicações podem e devem acontecer para fortalecer ainda mais esse elo.
 
Pensando em uma loja física que está localizada no centro de uma cidade e em uma propriedade comercial pequena, sem espaço para estocar todos os seus produtos, dessa forma, ela pode buscar uma parceria com uma empresa de armazenagem. E, se o trabalho logístico e de proteção dos produtos for satisfatório, o gerente da loja pode acabar indicando para outros conhecidos.
 
É sempre importante pensar que as redes de contatos ainda são pontos fundamentais para melhor o dia a dia das empresas, as indicações ainda fazem parte dos negócios.
 
Gostou desse conteúdo? Continue navegando em nosso blog e descubra mais assuntos sobre o seu dia a dia!
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar