Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!Muito se fala nos processos logísticos e sua importância para a empresa. No entanto, a logística interna é tão importante quanto a externa: são os processos responsáveis pela automatização de todo o fluxo. Assim, integra os processos operacionais com sistemas de geração e armazenamento de dados.
O que é logística interna
Também conhecida como intralogística ou logística in house, a logística interna gerencia e integra todas as etapas envolvidas no manuseio de materiais. Seu objetivo é tornar os processos mais eficientes, com o uso correto dos materiais e a alocação dos equipamentos.
Suas principais vantagens são:
• Aproveitamento da mão de obra
• Redução de estoque
• Gestão dos recursos (financeiros e pessoas)
• Redução de processos desnecessários
• Melhora no atendimento ao cliente
É bem comum ficar em dúvida se a empresa está pronta ou não para um projeto intralogístico. Fazer um checklist ajuda na tomada de decisão e orienta sobre os próximos passos.
Leia também: Logística Inbound e Outbound: como isso impacta na administração dos processos?
Como medir a logística interna
Para a empresa avançar e continuar crescendo, é importante acompanhar os indicadores de desempenho. Isso inclui as métricas de logística interna, que revelam ao gestor se os processos estão sendo honrados ou o que precisa ser melhorado.
Por isso, é importante prestar atenção nos seguintes pontos:
Custos
Toda empresa tem seus custos — no entanto, o setor financeiro precisa se atentar para os números que fogem da média. Ou seja: acompanhar as principais fontes de saída de dinheiro e fazer uma comparação para saber se são os valores praticados no mercado.
Lembre-se de que a logística interna ajuda na redução dos custos ao cortar processos e etapas desnecessárias. Se isso não estiver acontecendo, pode ser indicativo que algo está errado.
Não deixe de conferir: O que é cross docking e como implementá-lo na sua empresa?
Produtividade
Outro ponto que a intralogística visa melhorar é a produtividade dos colaboradores. O primeiro passo é um mapeamento dos processos internos, etapa fundamental para a melhoria. Com tudo bem catalogado, o gestor pode aplicar boas práticas de logística interna para eliminar processos que não fazem sentido.
Isso impacta diretamente na produtividade dos colaboradores. Ao descartar etapas que não têm utilidade, os trabalhadores podem realizar suas tarefas de maneira mais ágil.
Movimentação de materiais
A movimentação de materiais também é um indicativo do sucesso ou fracasso da logística interna. Como vimos nos tópicos anteriores, um dos principais objetivos da intralogística é entender quais etapas fazem sentido ou não, melhorando a produtividade e a movimentação dos materiais.
Muitos processos físicos acabam colocando em risco o bem-estar dos insumos. Quanto maior for seu deslocamento, maiores são as chances de avarias ou perdas. Assim, é importante ficar de olho neste indicador.
Entender o que é logística interna e como medir o desempenho do setor é de extrema importância para a empresa. Este é um processo contínuo, pois sempre há melhorias a serem feitas para aumentar a produtividade e capacidade do seu negócio.
BAIXE O NOSSO INFOGRÁFICO CLICANDO AQUI: Conheça os princípios FIFO e LIFO
Você também pode gostar de:
Dia Nacional do Aço: como esse material impacta no dia a dia das empresas e das pessoas?
Transelevadores: que benefícios esses equipamentos oferecem para a sua operação
Reduza custos nos processos de armazenagem em sua empresa com os produtos certos!