Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Saiba mais sobre a logística de produção, conceito que abrange a gestão e a otimização dos seus processos de armazenagem.
Com a crescente competitividade da indústria, não basta coordenar e promover a eficiência das atividades internas da empresa. É preciso ir além e fazer com que cada atividade seja organizada de forma competitiva, para que o processo inteiro esteja à altura do mercado. 
 
É neste cenário que entra o conceito de logística de produção. Ele abrange a gestão e otimização dos processos de armazenagem, sendo um segmento da indústria automatizada. 
 
A seguir, você entende o que é logística de produção e como ela pode ser otimizada em prol dos seus resultados. 
 
O que é logística de produção?
Entendemos a logística de produção como o processo que disponibiliza uma oferta de produtos para o mercado. É um segmento da indústria automatizada que trata da gestão e controle dos materiais, mão-de-obra e informações no processo produtivo.
 
Ou seja: o que é fabricado e quando e onde os produtos são fabricados. Esse processo envolve diferentes profissionais, desde os responsáveis pela fabricação até os engenheiros de produção e os designers de produto.
 
A logística de produção pode ser dividida nas seguintes etapas:
 
• Padronização dos produtos: Itens produzidos em grande escala e com alto grau de uniformidade;
• Produtos sob medida: Desenvolvidos para um cliente específico, de acordo com suas necessidades e objetivos;
• Processos contínuos: Onde é necessária uma alta uniformidade na produção, com total interdependência entre produtos e processos produtivos;
• Processos em massa: Produção em alta escala e produtos muito padronizados;
• Processos em lote: Sistema produtivo relativamente flexível, visando atender diferentes pedidos dos clientes por demanda.
• Processos por projetos: Produto ou serviço com prazo específico para ser entregue. Quando tudo é entregue, a equipe se reorganiza para um novo projeto.
 
Como otimizar a logística de produção
Um dos principais objetivos da logística de produção é reduzir o lead time de fabricação — tempo total levado entre a geração de uma ordem de serviço até a conclusão do produto. Por isso, uma das formas de otimizar esse processo é aplicando a intralogística na sua empresa, pois assim é possível controlar todo o fluxo de armazenagem de materiais.
 
Além disso, é necessário ter um forte controle do estoque. A gestão estratégica desta etapa precisa ser capaz de equilibrar os dois tipos de demanda que mais afetam a logística de produção: a demanda dos clientes finais e a demanda da fábrica, que solicita ao armazém todas as matérias-primas necessárias para criar o produto final. 
 
Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre logística de produção. Os gestores de armazém e centros de distribuição precisam estar sempre atentos aos principais conceitos da área para levarem mais produtividade e otimização para os processos. 
 
 
Você também pode gostar de:
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar