Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Entender o que é Inteligência Emocional e como ela pode impactar no trabalho, principalmente no setor logístico é fundamental nos dias de hoje. Leia mais.
Ligada a forma como nos conhecemos e relacionamos, a Inteligência Emocional é muito observada por recrutadores atualmente
 
Cada vez mais a forma como nos relacionamos com os colegas de trabalho e com as lideranças dentro das organizações tem se tornado um diferencial, seja positivo ou negativo para nossas carreiras. E, quando estamos falando disso, queremos nos referir a Inteligência Emocional.
 
Certamente, muitas atitudes que você tem dentro do seu expediente de trabalho, e até mesmo fora dele, falam mais do que você sobre a sua Inteligência Emocional. 
 
Quando o assunto são os profissionais logísticos, essa pauta está em constante debate, afinal, é uma área que requer muita atenção e cuidados por parte dos colaboradores. Para atingir cargos de liderança, ou até mesmo para ter segurança nas atividades, é sempre importante ter conhecimento sobre si mesmo.
 
 
Dessa forma, hoje no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem vamos lhe apresentar o que é Inteligência Emocional e como ela pode impactar no desempenho dos profissionais do setor logístico.
 
Seja bem-vindo (a) ao nosso blog, e tenha uma ótima leitura!
 
O que é Inteligência Emocional?
Seja em uma reunião com o seu chefe, ou até mesmo no contato direto com clientes e até mesmo com os colegas de trabalho, a forma como você se relaciona e recebe as demandas repassadas diz muito sobre a sua Inteligência Emocional.
 
Para entendermos exatamente o que é Inteligência Emocional, é preciso buscar alguns estudos relacionados ao campo da Psicologia, afinal, estamos falando de nossos sentimentos e da forma como nos comportamos perante ao restante da sociedade.
 
Uma pessoa que consegue identificar e controlar os seus sentimentos e suas emoções, certamente possui uma Inteligência Emocional mais aguçada. Entretanto, cabe ressaltar que isso não é uma competição.
 
Esse termo não diz respeito ao conhecimento que temos sobre determinado assunto, mas sim sobre a forma como conhecemos a nós mesmos. Se desenvolver dessa forma pode ser uma porta de entrada para o sucesso profissional e, também, para realizações pessoais.
 
E, quando descobrimos exatamente o que é Inteligência Emocional, conseguimos entender muito mais sobre a forma como nos comportamos, prevenindo, assim, problemas e melhorando até mesmo a qualidade de vida.
 
Princípios da Inteligência Emocional
Daniel Goleman, um dos maiores estudiosos sobre este assunto, definiu a Inteligência Emocional como a forma em que nos conhecemos, motivamos e conseguimos gerenciar nossas emoções e sentimentos.
 
Foi ele, também, quem definiu os 5 princípios da Inteligência Emocional, são eles:
 
Autoconhecimento
O autoconhecimento é a forma como identificamos as nossas emoções e os sentimentos. Aqui, é muito importante saber exatamente o que nos faz bem ou não, e o que gostamos.
 
Controle sobre as Emoções
Muito alinhado com o autoconhecimento está o controle sobre as emoções. E, um ponto é saber o que gostamos, outro é saber lidar com situações desconfortáveis, mas ambas são necessárias para o amadurecimento.
 
Automotivação
É claro que receber um elogio sempre é bom para saber que as outras pessoas também estão vendo nossos trabalhos e atitudes, entretanto, a automotivação faz parte da Inteligência Emocional, e também diz muito sobre nossa resiliência, forma como damos a volta por cima em diversas situações.
 
Empatia
Não adianta de nada ter um ótimo conhecimento sobre nós mesmos, se não soubermos como lidar com os outros. A empatia, palavra que tem entrado em diversos debates nos últimos tempos, deve ser uma qualidade a ser desenvolvida.
 
Relacionamentos
A maneira como nos relacionamentos com os colegas de trabalho, com os chefes, e até mesmo amigos e familiares diz muito sobre nosso grau de Inteligência Emocional.
 
É impossível o desenvolvimento, seja pessoal ou profissional, sem ter relações humanos, dessa forma, esse é outro ponto que faz parte da Inteligência Emocional.
 
Qual a importância da Inteligência Emocional para o profissional logístico?
Falamos um pouco sobre a necessidade da Inteligência Emocional para um bom desenvolvimento profissional, porém, não explicamos qual a sua real importância, principalmente quando o assunto são os colaboradores do setor logístico.
 
Em uma pesquisa realizada pela Talent Smart, e divulgada pela Exame, mostrou que 90% do grupo de entrevistados que possuem melhores desempenhos profissionais têm uma maior Inteligência Emocional.
 
O setor logístico de uma empresa é um dos mais importantes para um bom funcionamento de todo o ecossistema da companhia. Ele é responsável tanto pela entrada como saída de mercadorias e bens de consumo.
 
 
Sendo assim, é necessário que os profissionais desta área estejam motivados para o trabalho e entendam, também, que suas funções podem impactar diretamente no bom funcionamento empresarial.
 
Para ficar mais clara a importância, vamos utilizar algumas situações. Imagine que uma mercadoria saiu errada da empresa, se o profissional que realizou a saída do pedido possui um autoconhecimento e também sabe sobre suas emoções, muito provavelmente ele lidará melhor com o problema e com a situação desconfortável.
 
Agora, por outro lado, um colaborador que tem muitos medos, ou até mesmo não aceita erros, a forma como ele receberá o problema será muito diferente, e, até mesmo, difícil de solucioná-lo.
 
Por isso, a Inteligência Emocional é algo muito procurado hoje por recrutadores. Afinal, investir em pessoas que se conhecem e sabem lidar com situações desafiadoras e com colegas e clientes é algo extremamente positivo.
 
A Bertolini Sistemas de Armazenagem preza pelo desenvolvimento dos colaboradores
A Bertolini Sistemas de Armazenagem mantém compromisso com o crescimento sustentável, com investimento constante em capacitação e em tecnologia de ponta, aliados à consciência ambiental e à responsabilidade social, condutas que a transformaram em empresa modelo dentro do seu setor de atuação.
 
 
Aqui, você encontra soluções em intralogística, gerando valor com inovação e competitividade, uma empresa referência no Brasil e na América Latina.
Tenha a tranquilidade de alinhar a sua marca com uma empresa que preza pelo desenvolvimento de todos, escolha a Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar