Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Entender exatamente o que é ESG e como ela pode ajudar as empresas do Setor Logístico é uma das principais pautas de hoje. No Blog da Bertolini você pode saber mais sobre o tema.
Agenda que compreende boas práticas pode melhorar a relação das empresas não somente com o meio ambiente, mas com a sociedade
 
Engana-se quem pensa que falar de sustentabilidade e cuidados com o ambiente nos dias de hoje dentro das empresas diz respeito apenas a natureza. Círculos positivos de lideranças e também impactos sociais possuem igual importância. Mas, para que tudo isso dê certo, é necessário entender o que é ESG e como essa agenda pode atingir diretamente no mercado de atuação de uma corporação.
 
Por exemplo, pensando em uma empresa do Setor Logístico, por lá, todos os dias milhares de mercadorias circulam, dessa forma, técnicas relacionadas a como manter profissionais confiáveis no quadro de funcionários, e também saber a sua importância para a sociedade é de extrema necessidade para os dias de hoje.
 
 
Presente em conversas do mundo corporativo desde o início do século XXI, a ESG vem a cada ano ganhando mais força, e mostrando que as empresas precisam se atualizar, afinal, hoje não é apenas o capital que importa, mas também a transparência e como elas se apresentam para a sociedade.
 
Hoje, no blog da Bertolini, vamos explicar o que é ESG e como ela pode impactar as atividades empresariais, principalmente quando o assunto é o Setor Logístico.
 
Seja bem-vindo (a) e tenha uma boa leitura!
 
Decifrando e entendendo o que é ESG
Quando abrimos a sigla ESG encontramos as seguintes palavras: Enviromental, Social and Governance. Se formos traduzir ao português: Ambiental, Social e Governança.
 
Apenas com as três palavras já podemos começar a entender sobre qual assunto a agenda fala e, também, um pouco sobre o que é ESG.
 
Um estudo realizado pela Grant Thornton ouviu cerca de 5 mil empresários de mais de 20 países, destes, quase 90% considerou importante investir em movimentos como a ESG para as empresas.
 
Manter a segurança dentro das empresas é algo extremamente importante: Sinalização de segurança: como implementá-la de acordo com as normas no seu armazém?
 
É um conjunto de práticas que as empresas devem seguir para tornarem-se empresas que prezam por um ambiente saudável, não somente com relação a natureza, mas, também, com o local em que ela está situada e também na forma em que os colaboradores se relacionam entre si, além claro dos clientes.
 
Se antigamente o que importava era apenas vender para conquistar um lucro, hoje a pauta é como vender, como entregar algo para um cliente que seja realmente positivo.
 
Entendendo um pouco mais sobre cada campo da ESG
Agora que passamos pelo tópico inicial, vamos entender um pouco mais sobre cada um dos pontos que a ESG aborda.
 
Afinal, essas boas práticas são importantes para estabelecer uma série de relações positivas com o planeta, com os colaboradores, com clientes e, também, melhorar a imagem da empresa perante a sociedade como um todo.
 
Ambiental
Quando estamos falando da questão ambiental relacionada a ESG, é tudo aquilo que a empresa faz para preservar o planeta. Ou seja, compreender quais os impactos que essa empresa causa no meio ambiente. 
Por exemplo, o cuidado com o desperdício de água, emissão de gases, gasto de energia e, também, a forma como resíduos são descartados.
 
Social
O lado social diz respeito principalmente com a forma pela qual a empresa se relaciona com os colaboradores e clientes. Em outras palavras, o legado que ela deixa em cada uma das pessoas que é responsável por alguma das etapas.
 
Bons exemplos são os esforços por parte da empresa para manter um time de funcionários confiáveis e uma carteira de clientes que condizem com a forma de atuação da companhia. Respeito aos direitos humanos e práticas de inclusão também fazendo parte de atitudes sociais da ESG.
 
Governança
O terceiro e último tópico diz respeito a governança, mas não estamos falando de esferas públicas do poder, mas, sim, das lideranças corporativas. Aqui, o principal foco é as lideranças manterem atitudes legais, ou seja, que estão dentro da lei. A transparência perante a contabilidade é um ponto de igual importância.
 
Assim como no campo social, na Governança também devem ser vistos espaços inclusivos e de diversidade dentro dos altos cargos de uma corporação, por exemplo.
 
Como a ESG pode impactar no Setor Logístico?
Uma vez que entendemos exatamente o que é ESG e como ela funciona na prática, é hora de dar um passo a mais na história e conhecer mais sobre como essa agenda pode impactar em empresas do Setor de Logística.
 
Voltando ao estuda Grant Thornton, mais de 90 dos entrevistados acreditam que investir em práticas como as da ESG pode ser um ponto para melhorar a imagem da empresa perante a sociedade.
 
Com isso, quando estamos falando de empresas que atuam com a logística, nos referimos também a quem tem um contato direto com consumidores, uma vez que mercadorias são armazenadas nessas empresas. Dessa forma, a confiança é um ponto de extrema importância, não somente na relação de empresa com empresa, mas também na relação desta com o consumidor.
 
 
Uma vez que a confiança está garantida, seja de um cliente final ou ainda de uma outra empresa para com a sua de logística, a fidelização destes será rápida. E, com isso, eles farão indicações sobre o seu trabalho, o que ajudará ainda mais a expandir sua atuação.
Implantar a ESG no Setor Logístico necessita de um conhecimento detalhado de cada função da empresa e que todos os processos estejam descritos. 
 
Ainda assim, é sempre importante investir em colaboradores de confiança e que tenham uma ótima relação com interpessoal.
 
Por fim, mas não menos importante, a ESG ajudará as empresas do Setor Logístico a diminuírem custos, uma vez que melhorará o descarte de produtos, e, também, com a presença de profissionais confiáveis, não haverá uma rotatividade de colaboradores.
 
Utilizar a ESG dentro do Setor Logístico é uma união de atitudes com o meio ambiente e, também com a sociedade, melhorando os cargos de liderança e tornando-se cada vez mais empáticos com o mundo em que vivemos.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar