Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Quem trabalha em um armazém ou centro de distribuição com certeza ouviu falar na intralogística.
Também conhecida como "logística in house", é o processo de estruturação interna com o uso da automação. O objetivo é simples: reduzir custos e garantir uma entrega mais eficiente. 
 
No entanto, ainda há a propagação de afirmações falsas sobre intralogística. Isso acontece por causa da falta de informação, pois apesar de ser um conceito muito importante, nem todo mundo sabe o que ele realmente significa. 
 
Pensando nisso, a Bertolini separou duas mentiras e duas verdades sobre a tecnologia na logística. Você sabe dizer o que é mito e o que é realidade?
 

A intralogística não reduz custos


Falso! 
 
De modo geral, a logística sempre foi uma área que demandou uma fatia considerável dos recursos da empresa. Com a aplicação da intralogística, é possível reduzir os custos e manter a saúde financeira da companhia no positivo. 
 
Isso acontece porque as técnicas implementadas melhoram o fluxo de trabalho e fazem com que os erros e gastos desnecessários fiquem mais evidentes. Assim, os gestores têm as informações necessárias para "cortar o mal pela raiz", eliminando o desperdício de recurso e tempo.


Ter o WMS ajuda na intralogística


Verdadeiro! 
 
As empresas já entenderam como a tecnologia de informação aplicada à logística pode trazer bons frutos. É o caso do Warehouse Management System (WMS), que possibilita o controle de todas as operações da fábrica. 
 
Esse acompanhamento é feito através de códigos de barras, dispositivos móveis e redes locais. O WMS entrega relatórios personalizados sobre diversos produtos e processos graças à coleta automática dos dados. 
 

A automação intralogística é cara


Falso!
 
Quem pensa que a automação na intralogística é um gasto já está a um passo atrás do resto do mercado. Ainda que o custo inicial pareça ser elevado, o Retorno sobre o Investimento (ROI) é rápido. 
 
Estudos apontam que os custos podem ser pagos em até cinco anos, enquanto o equipamento automatizado de armazém pode funcionar por muito mais tempo. Para garantir a durabilidade dos produtos da intralogística, o gestor precisa escolher seu fornecedor com muito cuidado. Qualidade baixa pode levar à paralisação, então certifique-se de que o seu picking, manuseio e outros sistemas sejam confiáveis. 


A intralogística engloba todos as etapas do processo logístico


Verdadeiro! 
 
A intralogística visa melhorar o fluxo de materiais dentro da empresa. Logo, precisa englobar todas as etapas do processo logístico, desde o recebimento do insumo até o transporte para o consumidor final. 
 
Lembre-se de que ambientes bagunçados atrapalham a produtividade e entrega dos colaboradores. A intralogística, se bem conduzida, controla todo o fluxo operacional e oferece melhores condições de trabalho. Assim, todo mundo sai ganhando!
 
Você já sabia quais fatos eram verdade e quais eram mitos sobre automação e intralogística? Então compartilhe esse artigo com seus colegas de atuação! A Bertolini visa fomentar a discussão sobre esse tema tão importante da indústria, e contamos com você para isso. 
 
 
Leia também:


 

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar