Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Virada de chave para alcançar diversos objetivos em uma empresa, o mapeamento logístico traz muitos benefícios às organizações.
Atualmente, as despesas das empresas do país com logística podem ser divididas em 60% para transporte e 40% para armazenagem, administração de pedidos e estoque. Os dados são da Associação Brasileira de Logística (Aslog).
 
Uma coisa é certa: a logística é fundamental para que soluções cheguem a milhões de pessoas diariamente. Do mesmo modo, as organizações almejam, continuamente, melhorar a produtividade, otimizar recursos e reduzir custos operacionais.
 
Para que objetivos como esses sejam alcançados, a virada de chave das empresas pode estar no mapeamento logístico. Neste artigo, você vai saber o que é, no que consiste e qual a importância do método. Boa leitura!


O que é mapeamento logístico?



O mapeamento logístico é uma ferramenta utilizada para acompanhar e compreender as etapas do processo logístico em uma empresa. Entre as suas principais missões, está a análise minuciosa de cada parte dos trabalhos. 
 
A verificação detalhada permite que a operação melhore os processos existentes e, se for o caso, aplique novas técnicas de trabalho. Um mapeamento logístico de qualidade deve: 
 
1. Mapear os processos atuais: a etapa inicial deve responder a perguntas como: “O que é feito?”, “Como é feito?” e “Por quem é feito?” Desse modo, é possível observar a quantidade de funcionários e equipamentos envolvidos e o tempo que uma determinada atividade exige para execução, por exemplo;

2. Desenhar os processos atuais: as informações devem ser agrupadas de modo lógico e sequencial, preferencialmente em fluxogramas. O desenho deve ser encaminhado aos gestores responsáveis por cada etapa do processo logístico; 

3. Identificar oportunidades de melhoria: um excelente mapeamento logístico deve apontar oportunidades de melhoria. Devidamente concluídos, os fluxogramas permitem uma análise completa do processo logístico, o que permite à equipe visualizar as melhorias pertinentes. Aí, entra em cena o redesenho dos processos. 
 

Importância do mapeamento logístico



Um bom mapeamento logístico otimiza recursos humanos e financeiros, dando uma visão em 360º do processo logístico quanto a tempo de execução de atividades, quantidade de funcionários e materiais envolvidos nas tarefas, entre outros. 

Ao mesmo tempo, permite que a empresa controle sistemas e melhore o fluxo de informações entre as equipes de trabalho. Ele também pontua quais são os entraves do processo logístico, facilita a busca por soluções e promove o espírito colaborativo entre os funcionários. 

Fazer o mapeamento logístico é apenas uma etapa em prol da organização do espaço. Confira os 5 passos para aprimorar os setores de estoque e armazenagem da sua empresa e tenha mais resultados!

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar