Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Analisar as entregas de fornecedores e parceiros logísticos está entre as principais funcionalidades, veja mais!
Todas as empresas precisam de métricas e conhecimentos técnicos de cada setor para que tudo dê certo, correto? Quando estamos falando de companhias que trabalham com produção, é muito importante o entendimento sobre logística inbound e outbound, principalmente para garantir melhores entregas.
Esse é um ponto bastante significativo, principalmente, pois envolve a relação direta entre empresas parceiras, afinal, para que um produto seja feito, é necessário que a matéria-prima chegue, e assim por diante em todo o processo de fabricação.
A logística inbound e também a logística outbound ganham importância na medida em que quando suas funções estão claras, podem garantir melhores entregas, e também uma tranquilidade a todos os envolvidos no processo.
Ficou curioso? Então, hoje no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem vamos falar mais sobre logística inbound e outbound.
Seja bem-vindo e tenha uma ótima leitura!
 
O que é logística inbound e outbound?
Nada melhor do que iniciar esse artigo com explicações técnicas e teóricas, para depois colocarmos tudo em prática, certo? Para entendermos melhor o que é logística inbound e logística outbound, é necessário fazer um rápido exercício de tradução de algumas palavras. 
Primeiro, inbound vem da palavra in, que tem como significado entrada, enquanto outbound, por sua vez, tem origem de out, que ao traduzir encontramos saída. 
Dessa forma, logística inbound é tudo aquilo que diz respeito às atividades que envolvem os deslocamentos de matérias-primas e bens para os processos de pré-produção e produção. Enquanto, logística outbound abrange as atividades relacionadas ao pós-produção.
Quer entender melhor? Que tal exemplos?!
Exemplo de logística inbound
Imagine que João possui uma fábrica de produção de cadernos e livros, para que ele possa fazer esses produtos, é necessário obter o papel como matéria-prima e alguns outros insumos, como o espiral.
O processo em que João solicita para o seu fornecedor toda a matéria-prima necessária, e acompanha até a chegada para a produção, está dentro do que chamamos de logística inbound.
Exemplo de logística outbound
Agora que João finalizou toda a sua produção de cadernos e livros, ele precisa enviar para os seus compradores, ou seja, seus clientes, nesse caso as papelarias e lojas que vendem materiais de escritório e escolares.
O processo em que João envia para o seu cliente o produto final, está dentro do que chamamos de logística outbound.
 
Principais diferenças entre logística inbound e outbound
Agora que entendemos melhor que é logística inbound e outbound, e ainda colocamos dois exemplos de como esses processos aparecem dentro das empresas, é hora de compreender as principais diferenças entre esses dois termos.
Separamos algumas informações que podem ser importantes para você. Acompanhe!
Logística Inbound X Logística Outbound: principais diferenças!
Logística Inbound:
- Encontrar bons fornecedores;
- Administrar a entrada de matéria-prima para produção;
- Cuidar do estoque e identificar o momento certo de novos pedidos;
- Realizar auditorias internas.
Logística Outbound:
- Entregar os produtos aos centros de distribuição ou clientes finais;
- Analisar as melhores rotas para entrega;
- Monitorar as entregas diretamente com clientes e parceiros;
- Encontrar os melhores parceiros logísticos para as entregas.
 
Gostou deste comparativo que apresentamos sobre as principais diferenças e funcionalidades da logística inbound e outbound? Que tal agora saber qual o impacto delas na sua empresa?
 
E como a logística inbound e outbound impacta no processo de uma empresa?
Dentro de um setor logístico, é muito importante que tudo esteja alinhado, até mesmo com outras áreas da empresa, para que o sucesso da companhia seja alcançado. Quando estamos falando de logística inbound e logística outbound, o assunto não é diferente. Esses dois processos precisam caminhar de mãos dadas.
E, como eles impactam diretamente no processo de uma empresa?
Importância e impacto da logística inbound
Imagine que a fábrica de João, que comentamos anteriormente, fique sem o espiral para fazer o acabamento dos cadernos? O que você acha que pode acontecer? Aqui, já apresentamos um dos pontos de importância da logística inbound, a gestão de estoque.
Além disso, a redução de custos ao ter que encontrar fornecedores de última hora e também o aumento da produtividade também fazem parte dos impactos desse processo.
E, isso também afetará a logística outbound, afinal, com matéria-prima em dia e produção entrega, os prazos serão cumpridos e os clientes estarão satisfeitos com suas entregas.
Importância e impacto da logística outbound
Ao finalizarmos o tópico anterior, já deixamos em evidência um grande impacto que a união entre logística inbound e logística outbound podem ter ao serem alinhadas: a satisfação do cliente.
Quando falamos somente da outbound, seu impacto positivo dentro da empresa também aparece no estudo de melhores rotas e monitoramento de entregas, uma vez que para garantir os prazos, é preciso identificar diversas situações e possibilidades de melhoria.
A redução de custos também é algo muito bem observado quando o assunto é logística outbound, ainda mais que a otimização de um transporte, por exemplo, ao utilizar toda a capacidade dele, garante um melhor custo x benefício à operação.
Por mais que a logística inbound fale sobre o pré-produção e a logística outbound sobre o pós-produção, é impossível deixá-las separadas, ainda mais com tudo o que apresentamos neste artigo. Para melhorar ainda mais seus processos, faça uso da automatização do seu setor logístico e garanta inúmeros benefícios.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar