Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Fazer a gestão de fornecedores significa transformar a parceria em diferenciais competitivos, em especial quando há falta de matéria-prima.
Diversas indústrias estão sofrendo com a falta de matéria-prima. Uma pesquisa feita pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) analisou o impacto de seis meses da pandemia da COVID-19 no mercado. O resultado foi que 47% das empresas estão com dificuldades para conseguir insumos, matérias-primas e mercadorias. Além disso, 63% delas estão com estoque baixo — o que aumenta o preço desses insumos.
Apesar do estudo ter sido feito na grande São Paulo, ele revela uma tendência do país inteiro. Nessas horas, ter uma boa gestão de fornecedores é essencial para superar os desafios diante da falta de matéria-prima.
O que é gestão de fornecedores
Gestão de fornecedores engloba todas as atividades que sua empresa terá com esses parceiros. Ela começa desde a escolha, passando pela avaliação periódica dos resultados, gestão de crises, processos de renovação de contrato, entre outros.
É importante destacar a importância dessas empresas para o seu negócio. Eles são parceiros estratégicos que vão desenvolver soluções coerentes com as suas necessidades. Dessa forma, ajudam a reduzir os custos e aumentar o valor agregado dos produtos.
Desafios da gestão de fornecedores diante da falta de matéria-prima
A discussão sobre boas práticas de gestão de fornecedores não é de hoje, mas se intensifica em momentos de crise. Quando há falta de matéria-prima ou aumento inesperado dos insumos, por exemplo, ter um bom relacionamento pode ser o grande diferencial na hora de fazer as contas.
No entanto, há uma série de desafios a serem superados. A seguir, listamos alguns deles e trouxemos dicas do que fazer diante dessas situações:
Falhas de comunicação
Em casos de crise, como você entra em contato com o parceiro? Se não há um canal de comunicação direto, fazer a gestão de fornecedores fica bem mais complicado.
Contornar esse desafio é bem simples: utilize e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas ou uma simples ligação. Do contrário, resolver questões emergenciais vai demorar bem mais do que o necessário, prejudicando a produção da sua empresa.
Falta de contrato corporativo
Esse é um erro muito comum na gestão de fornecedores. Segundo a Associação Internacional de Gerenciamento Comercial e de Contratos (IACCM), os empreendedores perdem cerca de 9,2% da receita todos os anos por causa do mau gerenciamento de contratos, falta de supervisão e falta de visibilidade.
Lembre-se de que não existe negócio isento de riscos, e se algo fora do previsto acontecer, é necessário ter um documento que respalde ambas as partes e direcione sobre as melhores práticas. Converse com seu departamento jurídico e inclua cláusulas referentes à falta de matéria-prima no contrato corporativo.
Armazenagem incorreta
Se os insumos estão demorando a chegar, é preciso cuidar bem daqueles que já estão na sua empresa. Senão, corre-se o risco de agravar o problema.
Por isso é muito importante ter boas soluções de armazenagem. Desde a recepção até o envio, os operadores precisam ter controle e cuidado com os insumos, fazendo uma boa armazenagem dos mesmos. Cada produto tem suas próprias especificações e, se guardados de maneira incorreta, podem estragar ou serem danificados.
Fazer uma boa gestão de fornecedores não serve apenas para os momentos de crise. Se esse relacionamento não for tratado com seriedade, é bem possível que sua empresa não tenha estruturas de qualidade para guardar os materiais e atrase as entregas.
Se você está em busca de bons fornecedores de armazenagem, não precisa mais procurar. A Bertolini é referência em seu segmento na América do Sul e sua missão é fornecer soluções em intralogística, gerando valor com inovação e competitividade. Conheça melhor a empresa e os nossos produtos agora!
Não deixe de conferir:
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
Os desafios logísticos das dark stores
2022-02-14
Internet das Coisas na logística: conheça empresas mundo afora que já são referência
2020-11-23
Você sabe como se manter em constante atualização no segmento da logística? Descubra agora!
2021-03-01
Sistema de estocagem: tipo de armazenagem estratégica
2023-02-13