Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
A gestão à vista na logística garante um setor mais eficiente e pronto para resolver rapidamente as demandas. Entenda agora mesmo mais sobre essa forma de gerir.
Garantia de transparência e eficiência são pontos fundamentais para melhorar o andamento dos processos logísticos
 
Dentro de uma empresa, a transparência entre gestores e colaboradores é um dos pontos fundamentais para o bom andamento da companhia. Uma atividade pode ser bem importante para melhorar essa comunicação: a gestão à vista.
 
A gestão à vista pode ser aplicada em diversos setores, sendo bastante comum seu uso na logística, principalmente para que todos os funcionários tenham o conhecimento de como o seu trabalho está fluindo e também sobre o andamento da empresa como um todo.
 
Sua empresa aplica as técnicas da gestão à vista? Não?! Então, esse artigo é para você!
 
Hoje, no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem, vamos explicar o que é e qual o impacto da gestão à vista na logística.
 
Seja bem-vindo (a) e tenha uma ótima leitura!
 

O que é gestão à vista?

Foi-se o tempo em que apenas os gerentes, diretores e cargos mais altos dentro de uma empresa precisavam saber as métricas e os retornos que uma
empresa dá. Hoje, é fundamental que todos os colaboradores tenham conhecimento de como a companhia está caminhando.
 
E, esse repasse de informações é justamente o que está na base da gestão à vista. Para que todas essas informações cheguem aos funcionários, você pode escolher entre alguns modelos, como as tabelas, imagens, gráficos, checklist, sempre prezando por materiais visuais.
 
 
A gestão à vista não se trata de relatórios de desempenho, em que todas as funções e também o que foi entregue é apresentado, e sim sobre representações de forma prática e visual para facilitar o entendimento de todos.
 

4 dicas para criar um modelo de gestão à vista na logística

O uso da gestão à vista requer bastante atenção aos detalhes, bem como entendimento do que deve ser prioridade ou não.
 
Veja agora quatro dicas que separamos de como criar um modelo de gestão à vista na logística.
 

Dica um: Saiba o que deve ser apresentado

O primeiro passo é identificar o que realmente é relevante e importante para ser repassado ao time. Assim, você garantirá um fácil entendimento e também mostrará a importância de os colaboradores estarem engajados e acompanharem essas atividades.
 

Dica dois: Tenha metas claras

Elaborar e atualizar as metas constantemente faz parte da gestão à vista. Sobretudo, se elas forem repassadas diretamente para os colaboradores, com a finalidade de melhorar o andamento da empresa e do setor logístico como um todo. 
 
 
Um bom exemplo é estipular um número X de pedidos que devem ser faturados e enviados diariamente, ao perceber que ele pode ser aumentado, faço os cálculos e informe rapidamente o setor, garantindo transparência e eficiência.
 

Dica três: Invista em treinamentos

Qualificar a equipe de trabalho é um ponto fundamental para o bom andamento do setor logístico, e também para garantir uma gestão à vista eficiente. Afinal, de nada adiantará você divulgar os resultados da empresa se eles não estiverem aptos para resolver os problemas.
 
Os treinamentos da equipe de trabalho devem ser constantes, a fim de garantir os melhores resultados e tornar a comunicação mais eficiente.
 

Dica quatro: Escolha uma forma de divulgação

Após fazer todos os levantamentos, definir metas e também começar a investir nos treinamentos, é hora de escolher uma forma de divulgação para garantir uma comunicação eficiente.
 
Algumas empresas optam pelo quadro mural, outras por envios diários de e-mails aos colaboradores com a finalidade de informar o andamento. Em alguns casos, a escolha é por monitores que fazem a atualização constante das metas.
 

Qual o impacto da gestão à vista na logística?

No tópico anterior, falamos sobre definição de metas e também do entendimento do que deve ou não ser repassado e, esses dois pontos são fundamentais para garantir uma maior eficiência ao setor logístico por meio da gestão a vista.
 
Agora você pode estar se perguntando: E, quais são os principais ganhos que a minha empresa terá?
 
- Melhorar a visão do andamento dos processos logísticos;
- Garantir uma maior eficiência nas entregas;
- Obter uma comunicação assertiva e completa com o time logístico;
- Entender onde pode melhorar e investir mais;
- Agilizar as respostas e tomada de decisões.
 
 
Esses, são cinco dos inúmeros ganhos que o setor logístico da sua empresa terá com a aplicação da gestão à vista, e é claro que tudo isso refletirá na companhia como um todo, afinal, todos os setores se integram para garantir a qualidade nas entregas.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar