Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Um projeto ideal para empresas focadas em armazenagem de cargas não paletizadas.

O que é o Sistema de Estanteria?


Estanterias são sistemas dimensionados para o armazenamento e picking de produtos com cargas menores, geralmente não paletizadas, ideal para pequenos itens que podem ser armazenados em caixas de papelão ou apenas colocados sobre as prateleiras. Tornando-se de grande importância para empresas que operam com o armazenamento de mercadorias pequenas.
 
Além disso, este sistema é considerado uma excelente solução para manter a armazenagem de uma empresa muito bem organizada, garantindo como principal vantagem para este tipo de armazenamento a flexibilização na utilização para os processos de estocagem. Assim, possibilitando maior agilidade nas operações e a distribuição correta dos itens conforme sua utilização.
 

Qual a sua forma de operação? 



A operação neste tipo de sistema é feita de forma manual, onde o operador anda por corredores fazendo a “coleta” dos itens necessários para a formação de um pedido.
 
O sistema permite automação quando combinado com um sistema de esteiras automatizadas, entretanto, algumas empresas armazenam itens dos mais diversos tipos e tamanhos, e muitos destes produtos não podem ser organizados em paletes ou outras soluções de armazenagem. Dessa maneira, o sistema de Estanteria se apresenta como excelente solução para itens menores e em maior quantidade.
 
Com a utilização deste sistema, ainda é possível substituir produtos obsoletos e tornar as atividades mais eficientes, melhorando o controle e tornando a logística mais rápida.




O sistema de Estanteria é um recurso que permite aproveitar melhor o espaço disponível no armazém, evitando a transferência para ambientes maiores e a empresa ainda pode utilizar mezaninos para melhor utilização do espaço.

 
Para a construção da estrutura do Sistema de Estanteria são utilizados:



- Montantes;
- Longarinas;
- Planos;
- Pisos: podem ser metálicos ou painéis wall;
- Divisores: são auxiliadores na classificação de itens armazenados;
- Fechamento de fundo e lateral: tem a função de proteger e isolar os itens.




Onde este sistema tem sua aplicação?


Este tipo de sistema é muito utilizado em indústrias, ou distribuidores que armazenam itens avulsos ou pequenos, como em almoxarifados, loja de autopeças, lojas com pequenos itens em geral.
 
Já em relação a estrutura para a aplicação deste sistema, é possível de ser instalado em mais de um andar, formando passarelas com piso elevado com escadas que interligam os andares, permitindo uma melhor utilização do espaço disponível.
Ou seja, ao trabalhar com o sistema de Estanteria dentro do armazém de uma empresa, é possível manter os itens devidamente distribuídos, com melhores identificações sobre quando precisaram ser repostos, principalmente quando a empresa é de menor porte e não mantém um sistema de gestão de estoques.

 
Conheça as vantagens que este sistema promove


Este é um sistema de fácil utilização que permite o armazenamento de peças pequenas de forma organizada e de fácil acesso, reduzindo o tempo de processamento dos pedidos.
 
Afinal, a otimização do tempo é essencial no dia a dia, já que atrasos indevidos podem ocasionar em prejuízos para o processo industrial. Assim, este sistema oferece maior eficiência para o sistema logístico.
 
Além destes, conheça outras principais vantagens que a utilização deste sistema oferece:


Excelente utilização de área


Tratando-se do sistema Estanteria, este pode ser utilizado em todo o espaço do armazém, agregando assim, financeiramente nos processos logísticos. Com sua estrutura prática e eficiente, comporta materiais dos mais diversos tamanhos, o que ajuda na otimização do espaço e garante maior estabilidade à estrutura de armazenamento.
 

Maior rotatividade



A Estanteria oferece maior rotatividade para a recepção e entrega dos itens de forma mais organizada, gerando um processo mais rápido.
 

Agilidade nos processos


Sua operação oferece o sistema de picking manual e atuação sem a necessidade de equipamentos, o que proporciona agilidade nos processos de empresas que adotam o sistema de Estanteria.


Flexibilização nos processos



Como principal vantagem, a flexibilização nos processos de armazenagem, oferece a estocagem de itens pequenos, todos sobre uma superfície contínua, sem necessidade de acessórios utilitários, como caixas e paletes.
 


Estrutura customizada


O Sistema de Estanteria é projetada de acordo com as necessidades da própria empresa. Portanto, havendo necessidade de alterações no armazém, ela poderá ser adaptada facilmente, podendo reduzir, reutilizar ou ampliar a sua estrutura.
 

Sistema Estanteria Bertolini


Afim de oferecer ao mercado ferramentas de excelente qualidade e real benefício, a Bertolini Sistemas de Armazenagem utiliza do conhecimento técnico para desenvolver este sistema e sanar as necessidades de empresas que operam com armazenagem de mercadorias. Fornecendo este sistema aos mais delicados processos logísticos de uma empresa.
 
Desenvolvendo este projeto de acordo com a necessidade de cada empresa, dispões de características especiais, que ofereçam resistência e segurança aos funcionários e a empresa.



Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar