Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!

Você já deve ter ouvido que o planejamento é a chave do sucesso. Quando bem feito, ele pode ajudar no crescimento de uma empresa. Em contrapartida, quando executado de qualquer forma, pode causar grandes problemas. Entre eles, o excesso de estoque.
 
Um erro bastante comum que algumas empresas cometem é estocar mais produtos do que necessitam. E isso pode acontecer por vários motivos, ao mesmo tempo que a comunicação entre o setor de compras e vendas pode ser uma das chaves para resolver os problemas de excesso de estoque.
 
Você sabe como o excesso de estoque pode prejudicar o dia a dia de uma empresa? E, principalmente, como evitá-lo?
 
Então, hoje, no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem vamos lhe explicar tudo sobre esse tema. Boa leitura!


O que é excesso de estoque?



Antes de mais nada, precisamos entender o que é o excesso de estoque e como ele é caracterizado atualmente dentro das empresas. O conceito é caracterizado por um armazenamento maior do que a demanda. 

Por exemplo, se uma empresa possui um giro de produtos baixo por mês, não adianta de nada ela ter um estoque extremamente lotado. Isso significa mau planejamento e traz perda financeira muito grande para a empresa.
 

O que pode gerar o excesso de estoque?



Agora que entendemos o que é o excesso de estoque, vamos mostrar o que pode causar este problema. 
 

Falta de Comunicação



Para que uma empresa consiga caminhar para frente, é necessário que todos os setores estejam alinhados entre si. Por exemplo, se o setor de compras não sabe como é o giro de vendas, acabará comprando mais do que deveria. Isso gera problemas para os vendedores, que terão metas irreais, e para a logística, que não terá como armazenar tudo.
 

Metas mal estipuladas



As metas são muito importantes para que a empresa alcance os objetivos esperados. O setor responsável pelos planejamentos estratégicos precisa ter todas as metas traçadas e repassá-las para toda a equipe. Sendo assim, a comunicação torna-se ainda mais importante no processo como um todo.
 

Inventários mal sucedidos


Quando estamos falando de empresas que precisam controlar os seus estoques, o inventário deve ser feito periodicamente, afinal, ele poderá evitar o excesso de mercadorias dentro do armazém.
 
Essa é uma tarefa do setor logístico, mas que deve ser repassada tanto para os vendedores, para saberem como esvaziar e vender os produtos, como para os compradores não adquirirem produtos em excesso.
 


Baixa saída de produtos



Se estamos falando de uma companhia que possui diversos lançamentos de produtos, a baixa rotatividade dentro do estoque pode ser um dos causadores do excesso de mercadorias.
 
Para isso, é necessário voltar ao tópico sobre comunicação e metas e pensar estrategicamente em qual será o momento certo de lançar novos produtos. Afinal, os produtos precisam sair na mesma velocidade em que outros entram, para evitar perdas maiores.
 

Problemas causados pelo excesso de estoque



Caminhando a frente, chegamos em um tópico que pode assustar muitos empresários: os problemas causados pelo excesso de estoque.
  
Não importa qual o porte da empresa, nenhum gestor quer ter perdas financeiras. Quando estamos falando em excesso de estoque, estamos comentando sobre produtos parados, e que acabam não gerando um fluxo correto de caixa.
 
Dependendo de qual for o produto estocado, se ficar por muito tempo parado ele pode acabar entrando em estado de deterioração. Ou pior, acabar passando do prazo de validade.
 
Esse é um problema bastante comum em produtos que podem sofrer com variações de temperatura. Isso engloba não só os alimentos, mas diversos produtos do setor farmacêutico. 


5 passos para evitar o excesso de estoques



Agora que entendemos melhor o que pode causar o excesso de estoque e também os problemas em armazenar mais do que vender, vamos apresentar 5 passos para melhorar o processo. Acompanhe nossa lista!
 

1º passo: Tenha processos claros


Colaboradores que não sabem quais são as suas atividades principais podem acabar sobrecarregados e não entregando o que realmente precisam. Mas, na verdade, isso deve partir dos altos cargos das companhias.
 
Dessa forma, a primeira atividade a ser feita é o mapeamento de processos internos dentro da empresa. E, posteriormente, passar para cada funcionário e mostrar a importância de sua atividade para o processo como um todo.
 

2º passo: Planeje suas compras



Essa é uma tarefa para o responsável pelo setor, mas, também, de todos os envolvidos em momentos estratégicos. Uma integração entre vendas, compras e logística beneficiará a empresa como um todo. Investir em treinamentos que auxiliem os colaboradores a se tornarem mais comunicativos pode auxiliar no processo.


3º passo: Realize inventários



No passo anterior falamos sobre a integração entre os setores de vendas, compras e logística. O terceiro passo é um complemento, que é a realização de inventários. A periodicidade varia de acordo com o tipo da empresa, mas não deve ultrapassar de uma vez por mês. 
 
Saber exatamente qual é o estoque da empresa pode ser uma das chaves para o sucesso e evitar excessos na armazenagem.
 

4º passo: Entenda do seu negócio



Parece claro que todas as empresas precisam entender sobre o seu ramo de atuação para ter sucesso. Quando estamos falando em excesso de estoque, esse tópico se torna ainda mais importante à medida que haverá períodos em que as mercadorias sairão de uma forma mais fácil do que em outros momentos.
 


5º: Automatize o seu setor logístico



A automatização do setor logístico hoje é fundamental para o sucesso. Ter controle de uma forma clara e por meio de um armazém organizado ajudará e muito no processo.
 
Presente no mercado desde o ano de 1984, a Bertolini Sistemas de Armazenagem fornece soluções em intralogística, gerando valor com inovação e competitividade. Unindo qualidade, tecnologia e confiança a empresa ultrapassou as linhas que demarcam o território nacional e já se tornou uma referência na América Latina. 

Desenvolvendo sistemas para estocagem e movimentação de materiais modernos e inovadores para vários para os mais variados nichos de mercado e tipos de estoques e Centros de Distribuição. 

Quer saber como podemos trazer mais resultados para a sua empresa? Confira nosso guia de estocagem e expedição de mercadorias, com dicas de como tornar esses processos mais eficientes.

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar