Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
O Tempo do Ciclo do Pedido é um ponto crucial para entender se os seus processos logísticos estão caminhando para o lado certo.
Assim como em todos os setores, os Indicadores Chaves de Performance (KPIs – Key Performance Indicators) são pontos fundamentais para o bom desempenho das empresas no setor de logística. E a fórmula Order Cycle Time (Tempo de Ciclo do Pedido) tem entrado constantemente nos debates dos líderes e responsáveis por esta área.
Esses KPIs, quando bem estruturados e mensurados, ganham importância pois garantem uma maior fluidez nos serviços, garantindo uma melhoria nas entregas, por exemplo.
É claro que a logística tem um papel extremamente importante dentro das companhias, por isso, o Tempo do Ciclo do Pedido se justifica.
Se você ficou curioso sobre esse tema, hoje, no blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem, vamos lhe explicar o que são KPIs e também os motivos que levam o Order Cycle Time ser um dos mais importantes atualmente.
Seja bem-vindo(a) e tenha uma ótima leitura!
 
O que são KPIs e qual sua importância na logística?
A sigla KPI vem do inglês e significa Key Performance Indicator. Eles podem ser utilizados em diversos setores da economia, e para as mais variadas funcionalidades.
E, antes de adentrarmos sobre o tema, aqui vão alguns novos questionamentos: Você já se perguntou se sua empresa está no caminho certo? Se ela está batendo as metas e entregando tudo o que pode? Se existem pontos sobrecarregados e outros sem serviços?
Se você tem dúvidas, aqui já apresentamos a importância dos Indicadores Chaves de Performance (KPIs) dentro do setor logístico. Os KPIs podem ser percebidos como a fonte que revela se a empresa está na direção que pretende. Eles apresentam índices, respostas, metas e muito mais
Um bom exemplo, é o Índice de Rotatividade, em que você pode calcular o tempo de permanência dos funcionários dentro de sua empresa. Com a resposta em mãos, você consegue acessar possíveis soluções para melhoria na entrega de produtos aos clientes ou até mesmo potencializar qualidades internas. 
E, claro, o Order Cycle Time também vai impactar nos seus resultados. Vamos entender um pouco mais sobre isso?
 
Afinal, o que é esse Tempo do Ciclo do Pedido?
O Tempo do Ciclo do Pedido tem sido um dos KPIs mais debatidos, ele mostra a sua importância na medida em que o andamento do setor, dentro de uma empresa, poderá ser mensurado com ele.
Order Cycle Time nada mais é do que uma fórmula que calcula: o tempo em que leva do momento em que um pedido chega, até o momento em que ele é entregue para o cliente. E, como estamos falando de logística, quanto menor for esse tempo, melhor será.
Só que, dentro desse processo, existem diversos fatores que podem acabar influenciando em uma resposta positiva ou negativa, como:
Recebimento do pedido
O recebimento do pedido por parte de um setor de vendas é um dos primeiros pontos do Tempo do Ciclo do Pedido. Assim como o tempo que o responsável por esta área leva para encaminhar à logística.
Processamento
Em segundo lugar está o processamento deste pedido por parte da logística. Aqui, conta do momento em que ele chega ao setor até o instante em que ele passa para a expedição.
Expedição
Após a separação, este produto passará pelo processo de faturamento da nota fiscal e também pelo momento em que o responsável acionará a empresa ou profissional responsável pelo transporte.
Coleta e entrega
Uma vez que o material é coletado, ele chega ao momento decisivo de ser entregue para o cliente final. Essa é uma das etapas mais importantes do Tempo do Ciclo do Pedido, afinal, problemas externos como o trânsito podem acabar influenciando diretamente.
 
Como é calculada a fórmula Order Cycle Time?
Assim como toda fórmula, a Order Cycle Time tem um padrão que deve ser seguido para chegar à resposta. Mas não precisa se preocupar, não estamos falando de fazer grandes contas, por sinal, ela é bem simples.
Para chegar ao seu número de Tempo do Ciclo do Pedido, você precisa pegar a data em que este pedido entrou na empresa e subtrair pela data em que ele foi entregue na casa do cliente.
Exemplo: O pedido chegou no dia 10 e foi entregue no dia 25, logo, o Order Cycle Time será 15. E, lembre-se, quanto menor, melhor.
 
Por que é tão importante utilizar a fórmula Order Cycle Time?
No primeiro tópico deste artigo explicamos a importância que os KPIs podem ter para o setor logístico, e logo na sequência apresentamos a fórmula Order Cycle Time. E qual a real importância dela para o setor?
Ao saber exatamente quanto tempo você gasta para entregar um pedido em uma determinada região, você garantirá um processo mais transparente com os seus clientes. E isso é muito importante para fidelizá-los.
É comum que muitas empresas coloquem um prazo de entrega maior ou menor no momento em que realizam uma venda. Das duas maneiras isso está errado.
Ao colocar um prazo maior, você pode afastar um cliente e fazer com que ele deixe de comprar de você. E colocando uma data menor, e que poderá não ser cumprida, estará iludindo o consumidor.
Assim, será possível verificar se você deve aumentar ou baixar o tempo que promete as entregas.
E tudo isso resultará em um entendimento melhor do setor logístico dentro de sua empresa. Com isso você poderá garantir melhores prazos, ou até mesmo melhorar as questões estruturais.
Em outras palavras, fazer uso de KPIs como a fórmula Order Cycle Time trará uma liberdade ao gestor, o que garante uma maior tranquilidade e assertividade nas tomadas de decisões.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar