Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Muitas pessoas ainda não sabem, mas a logística é uma das principais áreas de qualquer empresa. Portanto, toda otimização aplicada a ela pode gerar grandes impactos. Diante disso, filosofias como a Logística Lean aparecem e ganham cada vez mais força.
A Logística Lean, que traduzindo significa Logística Enxuta, tem como objetivo identificar atividades que agregam valor e eliminar os desperdícios de processos.
 
O mercado está sofrendo grandes transformações. Praticamente todos os segmentos estão sentindo mudanças diversas. Na logística, existem cada vez mais novas tecnologias e filosofias que surgem a fim de colaborar com os processos dentro de empresas e seus armazéns.
 
Muitas pessoas ainda não sabem, mas a logística é uma das principais áreas de qualquer empresa. Portanto, toda otimização aplicada a ela pode gerar grandes impactos. Diante disso, filosofias como a Logística Lean aparecem e ganham cada vez mais força.
 
Mas você sabe o que é a Logística Lean?
 
A Logística Lean faz parte do modelo de gestão “Lean”. Isto é, ser enxuta. Desta forma, tem como principais objetivos identificar atividades que agregam valor e eliminar os desperdícios do processo.
 
A logística é desenvolvida a partir de uma série de processos e essa filosofia tem como característica buscar pela eficiência em todas essas etapas. Ela está no recebimento de mercadorias, na armazenagem, na expedição e no transporte, por exemplo.
  
O fundamental é mapear cada um desses setores, analisar onde estão possíveis gargalos, aplicar mudanças para aumentar a eficiência e mensurar o resultado deles. Para ficar mais fácil de visualizar como funciona na prática, estamos rodando um ciclo PDCA, isto é, planejar, fazer, verificar e agir, sempre com foco na eliminação de desperdícios.
 
Vale mencionar que, como é um ciclo de PDCA, esse é um processo de melhoria contínua. Ou seja, é preciso verificar constantemente quais são as oportunidades de melhoria na área logística da empresa.
 
Para você colocar em prática a Logística Lean, é necessário antes de tudo, conhecer os 3 pilares fundamentais existentes nela, que sustentam todo o seu desenvolvimento. A partir disso, basta colocar em prática.
 
Pilares fundamentais da Logística Lean
 
Estoque reduzido: com ter um grande volume de estoque parado acarreta custos, a ideia principal é ter no armazém apenas o que será utilizado. É aí que entra a metodologia do Just in Time, sistema que agrega na administração da produção determinando o que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. 
 
Sincronia nos processos: como falamos em ter somente o essencial dentro do armazém, este estoque menor precisa ser eficiente. Desta forma, é preciso que todas as partes da cadeia de suprimentos estejam em sincronia. Atualmente, existem softwares para interligar essas áreas e garantir esse alinhamento - essencial para evitar gargalos.
 
Otimização de processos: os processos logísticos de inbound e outbound precisam ser melhorados constantemente para reduzir desperdícios desnecessários e maximizar lucros. Você pode mapear e revisar cada processo para entender quais pontos podem ser aprimorados.
 
A logística inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado.
 
Colocar todas essas ideias em prática pode não ser uma tarefa fácil. Entretanto, existem algumas tecnologias que podem lhe auxiliar neste processo. 
 
Entre em contato com a Bertolini Sistemas de Armazenagem e saiba como executá-las!
 
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar