Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Dizem que investir em um projeto de intralogística é caro — mas isso não é a realidade. O contrário, na verdade, é o que causa prejuízos: a falta de controle do planejamento logístico resulta em gastos desnecessários de recursos.
É preciso utilizar técnicas para a otimização de custos logísticos, e assim proteger a saúde financeira da empresa.
Por que apostar na intralogística
De acordo com a Fundação Dom Cabral (FDC), em 2020, os custos logísticos no Brasil aumentaram em 42% dentro do setor industrial. Isso significou um acréscimo de R$ 79 bilhões só com gastos logísticos nos primeiros cinco meses do ano.
É claro que não podemos ignorar o efeito do COVID-19 nas estatísticas, mas isso reflete a necessidade da otimização de custos logísticos. Assim, as empresas conseguem controlar melhor seus processos e, em épocas de crise, sofrem menos impactos.
Outros benefícios da intralogística incluem:
- Redução de custos;
- Maior competitividade;
- Aumento de produtividade.
Não deixe de conferir: Como avaliar os parceiros ideais para a sua consultoria em negócios para implantação de projetos intralogísticos?
Como fazer a otimização de custos logísticos
Como vimos no tópico anterior, levar o conceito de intralogística para dentro do seu armazém traz uma série de benefícios. Mas para garantir a otimização de custos logísticos, é preciso seguir algumas orientações:
Comece pelo planejamento estratégico
Parece clichê, mas é verdade: antes de entender como a intralogística vai beneficiar seu armazém, é preciso saber quais são os principais processos e gastos. Nessas horas, os gestores precisam contabilizar o valor dedicado à armazenagem, perdas e avarias, transporte (frete e gasolina) e manutenções.
Saber para onde vai a maior parte do orçamento é o primeiro passo para promover a otimização de custos logísticos. Sem essa visão, fica difícil saber quais são as áreas que mais consomem recursos, e o que fazer para reverter esse cenário.
Utilize boas soluções de armazenagem
Outra forma de reduzir gastos com a intralogística é escolhendo soluções adequadas para o armazenamento de produtos. Lembre-se de que o barato pode sair caro e que é recomendado escolher fornecedores com histórico confiável para favorecer o processo.
A Bertolini Sistemas de Armazenagem, por exemplo, é referência na América do Sul em seu segmento. No mercado desde 1984, a empresa desenvolve sistemas para estocagem e movimentação de materiais modernos e inovadores para vários nichos de mercado e tipos de estoques e Centros de Distribuição.
Além disso, para a otimização de custos logísticos, não basta ter boas soluções. O espaço deve ser aproveitado da melhor forma possível facilitando a circulação de colaborares e maquinas.
Invista na automação
Uma das maiores lições da pandemia em relação à indústria refere-se à automação. Essa é uma tendência que veio para ficar, uma vez que 36% das empresas globais estão apostando em novidades na automação industrial para o período pós-COVID.
A utilização de robôs e Inteligência Artificial promove a otimização de custos logísticos — e sem provocar demissões em massa. Afinal, a implementação da robótica faz com que os colaboradores deixem de fazer atividades repetitivas e perigosas, e passem a trabalhar em soluções que exigem mais habilidade e pensamento inovador.
Com este artigo, esperamos que você tenha entendido que a otimização de custos logísticos é essencial para assegurar a saúde financeira da empresa. E não é só isso: a intralogística controla o fluxo operacional e promove boas condições de trabalho. Ou seja, todo mundo sai ganhando!
Quer saber mais? Então continue acompanhando o blog da Bertolini.
Você pode gostar de:
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
4 vantagens que o Sistema Mezanino oferece à sua empresa
2023-02-09
Entenda o que é a fórmula Order Cycle Time e como ela garantirá uma melhor entrega aos seus clientes
2022-05-03
Estrutura pintada ou galvanizada: qual a melhor?
2023-02-09
Fornecedor ou parceiro: métricas para avaliar se a empresa contratada está sendo eficiente
2020-05-27