Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Para melhorar os resultados da operação e movimentação de um armazém logístico, muitos acreditam que basta ter boas soluções de armazenagem.
É claro que ter produtos de qualidade na sua fábrica é essencial, mas eles sozinhos não bastam: é preciso montar um fluxograma de armazenagem para garantir o máximo resultado do seu negócio. 
 
Afinal, esse fluxo físico dos materiais agrega valor ao processo. Ele dispõe o produto no local, no momento e na quantidade solicitada pelo cliente, seja ele interno ou externo. É essencial que o fluxograma de armazenagem de mercadorias esteja em perfeita sintonia com o fluxo de informações, para melhorar o dia a dia operacional. 
 
A seguir, separamos algumas dicas de como montar um fluxograma de armazenagem para a sua empresa. 
 
Como montar um fluxograma do seu sistema de armazenagem?
Nos últimos anos, a crescente demanda por produtos fez com que os armazéns precisassem organizar melhor suas rotinas para entregar resultados melhores com o menor custo possível. Sem contar a questão da urgência, uma vez que muitas demandas surgem "para ontem" e exigem uma dinâmica mais assertiva, rápida e eficaz.
 
Alguns dos benefícios de montar um fluxograma de armazenagem de mercadorias são:
- Melhor utilização do espaço e recursos disponíveis; 
- Pronto acesso aos itens;
- Otimização da movimentação resultando em rapidez na seleção/separação de SKU’s;
- Máxima proteção aos SKU’s estocados;
- Satisfação das necessidades e expectativas dos clientes. 
 
Agora que você já conhece as vantagens de organizar o fluxograma de armazenagem, chegou a hora de descobrir como fazer isso.
 
Conheça seus processos internos
O primeiro passo é saber como o seu armazém ou fábrica funciona na prática. Entenda como funcionam os fluxos operacionais do dia a dia, independente se eles estão corretos ou não — essa visão realística vai fazer com que você entenda como montar um fluxograma de armazenagem de mercadorias que vai atacar esses problemas e melhorar os resultados.
 
Tenha soluções inteligentes de armazenagem
Para ter um fluxograma de armazenagem eficaz, é necessário ter os equipamentos adequados para cada necessidade de operação. Assim, você garante o fluxo eficiente dos insumos, desde a etapa de recebimento até a expedição. Além disso, ter soluções de armazenagem de qualidade reduz os custos, uma vez que minimiza os riscos de perda e avaria dos produtos. 
 
Avalie seu input e output
Inputs são os recursos e matérias-primas necessárias para a realização das atividades, enquanto o output é a conclusão da tarefa. Conhecer esses processos ajuda a montar um fluxograma de armazenagem para que as atividades aconteçam de maneira fluída e com o mínimo de interrupções ou paradas. 
 
Se a sua empresa for grande e essa análise exigir tempo, comece com 20% dos produtos que geram maior valor para o seu negócio. 
 
Estabeleça indicadores de desempenho
Por fim, a melhor forma de saber se o novo fluxograma de armazenagem de mercadorias é eficaz é através dos indicadores. Também conhecidos como KPIs, essas informações ajudam a entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado dentro do seu espaço.
 
Quer saber mais sobre como montar um fluxograma do seu sistema de armazenagem? Então clique aqui e leia o artigo que a Bertolini preparou sobre os equipamentos essenciais para uma empresa que trabalha com armazenagem.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar