Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Problemas na armazenagem são extremamente prejudiciais para a linha de produção. Se não forem identificados a tempo, podem comprometer as entregas e trazer prejuízos econômicos significativos para a empresa.
Dessa forma, identificar problemas na armazenagem logística precisa ser visto como uma prioridade para quem quer alcançar resultados mais eficientes.  
 
Pensando nisso, separamos 4 passos de como identificar gargalos no processo de produção. Esse conhecimento ajudará os gestores a se anteciparem aos problemas e, consequentemente, minimizar os danos no empreendimento. 
 
Como identificar gargalos no sistema de armazenagem?
Antes de prosseguirmos, é preciso conceituar o que é um gargalo operacional. Uma vez que as indústrias e fábricas possuem seus próprios processos, é normal que pequenas falhas aconteçam em diferentes etapas do fluxo. No entanto, quando esses imprevistos acabam por atrasar a produção ou causar problemas na armazenagem, é quando temos um gargalo. 
 
Ou seja: gargalos no sistema de armazenagem são obstáculos que impedem a etapa de atingir os objetivos esperados. É preciso prestar bastante atenção na frequência em que esses empecilhos se repetem, pois, uma alta incidência resulta em queda de produtividade e impacta negativamente na saúde financeira da sua empresa.
 
O lado positivo é que há como se adiantar e identificar gargalos que provocam armazenagem incorreta. Ao implementar nossas dicas dentro do seu empreendimento, toda a sua equipe poderá reconhecer os problemas com antecedência, tendo mais rapidez e eficiência para resolvê-los.
 
Mapeie todos os seus processos
O primeiro passo para identificar gargalos no seu sistema de armazenagem é mapear as etapas dos processos. Ter esse fluxo operacional bem desenhado faz com que qualquer obstáculo, por menor que seja, se sobressaia. Isso vai ajudar a entender o que está provocando a armazenagem inadequada, além de fornecer insights valiosos de como evitar que isso aconteça de novo. 
 
Identifique os problemas
Depois de mapear todos os processos, os gestores terão uma visão mais clara de onde se encontram os principais problemas na armazenagem. Porém, não basta apenas saber onde os empecilhos se encontram — é preciso identificar também suas possíveis causas, para que seu plano de ação atue diretamente na raiz dos problemas. 
 
Se possível, reúna seus colaboradores nesta etapa. Lembre-se: eles trabalham na "linha de frente" do seu empreendimento e lidam diariamente com as falhas. Logo, podem trazer informações e sugestões valiosas que irão te ajudar a combater os problemas na armazenagem logística.
 
Avalie seu input e output
Inputs são as entradas, ou seja, os recursos e matérias-primas necessárias para a realização das atividades; já o output é a saída, ou a conclusão da tarefa. Para evitar os gargalos operacionais dentro do seu armazém, o gestor precisa garantir que os insumos do início do processo se transformem totalmente nos produtos finais, sem excesso ou escassez. 
 
Essa etapa é bastante complexa e trabalhosa, em especial nas empresas com grandes fluxos. Para esses casos, a Bertolini Sistemas de Armazenagem recomenda começar analisando apenas 20% das entregas e saídas, selecionando aqueles produtos que geram maior valor para o negócio. 
 
Desenvolva um plano de ação
Com todas as informações acima, você deve desenvolver um plano de ação para abordar a armazenagem incorreta e resolver os gargalos do processo. Reúna as chefias de todas as equipes, uma vez que o planejamento precisa passar por todas as etapas do fluxo operacional. 
 
Juntos, vocês precisam identificar o que será feito e por onde o plano de ação vai começar. Ainda que a meta final seja grandiosa, não se esqueça de dividi-la em pequenos objetivos, para que a sua equipe continue motivada. Também é necessário prever os custos e o prazo, para acompanhar a evolução do plano. 
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar