Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
O estoque é de extrema importância dentro das empresas. Além de fazer sua gestão, os responsáveis precisam conhecer boas práticas de otimização de espaço e como fazer a armazenagem adequada de cada item. Os armazéns que optam por paletes, por exemplo, devem saber como fazer o empilhamento de caixas de maneira correta.
 

Dicas para o empilhamento de caixas correto



Essa não é apenas uma questão de organização. Fazer o empilhamento de caixas em pallet traz uma série de benefícios para a empresa, pois um espaço arrumado significa menos gastos. Afinal, embalagens bem ordenadas reduzem o peso do transporte e a necessidade de caixas mais resistentes. 
 
Esse sistema favorece a busca por mercadoria, é adaptável e minimiza as chances de perda ou avaria. Dessa forma, os colaboradores não precisam repor produtos danificados. Em vez disso, podem dar continuidade aos seus processos, aumentando a produtividade. 
 
Por isso, é importante conferir nossas dicas de empilhamento de caixas. 
 

Conheça os tipos de empilhamento



Dentro do armazém, é possível fazer dois tipos de empilhamento de caixas em pallet: colunar ou cruzado.
 
O primeiro não oferece uma boa "ligação" entre as camadas, porém permite que a embalagem de papelão ondulado tenha melhor desempenho de sua resistência. Isso acontece graças às arestas verticais, que se superpõem e permitem uma distribuição da carga mais uniforme. Logo, esse tipo de empilhamento costuma ser o ideal. 
 
 


No entanto, em alguns casos, o empilhamento cruzado pode ser utilizado. Ele confere melhor aproveitamento de espaço, porém exige maior resistência da embalagem.

 

Tome cuidado com a umidade



De modo geral, são utilizadas caixas de papelão para o empilhamento. Assim, o gestor precisa prestar atenção nas influências externas e internas — como a qualidade do ar, temperatura e umidade. Tais fatores afetam diretamente a qualidade e características do produto. 
 
Por exemplo, o papelão. Sua deterioração é causada pela celulose, "inimiga" da água. Ou seja: quanto maior for o nível de umidade, menor será a qualidade do material. Em casos de chuva e falta de controle da ventilação, a resistência perdida pode ser de até 25%.
 

Por que a estrutura de ventilação deve ter uma atenção especial no layout do seu armazém?


Escolha bem o porta palete



Fazer o empilhamento de caixas não é apenas sobre o material das embalagens. O porta palete utilizado pode ajudar ou dificultar o processo, então é preciso escolher bem. Este é um sistema compatível com todos os tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado e ainda suporta diversas combinações entre dimensões, peso e volume de carga.
 
A Bertolini oferece três tipos de porta palete:
 
Convencional: Proporciona fácil acesso e localização dos itens armazenados e pode combinar armazenagem com picking; 
Corredor Estreito: Aumenta a capacidade de compactação do material armazenado e sua construção possibilita o uso em locais com área restrita;
Dupla profundidade: Permite o armazenamento de dois paletes em profundidade no mesmo nível, sendo que um único corredor permite o acesso a quatro paletes por nível, dois em cada lado. 
 
Com essas dicas, seus colaboradores farão o empilhamento de caixas da maneira correta. Se precisar de mais dicas e soluções para automação, fale com a Bertolini!
Aqui você confere algumas das nossas principais soluções e estamos à disposição para tirar suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar