Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Em um mundo tão competitivo como o atual, muitos se enganam ao investir somente nas máquinas mais eficazes. 
É claro que a tecnologia é um aliado extremamente importante do seu negócio, mas não é o ativo mais valioso da organização. Esse status, na verdade, vai para os seus colaboradores. 
 
No entanto, ainda existe muito empreendimento que não investe nesse relacionamento, e se surpreende com altas taxas de turnover e baixa adesão aos valores da empresa. Logo, saber como engajar pessoas nos projetos é crucial para que eles tenham sucesso. Especialistas em Gestão já comprovaram que organizações focadas no desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e, consequentemente, melhores resultados financeiros e operacionais.
 
Por isso, separamos três tópicos que vão guiar gestores nas melhores práticas de como engajar pessoas. Boa leitura!
 
O que são funcionários engajados?
Antes de tudo, precisamos conceituar o que são funcionários engajados. Eles são muito mais do que apenas motivados — são pessoas comprometidas com a organização. De acordo com Stephen Harding, diretor de pesquisas organizacionais da Towers Watson e estudioso do assunto, o engajamento é constituído por: 
 
1. Pensamento: O profissional entende e aceita os valores, estratégias e objetivos da empresa da qual faz parte;
2. Sentimento: O profissional sente orgulho da empresa em que trabalha e gosta do que faz;
3. Ação: O profissional que acredita no propósito da companhia e se sente bem trabalhando lá fazendo o necessário para que o negócio como um todo tenha sucesso. 
 
Dessa forma, entendemos um pouco mais as dinâmicas para engajamento da equipe e a importância de estabelecer ações que visam engajar os funcionários e impulsionar essas dimensões dentro da empresa. 
 
Como engajar uma equipe?
Se a sua empresa está engajada em um grande projeto e precisa que seus colaboradores entrem no espírito, o primeiro passo é bem simples: converse com eles. É muito difícil se motivar se a pessoa não sabe o que está acontecendo e o que é esperado dela. 
 
Todos os membros da equipe precisam entender exatamente para onde o projeto está indo e quais são os objetivos. Isso vai ajudar as pessoas a se envolverem nas tarefas, engajando-as para que entreguem ferramentas e resultados muito mais alinhados com o seu propósito final.
 
No entanto, essa troca de informações não pode acontecer apenas no início do projeto. Saber como engajar pessoas envolve compartilhar as atualizações do projeto, então crie uma planilha ou informativo para que todos os envolvidos possam acompanhar o que está acontecendo. Se puder, permita que seus colaboradores tenham um espaço para opinar e dar ideias. Ter postura de dono é um ótimo indicador que sua equipe está engajada com os projetos!
 
Como ser um líder que engaja a equipe?
Dizem que o melhor modo de ensinar é através do exemplo — e esse velho ditado se encaixa perfeitamente nas dicas de como engajar pessoas. Os gestores precisam demonstrar para suas equipes que eles também estão envolvidos com a organização e comprometidos com os resultados. 
 
Ainda que motivação é, em grande parte, algo muito particular, é preciso saber como ser um líder que engaja a equipe. Segundo Dave Ramsey, autor de “Líder empreendedor”, os pontos fortes e fracos de um líder são repetidos em uma equipe. Logo, se um líder é motivado, é bem provável que sua equipe também tenha essa característica.
 
Por isso, tenha uma relação próxima com seus colaboradores. Identifique pontos de melhorias em cada um deles e trabalhem juntos em um plano de ação. Agende feedbacks periódicos, para acompanhar de perto o trabalho dos funcionários e orientá-los sobre como eles podem impulsionar os resultados. 
 
O que achou dessas dicas? A Bertolini Sistemas de Armazenagem está sempre procurando formas de auxiliar seus parceiros estratégicos a alcançar seus objetivos. Continue acompanhando nosso blog para saber de mais novidades!
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar