Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Um dos principais desafios atuais é saber como reduzir custos logísticos na empresa ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência das operações.
O pensamento por trás disso é bem simples: fazer mais com menos, para preservar a saúde financeira do empreendimento e ter um diferencial competitivo dentro do mercado. 
 
Essa não é uma tarefa fácil, mas precisa ser vista como essencial. Especialmente em tempos de retomada da economia, em que as empresas precisam se destacar para reter clientes e atrair novas possibilidades de negócio. Afinal, a falta de planejamento e de gestão de estoque faz com que o sistema logístico fique comprometido, acarretando em problemas que atingem todos os setores da empresa. 
 
Dessa forma, a otimização de custos logísticos se apresenta como uma excelente estratégia para aumentar a eficiência e garantir a satisfação dos clientes. Por esse motivo, é preciso pensar em técnicas para seguir com o bom funcionamento dos fluxos internos e assim garantir que a empresa esteja em evidência na sua área de atuação.
 
4 dicas de como reduzir custos logísticos na empresa
Ao utilizar técnicas focadas em como reduzir custos logísticos na empresa, os gestores conseguem aumentar a agilidade e ter mais eficiência nos fluxos organizacionais. Para ajudar aqueles que ainda não sabem como fazer isso, separamos 4 dicas que podem contribuir neste cenário de constantes transformações. 
 
Tenha um planejamento estratégico
O primeiro passo para a otimização de custos logísticos é ter um planejamento estratégico, pois essa visão geral ajuda a pensar em estratégias e ferramentas em prol de como reduzir custos logísticos na empresa.
Ao mesmo tempo, a falta de planejamento provoca inconsistências em toda a cadeia de suprimentos. Isso provoca atrasos na entrega e gastos além dos necessários, bem como a má utilização dos recursos disponíveis — ou seja, diminui a eficiência da sua empresa e aumenta o prejuízo.
 
Por isso, reúna representantes de todas as áreas envolvidas nas operações logísticas. É um longo processo, mas que é de extrema importância. Portanto, não pule nenhuma etapa. Peça para que todos os participantes listem os fluxos e custos de seus respectivos setores para ter uma visão geral dos processos. 
 
Esse mapeamento permite que os tomadores de decisões utilizem dados e não "achismos" para definir quais serão os próximos passos da empresa e quais serão as estratégias voltadas para melhorar a qualidade e produtividade na logística. Reserve um tempo na agenda para fazer a revisão periódica do planejamento, para entender quais são os pontos que precisam de melhoria e garantir a lucratividade e eficiência do seu negócio.
 
Invista em tecnologias
Muitos gestores acreditam que a resposta para a pergunta "como reduzir custos logísticos na empresa" está exclusivamente no uso de tecnologia. Não é bem por aí — o escopo de trabalho manual ainda exerce grande influência na eficácia dos processos, mas é fundamental investir nas tecnologias certas para obter maior agilidade nos processos.
 
O uso de softwares é ainda mais recomendado na integração dos sistemas para facilitar a comunicação e agilidade dos fluxos internos. Além disso, a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), Big Data e utilização de impressoras 3D estão ganhando cada vez mais espaço dentro das indústrias com a promessa de tornar as operações logísticas mais eficientes e transparentes.
 
No entanto, é preciso ter pensamento crítico para não transformar a busca pela otimização de custos logísticos em perda de dinheiro. Faça uma análise sobre quais são as tecnologias realmente benéficas para o seu negócio, bem como um levantamento do quanto seria necessário investir para tê-las na sua empresa. Se possível, faça benchmarking para entender como negócios parecidos com o seu utilizam esses tipos de ferramentas.  
 
Utilize soluções adequadas para armazenamento
Entre as alternativas mais fáceis de reduzir custos logísticos na empresa está o uso de boas soluções de armazenagem. O mau uso do local só traz prejuízos para a empresa, pois fica mais fácil perder ou danificar mercadorias e também porque desperdiça espaço que poderia ser utilizado para estocagem. 
Por isso, o primeiro passo é definir os locais que serão utilizados para o armazenamento dos itens. Os funcionários conseguirão executar melhor as atividades se o espaço for amplo e com áreas próprias para circulação de mercadorias. Também é necessário pensar nas soluções que irão ajudar no armazenamento, uma vez que as mesmas devem se adequar às necessidades da sua empresa, e não o contrário.  
 
Entre em contato com a Bertolini Sistemas de Armazenagem para saber quais são os produtos que melhor se encaixam nos seus objetivos. A empresa está desde 1984 no mercado oferecendo sistemas modernos e seguros, além de inspeções técnicas de segurança, com técnicos que visitam os clientes e fazem a verificação de segurança da armazenagem paletizada de acordo com as normas nacionais e internacionais.
 
Repense sua gestão de estoque
Infelizmente, muitos gestores acreditam que o controle do estoque é algo secundário na rotina de um negócio. Nesses casos, a lição é aprendida da pior maneira: com dores de cabeça desnecessárias, causadas pelo aumento de custos e demora nos fluxos internos. 
Logo, é importante entender o impacto dessa gestão em como reduzir custos logísticos na empresa. O controle dos estoques inclui acompanhar o fluxo de mercadorias que entram e saem para identificar as movimentações no setor e a quantidade de cada produto. 
 
A gestão de estoque traz grandes benefícios para o seu negócio, como a melhoria nas vendas, bem como o aumento na economia e na produtividade da sua equipe. Além disso, reduz o tempo de entrega, o que melhora sua relação com o cliente, e permite melhor capacidade no armazenamento ao utilizar de forma inteligente o espaço disponível.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar