Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
A área da logística é de extrema importância para a empresa como um todo, agregando valor e proporcionando grande diferencial competitivo, mas ela também precisa de atenção.
Um dos fatores mais importantes é justamente a segurança do trabalho na logística, para evitar acidentes que possam prejudicar tanto os colaboradores quanto o andamento do fluxo operacional.
 
No dia a dia do armazém, é difícil prestar atenção a todos os detalhes sem ter um guia para ajudar. Por isso, a Bertolini Sistemas de Armazenagem montou um checklist para garantir que a operação logística do seu armazém é segura. 
 
Confira nossas dicas de segurança logística e como aplicá-las na sua empresa:
 
Qual a importância da segurança do trabalho na logística?
Não temos como pensar em um armazém sem levar em consideração a segurança do trabalho na logística. Em especial no Brasil, uma vez que o país ocupa a quarta posição no ranking de acidentes de trabalho: a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos, enquanto o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho contabiliza uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos.
 
Com números tão chocantes, é mais do que necessário falar sobre segurança no ambiente de movimentação de materiais e em outras tarefas do fluxo operacional. Essa é uma responsabilidade de todos, desde o gestor até seus colaboradores, e precisa ser levada a sério por toda a empresa.
 
Checklist da segurança do trabalho na logística
Depois de relembrarmos qual a importância da segurança do trabalho na logística, vamos para a parte prática: o checklist com as informações necessárias para promover a segurança em armazéns logísticos.
 
Treinamentos
Os seus colaboradores precisam saber como utilizar os equipamentos e quais são as boas práticas de segurança do trabalho na logística. Por isso, é necessário investir em capacitações e treinamentos constantes sobre os protocolos a serem seguidos, o que fazer em caso de acidentes de trabalho, uso de equipamentos de proteção e normas de segurança. 
 
Sinalização
Dentro de um armazém, a sinalização ajuda na prevenção de acidentes. No entanto, é preciso reforçar que não basta sinalizar os locais de operação, como passagens de maquinários. Para realmente promover a segurança em armazéns logísticos, lembre-se de sinalizar onde ficam as saídas de emergência, extintores de incêndio e quais são os lugares em que a entrada é proibida para pessoas não autorizadas.
 
Equipamentos
Você confia no seu fornecedor de soluções para armazém? Ele também é responsável pela segurança dos seus colaboradores, uma vez que os produtos vão fazer parte do dia a dia da operação. Desta forma, se houver algo fora do normal, os funcionários do armazém podem sofrer acidentes. 
 
A segurança nos armazéns logísticos é regida por uma série de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e é muito importante que o fornecedor de soluções esteja ciente e siga essas regras. Clique aqui para saber mais. 
 
EPI
Os EPIs são os equipamentos de proteção individual, obrigatórios para a operação de maquinários. Eles incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, entre outros. 
 
É importante lembrar que a norma técnica NR 6 estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.
 
Como vimos neste texto, um dos fatores que promovem a segurança do trabalho na logística é ter soluções de qualidade, feita por fornecedores confiáveis e que entendem a seriedade desta função. 
 
A Bertolini Sistemas de Armazenagem está no mercado desde 1984 e hoje é referência na América do Sul em seu segmento, entregando para o mercado soluções que focam na segurança em armazéns logísticos. Para saber mais, entre em contato através do número (54) 2102-4991.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar