Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Você já ouviu falar da intralogística? Saiba mais sobre esse conceito e se a sua empresa está pronta para um projeto intralogístico.
As empresas estão em busca constante para melhorar seus processos. Você já pensou que é a intralogística, ou "logística in house", é que vai fazer toda a diferença?
 
Ainda há gestores que não sabem se suas empresas estão prontas para dar esse passo. Pensando nisso, a Bertolini montou um pequeno checklist para ajudar nesta tomada de decisão: 
 

O que é intralogística? 



A busca por intralogística cresceu bastante nos últimos anos. Nike, Amazon, Mor e ID Logística são exemplos de grandes empresas que começaram a investir pesado nesse setor. Afinal, elas entendem que precisam ter uma movimentação eficiente dentro dos armazéns. Dessa forma, garantem qualidade de entrega e aumentam a satisfação do cliente. 
 
Entendemos por intralogística as práticas que controlam o fluxo de armazenagem de materiais, dos produtos acabados e das matérias-primas que a empresa possui. Ao mesmo tempo, oferece melhores condições de trabalho para os colaboradores, pois foca na organização do espaço e dos processos. 


 
Checklist de um projeto intralogístico



Com esse conhecimento, os gestores podem avançar e descobrir se suas empresas estão prontas para projetos intralogísticos. Antes de tomar essa decisão, é importante verificar alguns fatores:
 


✓ Uso do WMS



Se o seu negócio já usa o Sistema WMS, isso significa que os primeiros passos já foram dados. O Warehouse Management System possibilita o controle de todas as operações da fábrica e facilita a implementação da intralogística.
 
O sistema utiliza códigos de barras, RFID e outras tecnologias para dar uma visão completa do armazém. Os relatórios personalizados permitem que o gestor acompanhe em tempo real a movimentação dos produtos e algumas das principais métricas do armazém.

 

✓ Mapeamento dos processos internos



Para a intralogística trazer benefícios, o gestor deve mapear quais são os processos internos da empresa. Essa análise a "pente fino" engloba todas as etapas — desde o recebimento de matéria prima até a expedição dos produtos. 
 
Afinal, o projeto vai identificar as melhores práticas e quais atividades podem ser eliminadas. Para isso acontecer, no entanto, a empresa precisa ter uma visão realística de como funciona a operação.
 


✓ Necessidade de reduzir custos



Outro ponto que indica que sua empresa está pronta é a necessidade de reduzir custos. Essa é uma preocupação de muitos negócios, mas não pode ficar apenas na teoria. Os gestores precisam se reunir, identificar as principais fontes de saída e entrada de dinheiro e ver onde estão os gargalos. 
 
Essa troca resulta na otimização dos gastos, pois as etapas serão coordenadas de maneira inteligente. A intralogística também pode eliminar tarefas desnecessárias, reduzindo o desperdício de tempo e de insumos.
 


✓ Foco na produtividade dos colaboradores 



Por fim, empresas que querem aumentar a produtividade dos colaboradores podem investir em um projeto intralogístico. O mapeamento citado nos tópicos anteriores não serve apenas para analisar as tarefas: ele também impacta nos colaboradores. 
 
O uso de dados permite potencializar a produtividade dos colaboradores. Ao proporcionar um ambiente mais organizado e com boas práticas para armazenagem, os profissionais trabalham melhor. 
 
Se você deu "check" em pelo menos dois itens descritos acima, é porque sua empresa está pronta. Investir na intralogística envolve uma série de decisões que, a longo prazo, trarão grande impacto para o negócio. Essa metodologia é importante para companhias que visam o sucesso e querem se destacar no mercado.
 
BAIXE O NOSSO INFOGRÁFICO CLICANDO AQUI: 4 vantagens que a Intralogística pode proporcionar para o seu armazém
 
Você também pode gostar de:





Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar