Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Organização é fundamental em um ambiente de trabalho, pois garante que as tarefas ocorram de maneira eficiente e sem contratempos. Para os segmentos de armazenamento e movimentação de estoques,  é justamente através da organização que se tem maior aproveitamento de espaço, segurança e produtividade. 


Neste artigo, vamos abordar a importância do layout de estoque, ou layout de armazém. A seguir, você também confere como um bom planejamento ajuda a aprimorar os resultados logísticos. 


Crie a melhor estratégia



Quando uma indústria se depara com o desafio de armazenar sua matéria-prima para depois usá-la na operação, é preciso pensar em uma série de estratégias. Por exemplo, como guardar corretamente o material, forma de movimentação e frequência com que se deve movimentá-lo.


É exatamente nesse ponto em que entra o layout de estoque. Ele compreende a distribuição espacial dos itens armazenados, sendo diretamente afetado pelo tipo de equipamento de movimentação e pela estrutura de armazenagem adotada.
 
O layout de estoque é indispensável para qualquer empresa, independente do setor em que atua. Fábricas de alimentos e de itens de consumo, grandes distribuidores de peças e eletrodomésticos… Enfim, toda empresa que se preocupa com a otimização do layout de seus armazéns adota estratégias no sentido de minimizar os custos com armazenagem e movimentação de materiais.
 

Um layout de armazém bem planejado e organizado traz os seguintes benefícios para a empresa:


-Redução do tempo necessário para localização e movimentação do estoque;

-Economia de tempo na busca de matéria-prima para fabricação de um produto ou no momento da expedição dos produtos prontos;

 -Fácil deslocamento de empilhadeiras;

-Prevenção de acidentes com seus operadores e demais profissionais do setor.
 

Analise os itens disponíveis


A análise dos itens com maior movimento e daqueles com maior lucro indicam o que deve ser posicionado e onde. O objetivo é ter menores impedimentos em relação à localização e movimentação desses produtos. Nessas horas, também é preciso escolher bem os sistemas de armazenagem.


Estoques que necessitam da flexibilidade e acesso imediato a qualquer um de seus itens podem utilizar estruturas do tipo Porta Palete. Já operações de estocagem de produtos com validade encontram facilidade de operação e controle com estruturas do tipo Dinâmico. Por último, produtos armazenados em grandes quantidades, em câmaras frias, por exemplo, encontram ampla utilização de estruturas do tipo Drive In.
 


Soluções Bertolini para o layout de estoque



A Bertolini Sistemas de Armazenagem oferece uma gama completa de soluções de armazenagem, desde o Porta Palete, até estruturas automatizadas como Transelevadores e Linhas de Separação de Pedidos. 


Além disso, a empresa oferece o Serviço de Inspeções, que busca avaliar a integridade das estruturas de acordo com as normas vigentes, sugerindo ações de reparo e/ou substituição.


Esse é apenas um passo para quem quer aprimorar os setores de estoque e armazenagem. Aqui, você confere 5 dicas que vão te ajudar a organizar melhor seu espaço e ter os melhores resultados.
 
 
Leia também:

Entenda como o layout do seu armazém pode promover bons resultados

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar