Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Quando falamos sobre a concorrência dentro do mercado, muitas vezes focamos no ponto de vista das empresas.

No entanto, quem está empregado também precisa se manter atualizado e qualificado para dar conta das novas habilidades exigidas nas vagas de emprego.

Quem visa ter uma ascensão profissional acelerada precisa entender que fazer o "feijão com arroz" ficou no passado — é necessário ir além e não parar nunca, pois a carreira é como um caminho que está sempre sendo trilhado. 
 
Ascensão profissional: como acelerar a sua em 5 passos
Você já deve saber a importância de seguir em frente rumo aos seus objetivos. Porém, é normal ficar confuso e não saber para qual direção seguir. Por isso, separamos cinco dicas de como retomar a carreira profissional e mudar o seu futuro. 
 
Trace um plano de ação e defina metas
Ter um objetivo profissional exige mais do que apenas sonhos: é preciso planejamento para viabilizar essa ascensão. Para isso, você precisa avaliar sua situação atual e como a sua carreira está progredindo; depois, reflita sobre quais são os aspectos que você precisa trabalhar para acelerar o seu crescimento. 
 
Converse com seu chefe
Infelizmente, muitos profissionais têm receio de conversar com seus chefes sobre ascensão profissional. No entanto, essa prática deve ser estimulada, uma vez que o mercado vê com bons olhos as pessoas que estão interessadas em crescer nas carreiras. 
 
Porém, é importante saber como se portar durante a conversa. Compartilhe quais são os seus objetivos na carreira e questione ao seu gestor como ele pode te ajudar. Ao falar sobre suas expectativas e como seus resultados podem caminhar lado a lado com os objetivos da empresa, você terá uma visão objetiva de como acelerar sua ascensão profissional
 
Invista nas habilidades socioemocionais
Antes de prosseguirmos, é preciso entender que as habilidades socioemocionais são aquelas que o indivíduo desenvolve para se tornar um ser humano mais completo e flexível. Ou seja, como controlar as emoções, estabelecer relações sociais harmônicas e tomar decisões responsáveis. 
 
Mas o que isso tem a ver com ascensão profissional? Muito simples: especialistas afirmam que as habilidades socioemocionais são a chave para os empregos do futuro. Isso porque as grandes corporações entenderam que conhecimento técnico já não é mais o suficiente, e os profissionais precisam de inteligência emocional para lidar com os desafios do cotidiano. Aqueles que não estiverem adequados a essa nova realidade podem perder espaço dentro do mercado de trabalho.
 
Torne-se um especialista
Quem quer investir na ascensão profissional sabe que não pode ficar parado. A constante atualização é imprescindível, uma vez que as tendências e práticas mudam muito rapidamente. Se você não continuar se aperfeiçoando, vai ficar para trás e enfrentar impactos negativos na sua carreira. 
 
Além dos cursos, livros e palestras, você pode investir em uma pós-graduação ou MBA. As aulas vão te transformar em um especialista naquele assunto, e o diploma prova para o mercado que você é mesmo um expert. Outro ponto positivo é que ter uma especialização pode influenciar no seu salário: segundo a 54ª edição da Pesquisa Salarial da consultoria Catho, um profissional com pós-graduação pode ganhar até 118% a mais no salário.
 
Construa boas relações profissionais
Por fim, ter uma rede forte de contatos ajuda a acelerar sua ascensão profissional. Ao se aproximar de outros profissionais, você fica mais perto do mercado e das oportunidades. Mas não é só isso: fazer networking, como essa rede é conhecida, permite que você fique atualizado das tendências na sua área. 
 
Por exemplo, você pode frequentar eventos como palestras e workshops. Assim, além de reciclar seus conhecimentos, terá a oportunidade de aumentar ainda mais sua rede de contatos. 
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar