Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Há um bom tempo estamos vendo e acompanhando inúmeras mudanças que acontecem no nosso cenário. Mesmo assim, de um ano para cá, as mudanças foram ainda mais pontuais.
Há um bom tempo estamos vendo e acompanhando inúmeras mudanças que acontecem no nosso cenário. Mesmo assim, de um ano para cá, as mudanças foram ainda mais pontuais.
 
De acordo com especialistas do segmento de logística, a atual pandemia do novo Coronavírus desencadeou uma série de atividades programadas para um futuro próximo. Ou seja, o que estava programado para ser utilizado daqui há 3 ou 4 anos, pelo menos, em 2020 foi essencial pôr em prática para a continuação do desenvolvimento de diversas atividades.
 
Com esse grande impacto no mundo todo, foi possível constatar as fragilidades da cadeia de suprimentos em nível nacional e também em nível global. Desta forma, o caminho está na busca por inovações, aliado a tecnologias que ofereçam funções avançadas de planejamento e otimização, a nível gerencial e operacional.
 
A questão é: empresas que tinham em seus planejamentos a digitalização para os próximos anos tiveram de antecipar este plano. Já empresas que estavam com essa funcionalidade em execução, a alternativa está sendo buscar ainda mais novas soluções e o aprimoramento desta ferramenta.
 
Somente assim é possível driblar as dificuldades que o momento impõe e continuar a atender todas as demandas da empresa.
 
Conhecida também como Supply Chain, a cadeia de suprimentos é considerada uma das três principais prioridades dentro de empresas. Já com a digitalização da cadeia de suprimentos, existe um auxílio para empresas desenvolverem uma fonte única de dados para seus diversos departamentos. Isso acontece pois essas informações baseiam-se na centralização de informações.
 
Além disso, essa plataforma pode oferecer aplicativos para suporte assistido por computadores nos processos de tomada de decisão, ajudando empresas a avaliar sua cadeia de suprimentos de diferentes ângulos e a otimizá-la sempre de acordo com as demandas do negócio.
 
Com isso, é possível observar uma melhoria na forma como os produtos são fabricados, seja no final da cadeia de suprimentos, bem como quando há produção sob encomenda e/ou sob medida.
 
Quais os benefícios que a digitalização da cadeia de suprimentos promove?
Com a digitalização da cadeia de suprimentos, as empresas estarão prontas para o futuro. Com essa ferramenta, é possível alcançar organização, bons rendimentos, bem como decisões mais assertivas – o que impacta diretamente na competitividade que a empresa terá frente ao mercado.
 
A digitalização da cadeia de suprimentos também é capaz de reduzir custos em logística, otimizar o inventário e a manutenção do estoque. O atendimento ao cliente também tende a melhorar, assim como a correção de problemas imediatamente, o que ocasiona o aumento da produtividade. 
 
Por fim, a digitalização da cadeia de suprimentos leva empresas a alcançarem visibilidade de forma estratégica e assertiva.
 
Com a digitalização da cadeia de suprimentos, é possível implementar processos de automação a fim de obter velocidade?
Diante do atual cenário, onde diversas circunstâncias e adversidades têm sido protagonistas na rotina diária de empresas do mundo inteiro, implementar processos de automação para obter velocidade não é uma escolha e sim uma necessidade.
 
A boa notícia é que, com a digitalização da cadeia de suprimentos, isso é possível. Ou seja, com a digitalização é possível obter melhores respostas, executar ações necessárias frente a necessidade, realizar atualizações críticas e acompanhar mudanças de tendências. Desta forma, se você busca por produtividade e agilidade nos processos internos da sua empresa, está diante da ferramenta ideal.
 
Isto é, com a digitalização da cadeia de suprimentos, além de mais produtividade e agilidade nos processos internos, a ferramenta proporciona dados em tempo real da operação, notificando automaticamente sempre que acontece qualquer divergência. Isso facilita a análise de dados e tomadas de decisão para os próximos passos.
 
Como usar de estratégia a digitalização para dentro da empresa?
Uma estratégia integral de digitalização da cadeia de suprimentos é a base para a implementação bem-sucedida de uma estratégia de inovação. Somente assim, é possível ter visibilidade e assertividade nas ações, sendo que a capacidade de avaliação completa do processo é o que possibilita a análise sobre o quão competitiva e lucrativa uma empresa pode ser no futuro.
 
Mas como é possível realizar a digitalização da cadeia de suprimentos de forma completa? Em primeiro lugar, é necessário decidir quais são os indicadores de desempenho (KPIs) que são o foco da companhia, por exemplo:
- A empresa deseja reduzir custos de maneira sustentável? 
- Ou é preciso otimizar processos?
 
Em seguida, a empresa deve entender quais são os pontos que realmente fazem sentido digitalizar de imediato em sua cadeia de suprimentos. Em muitos casos, otimizar esses pontos críticos já é o suficiente para melhorar significativamente o desempenho da operação no geral.
 
Outro aspecto imprescindível é a transparência dos dados. Ou seja: 
- As informações importantes estão acessíveis a todos os envolvidos na cadeia de suprimentos? - Como a transparência dos dados pode ser criada e a cadeia de suprimentos otimizada?
 
Essas são perguntas que uma empresa precisa responder antes de criar projetos para digitalizar sua cadeia de suprimentos. Especialmente importante, uma vez que muitas empresas ainda carecem de transparência de dados e processos.
 
Outro ponto relevante é que a digitalização da cadeia de suprimentos auxilia na transformação sobre como produtos e materiais são fabricados. Com isso, é possível alcançar visibilidade e assertividade nas ações. 
 
Assim, a digitalização da cadeia de suprimentos ajudará a aneira como os produtos são fabricados, distribuídos e armazenados atualmente.
 
Continue acompanhando a Bertolini para saber tudo o que o segmento de logística tem a oferecer de novidades para a sua empresa!
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar