Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Se você é responsável por um armazém ou centro de distribuição, sabe como é difícil ter um layout de armazenagem inteligente.
Ao mesmo tempo, é essencial refletir sobre como a sua organização pode ter uma armazenagem eficiente, pois só assim o negócio se mantém competitivo e relevante no mercado em que atua. 
 
Então, surge a dúvida: como pensar em modelos de layout de armazém para a sua organização de modo a potencializar o fluxo operacional? A Bertolini Sistemas de Armazenagem trouxe cinco dicas para ajudar gestores a reorganizar seus espaços e ter uma estrutura adequada na logística de armazenagem.
 
5 dicas de logística para sistemas de armazenagem
Engana-se quem pensa que uma armazenagem eficiente impacta apenas no controle de estoque de produtos. Ter um espaço adequado reduz custos e perdas, deixa a rotina operacional bastante fluida e permite um atendimento mais eficaz. Ou seja: todo mundo sai ganhando!
 
Trouxemos então essas dicas de armazenagem porque sabemos da necessidade de ter uma estrutura adequada. Assim, o gestor é capaz de ter uma visão mais completa dos processos e, se necessário, fazer ajustes para que a operação seja mais eficiente. 
 
Analise o layout de armazenagem
Não é à toa que esta é a nossa primeira dica, pois os modelos de layout de armazém precisam estar alinhados com a estrutura física e necessidades do armazém. Isso significa, entre outras coisas, ter os equipamentos certos e fluxos bem estabelecidos para o recebimento, endereçamento e distribuição dos insumos. 
 
Invista em sistemas de gestão
Quanto maior for a organização, mais difícil é fazer a gestão de todos os processos. Para facilitar esse acompanhamento, recomendamos que você invista em ferramentas ou software específicos para este fim. A automatização dessa tarefa permite alocar os recursos disponíveis para funções mais estratégicas, em vez de operacionais. 
 
Faça inventários cíclicos
Sabemos que fazer inventário é uma verdadeira dor de cabeça para muitos gestores, mas é essencial para uma armazenagem eficiente. Realizar esse levantamento uma vez por ano é o mais indicado. Além disso, saber qual é a melhor época envolve fatores sazonais, tanto das mercadorias quanto operacional.
 
Fazer inventários cíclicos facilita a identificação de falhas e suas respectivas causas. Consequentemente, o gestor tem as informações necessárias para tomar decisões mais acertadas, diminuindo os custos e evitando que a operação seja prejudicada.
 
Mantenha uma infraestrutura adequada
Os modelos de layout de armazém precisam de uma infraestrutura adequada para garantir o fluxo eficiente dos insumos. Ter soluções de armazenagem de confiança é essencial, pois boa parte dos custos de uma empresa está ligado à perda e à avaria dos produtos. 
 
Se você está na dúvida se a solução utilizada na sua empresa é a mais adequada, entre em contato com a Bertolini Sistemas de Armazenagem. A empresa tem um time de especialistas que irá tirar suas dúvidas e orientar sobre como potencializar seu layout de armazenagem
 
Estabeleça indicadores de desempenho
Por fim, você precisa de indicadores de desempenho (KPIs) para saber se o seu layout de armazenagem está sendo mesmo eficiente. Esses indicadores devem corresponder às atividades da sua empresa, por isso o primeiro passo é saber quais são os resultados que cada equipe deve alcançar. Os KPIs possibilitam que você acompanhe o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para atingir uma armazenagem eficiente
 
Com essas dicas de armazenagem, você poderá otimizar o espaço disponível e ter um fluxo operacional mais eficiente! Caso você precise de soluções inteligentes para montar modelos de layout de armazém, conte com a Bertolini Sistemas de Armazenagem. A empresa está no mercado desde 1984 e hoje já é referência na América do Sul em seu segmento.
 
 
Leia também:

 

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Voltar