Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Independentemente do segmento em que atuam, as empresas devem ter a organização como palavra de ordem. Afinal, o propósito das operações é garantir a melhor experiência possível aos seus clientes.
 
Na atualidade, é imprescindível que os setores das empresas executem seus processos com qualidade e de acordo com padrões previamente estabelecidos. Somado a isso, é igualmente fundamental a sinergia com as outras áreas do negócio.
 
Quando falamos de logística, a importância da organização fica ainda mais evidente. Isso porque é nesse setor que se concentram uma infinidade de materiais, com grande fluxo de carga e descarga, além de intensa movimentação de funcionários. 
 
Neste artigo, você vai conhecer o 5S, um dos principais métodos de organização usados atualmente. Além disso, você vai saber a importância da iniciativa e como aplicar o 5S na logística. Siga a leitura!


O que é o 5S 



O 5S foi criado em 1950, no Japão, pelo professor Kaoro Ishikawa. Inicialmente, a metodologia tinha o objetivo de aumentar a produtividade econômica do país, severamente impactado pela Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o foco do 5S estava na indústria, por meio de iniciativas que visavam a organização de equipamentos, materiais e trabalhadores. O objetivo era simples: garantir a eficiência nas atividades do segmento.
 
Ao longo do tempo, a iniciativa foi aperfeiçoada e já é vista em empresas de pequeno e grande porte, dos mais variados segmentos de atuação. Além disso, deixou de se referir apenas à organização física das operações e, hoje, está ligado ao controle de qualidade e aos processos de trabalho como um todo.
 
Os cinco sensos que norteiam o 5S são:
 
Seiri (Utilização);
Seiton (Ordenação);
Seiso (Limpeza);
Seiketsu (Saúde e Padronização);
Shitsuke (Disciplina e autodisciplina).
 
Agora que você já sabe o que é, saiba que as principais vantagens do 5S envolvem ter um ambiente de trabalho mais organizado e seguro, com aumento da produtividade e satisfação dos funcionários. Usar essa técnica também significa identificar possíveis falhas e pontos de melhoria nos processos. 



Como aplicar o 5S na logística



A aplicação do 5S na logística não é um bicho de sete cabeças. Confira o que você precisa fazer para tornar essa metodologia uma realidade na sua empresa:
 
1. Crie um pequeno grupo com funcionários de diversos setores da companhia. É esse time de facilitadores que será o responsável pela implementação do 5S na logística; 

2. Essa equipe vai atuar no planejamento das ações de melhoria a serem realizadas no setor. Um relatório completo da atual situação da logística pode ser elaborado pelos facilitadores;

3. Reunião entre os facilitadores e os funcionários da logística. É nesse momento que são expostas as mudanças e a importância da colaboração de todos;

4. Agora sim chegamos à implantação do 5S na logística. O ideal é que, semestralmente, uma dupla faça a auditoria no setor. Os facilitadores verificam o cumprimento das normas da metodologia e sugerem pontos de melhoria. Importante: por questões éticas, o funcionário não pode auditar o setor em que atua.
 

Agora que você já sabe tudo sobre o 5S na logística, que tal ler outros conteúdos em nosso blog? Confira 5 dicas para aperfeiçoar o transporte de cargas da sua empresa!

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar