Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!

Em julho de 2021, a Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) divulgou dados sobre o setor farmacêutico no Brasil. A venda nacional de medicamentos resultou em um faturamento de R$ 85,9 bilhões no ano de 2019, número este que representa um crescimento de mais de 7% em relação a 2018. 
 
Estes dados influenciam na perspectiva de que diversos setores da economia precisam pensar na automatização para melhor os seus processos de entrega. Essa tecnologia alinhada com a logística aplicada ao Setor Farmacêutico é algo extremamente necessário.
 
Mas como fazer a aplicação da tecnologia em um setor tão importante para a economia brasileira? Neste artigo, iremos explicar quais são os principais benefícios e como seguir com a implementação nesta área: 
 

Um resumo sobre o Setor Farmacêutico brasileiro



O Setor Farmacêutico é mais importante do que muitas pessoas podem imaginar. Além da produção, eles são responsáveis por pesquisas, desenvolvimento e fabricação dos remédios, bem como outros produtos relacionados à área da saúde.
 
O Setor Farmacêutico, por toda a magnitude que possui, precisa estar em constante atualização. Dessa forma, estar atento às diversas atualizações é algo fundamental para o bom andamento.
 
Ainda segundo os dados da SCMED, foram encontradas 224 empresas em 2019 que comercializam medicamentos no Brasil. Essas companhias venderam 13.900 apresentações de fármacos, que significa as informações de concentração de cada princípio ativo, forma farmacêutica e embalagem.
 
Esses dados corroboram para mostrar a importância do Setor Farmacêutico no país.
 

Como funciona a logística aplicada ao Setor Farmacêutico?



Agora que já entendemos um pouco sobre a importância da área relacionada a pesquisa, produção e comercialização de medicamentos, é hora de conhecermos mais sobre como funciona a logística aplicada ao Setor Farmacêutico.
 
A indústria relacionada aos medicamentos é uma das mais criteriosas quando o assunto é o transporte de mercadorias,incluindo os remédios e outros bens relacionados à área da saúde.
 
Dessa forma, para garantir a segurança de todos, é necessário que os processos, desde a entrada das mercadorias para a produção de um medicamento até a saída destes com a logística aplicada ao Setor Farmacêutico, sejam de qualidade.


 


 
Na maioria das vezes, os produtos relacionados à área da saúde necessitam de muitos cuidados na hora de seu transporte e manuseio. Isso se dá graças às propriedades dos itens, pois qualquer alteração pode comprometer a eficácia do medicamento.
 
Sendo assim, dois processos dentro da logística aplicada ao setor farmacêutico são muito importantes: o gerenciamento do estoque e o acompanhamento e rastreio das mercadorias.
 

Automatização na logística aplicada ao Setor Farmacêutico



É imprescindível a automatização aplicada ao Setor Farmacêutico, principalmente por ser uma das áreas que mais precisa de atualizações tecnológicas. Só assim é possível manter o bom andamento de pesquisas, produções e entregas.
 
O uso de ferramentas garante um processo ainda mais seguro para a Indústria Farmacêutica. A qualidade no recebimento e entrega de medicamentos é algo que deve ser observado a todo instante.
 
Assim como processos ágeis e corretos para o armazenamento, afinal, estamos falando de produtos consumíveis e que fazem toda a diferença na saúde de quem for usufruir destes.
 
A automatização na logística aplicada ao Setor Farmacêutico ajuda a reduzir custos, uma vez que os processos de produção se tornam cada vez mais eficazes. Também garantem uma fidelização e satisfação por parte daqueles que compram estes produtos.


 
5 benefícios da automatização na logística aplicada ao Setor Farmacêutico




Agora que entendemos a importância da automatização na logística aplicada ao Setor Farmacêutico, podemos apresentar os principais benefícios de utilizar a tecnologia como uma aliada nos processos deste campo do mercado.
 


Redução de erros e custos



A Indústria Farmacêutica preza pelo erro zero. Afinal, estamos falando de produtos relacionados à saúde e todos os cuidados devem ser tomados. Dessa forma, a aplicação da automatização na logística deve ser utilizada como forma de garantir a qualidade dos medicamentos de ponta a ponta.
 

Agilidade


Essa vantagem complementa o tópico anterior. Melhorar a agilidade é algo muito importante nos dias de hoje, ainda mais com um mercado cada vez mais exigente. Ter a segurança de entregar os medicamentos dentro dos prazos é um diferencial competitivo, e só pode ser possível com a automatização dentro do setor. 
 

Controle sobre os processos


Quando estamos falando de tecnologia, certamente um dos primeiros pensamentos que vem à mente é a segurança. Em processos industriais como os do Setor Farmacêutico, a segurança é indispensável.
 



 
O uso da tecnologia é uma forma de garantir a proteção de todos. Para isso, a automatização na logística é importante na medida em que ela auxilia em um maior controle sobre os processos de produção e entrega.


Melhoria na qualidade de trabalho


Hoje, algo que não pode ser deixado de lado é a qualidade do trabalho. Colaboradores felizes garantem uma melhor entrega produtiva, e a automatização pode auxiliar nesse ponto.
 
Com processos e segurança garantidos, os funcionários terão um conhecimento maior e mais claro sobre o que podem e devem entregar, dessa forma, todos os lados ganham.
 


Satisfação do Cliente


Quando o processo é qualificado de ponta a ponta, tudo ocorre bem para garantir a satisfação dos clientes. Entregas de alta qualidade são fundamentais e precisam ser feitas o mais rápido possível, já que é a saúde de alguém que está em jogo. 
 
Lembre-se que o prazo de entrega impacta a experiência do consumidor. Uma pesquisa da Capterra mostrou que 73% dos consumidores brasileiros esperam que e-commerce realize entregas ultra rápidas e um quarto dos entrevistados afirmaram que trocariam de site em função do prazo de entrega ser mais curto. 
 
 

Pensando em automatizar? Bertolini Sistemas de Armazenagem pode te ajudar



Qualidade, tecnologia e confiança são palavras que pautam a execução de todos os projetos da Bertolini Sistemas de Armazenagem. Empresa presente no mercado desde 1984 e sempre buscando entregar o que há de melhor neste setor. E quando estamos falando de tecnologia, é claro que a automação no setor de logística é o que tem de principal hoje.
 
Com diversos cases de sucesso, a empresa gaúcha hoje se tornou referência não somente no Brasil, mas na América Latina.
  
A segurança de contar com processos ágeis na logística aplicada ao Setor Farmacêutico é somente na Bertolini Sistemas de Armazenagem. Clique aqui e saiba se a sua empresa está pronta para automatizar processos logísticos.

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar