Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!

A automação industrial refere-se à aplicação de equipamentos específicos e tecnologias que buscam manter o ritmo de produtividade. Ela está diretamente ligada à Indústria 4.0, que engloba uma série de inovações tecnológicas de automação, controle e tecnologia da informação, aplicada em indústrias de diferentes segmentos.


Números da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) evidenciam o protagonismo da automação. Segundo a entidade, ela é capaz de reduzir os custos industriais em mais de R$ 70 bilhões por ano. 



Ou seja: automação industrial é sinônimo de futuro!



5 dicas para tornar a automação industrial uma realidade do seu negócio 


1) Implemente as mudanças com calma

Essa é, sem dúvidas, a principal dica: saiba que toda novidade impacta o dia a dia da operação. Diante das novas configurações impostas pela automação industrial, lembre-se de que a cultura da empresa também passará por alterações. 


Por isso, comece por aquilo que é pequeno, mantenha a sua equipe informada de cada etapa. Só depois recomendamos partir para a automação de processos de média e grande complexidade.



2) Defina quais são as prioridades 

Outro ponto importante se refere às prioridades da sua empresa — e cada uma tem a sua. Para certas organizações, a sucessão familiar é o principal ponto de atenção. Para outras, é a aplicação de metodologias ágeis.


Verificar com exatidão quais são os processos passíveis de automação é fundamental para ampliar as potencialidades do negócio e evitar a perda de tempo e dinheiro, por exemplo. Ou seja, definir bem quais são as prioridades da organização é fundamental!


3) Faça um bom um planejamento

Nada de “meter os pés pelas mãos”, combinado? Faça um bom planejamento! Estude bem quais serão as mudanças a nível de cultura organizacional, alterações em espaços físicos e possível necessidade de cortes de gastos. Somado a isso, estude quem ou quais serão os seus fornecedores. Com todas as informações na ponta do lápis, você garante um bom planejamento a curto, médio e longo prazo, o que é muito importante para o sucesso da automação industrial. 


4) Fique de olho no futuro

Não pare no tempo! Estude tendências, fique de olho nas movimentações do mercado e nas tecnologias presentes no mercado. A visão de futuro é crucial para você implementar mudanças em todo o chão de fábrica e não só em setores específicos, por exemplo.



5) Invista em um ERP

Para que a automação seja efetiva, é importante contar com um Sistema de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning - ERP, em inglês). Esse excelente facilitador permite a integração de todos os processos. Além disso, fornece informações valiosas, em tempo real, para todos os setores, o que contribui para o processo de tomada de decisões.


Fornecer soluções em intralogística, gerando valor com inovação e competitividade, é a missão da Bertolini Sistemas de Armazenagem. Criada em 1984, a companhia trilha um caminho de desenvolvimento constante e tornou-se referência em seu segmento na América do Sul. 


Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Então clique aqui e descubra porque a automação e a movimentação de materiais são importantes para o seu armazém.


Bertolini Sistemas de Armazenagem

armazenagem@bertolini.com.br

+55 (54) 2102.4991

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar