Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
É preciso ter atenção redobrada com a higienização de armazéns refrigerados.
Dentro do universo dos armazéns, a limpeza sempre foi uma preocupação. Afinal, não é só uma questão de estética: ambientes limpos evitam a transmissão de doenças e minimizam as chances de acidente. Quando falamos de higienização de armazéns refrigerados, essa preocupação fica ainda maior. 
 
Pelas suas características, esses espaços exigem cuidados reforçados em relação à limpeza e controle rígido de temperatura. Questões como infraestrutura, rede de transmissão de dados, sistemas de isolamento e refrigeração adequados também precisam ser levadas em consideração.
 
Por que realizar a higienização adequada de armazéns refrigerados 
Os gestores de armazéns refrigerados precisam lidar com uma série de fatores logísticos. Empresas que armazenam alimentos perecíveis, por exemplo, podem sofrer multas e até mesmo interdições caso disponibilizem produtos em locais impróprios para conservação do material estocado. 
Por isso, é de extrema importância se manter atento às boas práticas de higienização de armazéns refrigerados. A seguir, separamos algumas dicas que vão ajudar nesse processo: 
 
Utilizar soluções adequadas
O palete de plástico é muito recomendado para a utilização em armazéns refrigerados. Esse equipamento atende às especificações nacionais higiênico-sanitárias ao possuir proteção antimicrobiana, que evita a proliferação de fungos e bactérias. 
Outra vantagem é que ele não é suscetível à variação da umidade e temperatura. Logo, é a opção mais recomendada para ambientes cuja temperatura é diferente da temperatura ambiente.
 
Monitorar a temperatura e a umidade do ar
É preciso fazer um acompanhamento próximo sobre suas condições. Os responsáveis precisam realizar conferências frequentes da temperatura e moderar a velocidade do ar em câmaras frias. 
Isso mantém uma temperatura ideal e uniforme. Qualquer variação pode prejudicar a conservação dos produtos perecíveis, então o recomendado é investir em ferramentas e equipamentos próprios para esse monitoramento. 
 
Forneça EPIs adequados
Lembre-se de que a higienização é essencial para a segurança dos colaboradores. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma série de normas para assegurar os funcionários, incluindo o fornecimento gratuito e obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 
 
No caso dos espaços refrigerados, é necessário ter roupas que protejam das baixas temperaturas. Caso haja uso de água no processo, os aventais e sapatos precisam ser de borracha, para evitar tombos. Para não esquecer de nada, é bom ter em mãos um checklist para garantir se a operação logística do seu armazém é segura.
 
Com esse texto, esperamos que você entenda a importância da higienização de armazéns refrigerados. É muito importante contar com uma empresa especializada em soluções de armazenagem para ter mais excelência nos processos. 
 
A Bertolini é referência na América do Sul em seu segmento, com equipe técnica especializada para estudar e planejar a melhor solução com os melhores produtos. Clique aqui e saiba mais sobre nossos cases de sucesso!
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar