Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Você já ouviu falar do endereçamento de estoque? Esse processo é considerado a base para a eficiência operacional, uma vez que facilita a localização dos produtos dentro do estoque. Conforme os gestores foram entendendo a importância da logística para o negócio, eles começaram a detalhar essas atividades para mensurar suas eficiências. 
 
No entanto, é necessário dar um passo atrás e descobrir quais são esses sistemas de endereçamento e como eles são aplicados no dia a dia. 


O que é endereçamento de estoque?



O endereçamento logístico, como também é chamado, é um sistema que facilita algumas etapas da gestão da cadeia de suprimentos. Entre elas, o armazenamento, manutenção, contagem e picking. Em linhas gerais, é um sistema de localização que indica a posição de cada produto dentro do estoque. 
 
Porém, não basta implementá-lo. Para que o endereçamento de estoque seja realmente eficaz, ele precisa seguir uma metodologia simples e de lógica fácil — todos precisam compreender seus métodos. Do contrário, pode trazer mais prejuízos do que benefícios. 
 

Endereçamento de estoque: quais os métodos mais utilizados?



São três métodos mais utilizados nos sistemas de endereçamento: 

 


Sistema de endereçamento fixo


Também conhecido como locação fixa, este endereçamento de estoque possui um padrão estabelecido. Ainda que determinado produto não esteja disponível, o espaço fica vazio, aguardando uma futura aquisição. 
 
O lado positivo é que esse sistema proporciona uma análise visual do índice de rotatividade dos produtos. Por outro lado, demanda uma grande capacidade de armazenagem, pois é necessário dispor espaço para todos os itens. 


Sistema de endereçamento rotativo



Dentre os sistemas de endereçamento, esse é conhecido por locação caótica ou aleatória. Como o próprio nome já diz, nenhum produto tem um local fixo para ser armazenado. A vantagem é a otimização do espaço, um ponto positivo para espaços menores. No entanto, os gestores precisam se preocupar com a constante necessidade de atualizar o endereço de estoque. 
 

Sistema de endereçamento misto



Compreende os dois sistemas previamente mencionados. Neste caso, é preciso considerar as características dos produtos e as taxas de rotatividade. Ao optar por esse sistema, a empresa necessita de muita precisão e constante atualização do endereço no sistema da empresa.
 
Agora que você já conhece os sistemas de endereçamento, pode estudar qual faz mais sentido para o seu negócio. Você pode conferir todas as soluções da Bertolini e ver qual melhor se encaixa na sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar