Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
O avanço da COVID-19 alterou a rotina de muitas empresas e fez com que a prática do home office se tornasse cada vez mais necessária.
Mas essa medida, que ajuda a garantir o isolamento social e a conter disseminação do vírus causador da pandemia, apresenta vários desafios.
 
Se por um lado trabalhar em casa evita que você saia e tenha gastos com transporte, por exemplo, por outro torna a procrastinação mais fácil. Assim, para ajudá-lo a não perder o foco durante esse período, separamos algumas dicas para tornar seu home office mais produtivo e disciplinado.
 
Estabeleça uma rotina
Não ter horário marcado para começar o trabalho pode parecer tentador, mas isso não quer dizer que você deva iniciar a qualquer hora. É preciso estabelecer uma linha que diferencia seu tempo pessoal do seu tempo profissional e, por isso, a primeira dica — e talvez a mais importante — é: estabeleça uma rotina. 
Já que seu escritório é, agora, a sua casa, é necessário estruturar seu dia a dia de trabalho. Assim, defina uma programação para se manter motivado, focado e disposto a cumprir os prazos necessários. 
 
Faça intervalos regulares
Na ânsia de se provar produtivo durante o home-office, você pode querer trabalhar sem intervalos. Porém, fazer pausas regulares é importante, uma vez que esses breves intervalos tem um efeito restaurador. 
Se você não conhece a Técnica Pomodoro, esse é um bom momento para tentar. O método consiste, basicamente, na divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração e foco intensos, que duram 25 minutos, e pausas de 5 minutos. Após completar quatro blocos de concentração (com as pausas incluídas), você pode fazer um intervalo maior, entre 15 e 30 minutos, para descansar e oxigenar o cérebro. Existem alguns aplicativos gratuitos que você pode baixar para usar o Pomodoro. Vale tentar, não é mesmo? 
 
Imponha limites 
Como já dito anteriormente, é importante criar uma linha que separa seu tempo profissional do seu tempo pessoal. Nesse sentido, é preciso impor limites com os outros, uma vez que você não estará sempre disponível para responder questões relacionadas ao trabalho. 
Além disso, caso você more com familiares ou amigos, é preciso alertá-los que o home office é um momento de trabalho. Isso significa que você não está de folga ou disponível para conversar a qualquer momento, já que isso pode comprometer seu foco e levar a possíveis erros. 
 
Tenha um espaço de trabalho
Contar com um local para desenvolver seu trabalho em casa é importante para ajudar a manter a concentração. Um escritório ou um quarto em que seja possível fechar a porta funcionam perfeitamente e ajudam na divisão de seu tempo de trabalho e lazer. 
 
Planeje o dia seguinte 
Começar um dia de trabalho bem preparado é fundamental para manter o foco. Assim, que tal tentar planejar suas atividades do dia seguinte ao fim do expediente? Monte uma lista com as atividades que você precisa cumprir, coloque as mais importantes ou as que não finalizou em primeiro. Riscar itens da relação, além de prazeroso, ajuda a manter a concentração para as próximas atividades.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar