Para que serve a radiofrequência logística?

Modificado em: 10/07/2025

A radiofrequência chegou para substituir o código de barras. Saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode beneficiar as operações logísticas!

Quando você vai comprar algo, é bem comum que a pessoa no caixa registre a compra e o valor através do código de barras, não é mesmo? Ainda que esta seja uma das práticas mais comuns do nosso dia a dia, em breve ela pode ser substituída pelo RFID. 

A sigla em inglês significa Radio Frequency Identification — ou Identificação por Radiofrequência. As etiquetas RFID são uma alternativa mais rápida e simples do que o código de barra, cujo principal objetivo é contribuir para a gestão do fluxo de materiais em todos os elos da cadeia de suprimentos.

Afinal, ainda que o uso dos códigos de barra seja considerado positivo por mais de 90% das empresas, dados da Associação Brasileira de Automação afirmam que 88% consideram que a tecnologia de identificação RFID facilita a administração.

A seguir, você entenderá como funciona o RFID na logística e como os armazéns podem se beneficiar dessa tecnologia.

O que é e como funciona o RFID na logística?

O sistema de radiofrequência utiliza ondas eletromagnéticas para transmitir dados em tempo real, sem a necessidade de intervenção humana ou visual. Essa tecnologia identifica, rastreia e gerencia diversos produtos, e por isso tem tanta aplicação na gestão da cadeia logística. 

Seu primeiro uso foi durante a Segunda Guerra Mundial, quando as forças britânicas utilizaram a etiqueta RFID para distinguir quais eram os aviões inimigos. Hoje em dia, o sistema de radiofrequência é utilizado em cartões de aproximação para o acesso a prédios e transportes públicos ou em objetos diversos para evitar furtos.

Você deve estar se perguntando como funciona o RFID na logística, e a resposta é bem simples. De modo geral, esse sistema é composto por uma antena, responsável pela leitura do sinal. Ela transfere a informação para um dispositivo leitor e para uma etiqueta de radiofrequência, que deverá conter o circuito e a informação a ser transmitida.  

Assim, a antena emite o sinal do circuito integrado para transmitir suas informações para o leitor, que por sua vez converte as ondas de rádio do RFID para informações digitais. Depois de convertidas, elas podem ser lidas e ter seus dados analisados.

Quais são as vantagens da RFID?

Além de saber como funciona o RFID na logística, é preciso entender quais são os benefícios que esse sistema traz para o armazém. Ele atua principalmente no controle de estoque, pois o sistema de radiofrequência presente nos produtos permite que os analistas e gestores tenham relatórios completos, minimiza a chance de erros e dispensa a necessidade de fazer balanços mensais demorados e manuais. 

Os principais benefícios da radiofrequência logística são: 

– Rastreamento de itens, prevenindo roubos e/ou falsificação de mercadorias;  

– Alta capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados;

– Durabilidade e possibilidade de reutilização das etiquetas;

– Agilidade no processo de expedição;

– Controle de mercadorias em estoque.

Com este artigo, esperamos que você tenha entendido como funciona o RFID e como essa tecnologia pode ser vantajosa dentro da operação logística. Para saber mais sobre como potencializar o armazém em que você trabalha, continue acompanhando o blog da Bertolini!

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada