OTIF (On Time In Full): o que é e por que esse indicador deve ser analisado pela sua empresa

Modificado em: 07/03/2022
OTIF, no tempo certo e completo. Entenda a importância de utilizar esse KPI dentro de sua empresa!
Todo cliente deseja receber a sua compra no prazo determinado e sem nenhum tipo de problema, correto? Por isso, as empresas precisam entender a importância de um Indicador Chave de Performance (KPI – Key Performance Indicator), conhecido como On Time In Full (OTIF).
 
Assim como outros KPIs, o OTIF também utiliza uma fórmula para chegar em sua resposta final. E ela não é tão complexa – adiante vamos lhe ensinar como calcular.
 
Esses Indicadores Chaves de Performance são muito importantes para que os gestores possam analisar o que está indo bem e também os pontos negativos da empresa como um todo. Aqui, vamos falar mais sobre o setor logístico.
 
Ficou curioso em conhecer o que é o On Time In Full? Quer saber qual a importância dele para a sua empresa e também entender como aplicá-lo? Entender como aplicá-lo? Vamos nessa: acompanhe nosso artigo até o final
 
Seja bem-vindo(a) ao blog da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
 
Tenha uma ótima leitura!
 

Por que minha empresa precisa dos Indicadores Chaves de Performance?

Existe uma pergunta  bastante comum dentro das empresas: por que eu preciso dos KPIs? A verdade é que atualmente nenhum negócio consegue avaliar suas atividades sem utilizar ao menos um indicador.
 
Hoje, existem diversos KPIs que podem ser analisados. O Índice de Rotatividade é um que está sempre na pauta dos gestores de Recursos Humanos, por exemplo. Já para o setor logístico, podemos colocar o Order Cycle Time (Tempo do Ciclo do Pedido). Além de outros que calculam o valor e a quantidade de estoque.
 
Sua empresa necessita de KPIs para:
 
● Analisar o momento ideal de organizar uma expansão de atividades
● Perceber os pontos negativos e positivos do processo
● Visualizar os setores da empresa
● Mapear processos sobrecarregados ou com baixa produção
 
O setor logístico é um dos que mais utiliza os KPIs. Que tal conhecer agora um pouco mais sobre eles? Continue com a gente.
 

O que é OTIF?

On Time In Full (OTIF), traduzido ao português, significa No Tempo e Completo. Esse KPI apresenta muito sobre o andamento da logística de uma empresa, como o setor é visto e também a maneira que ele opera internamente.
 
Na introdução, comentamos que ninguém espera receber o seu pedido atrasado e incompleto, você lembra? E a principal funcionalidade do indicador OTIF é que ele vai ajudar você nisso. 
 
Para chegarmos em uma resposta, é preciso utilizar uma fórmula – vamos falar dela daqui a pouco.
 
Só que antes disso precisamos abrir esse indicador em dois, confira:
 

On Time

Na expressão, a parte que diz respeito ao On Time avalia o tempo em que os pedidos são entregues para os consumidores. No caso de sua empresa, você está cumprindo com o prazo estipulado? Pense nisso.
 

In Full

In Full, por sua vez, é sobre a forma como a encomenda chega. Ela está completa? Faltou alguma coisa? Algo se quebrou ou foi perdido no caminho? Isso é muito importante para avaliar o processo de uma maneira completa.
 
Você sabe por que a automação e a movimentação de materiais são importantes para o seu armazém? Entenda tudo sobre esse assunto no infográfico gratuito da Bertolini. Baixe agora mesmo!
 

Como eu consigo calcular o OTIF dentro da minha empresa?

O primeiro ponto a se destacar é que On Time In Full entrega duas perspectivas, por mais que estejam dentro de um mesmo processo. Dessa forma, inicialmente é preciso calcular eles separados, para depois uni-los.
 
Para avaliar se os pedidos estão chegando no tempo certo e completos, é preciso que você reúna alguns números. Sugerimos fazer esse levantamento a cada 15 dias, ou até mesmo uma vez por mês.
 
Se você tem 100 pedidos entregues dentro de um mês e 85 foram no prazo certo, você dividirá o número que foi entregue no prazo (85), pelo total de pedidos (100). Logo, chegamos em 0,85 – ou seja, o On Time é de 85%. 
 
Para o In Full é a mesma regra. Se destes 100 pedidos, 92 foram sem qualquer perda no caminho, seu In Full será de 0,92, ou seja, 92%.
Agora, para calcular o OTIF completo, você precisa multiplicar as duas respostas. Nesse caso, 0,85 vezes 0,92. Aqui, a resposta será de 0,78. Para saber em porcentagem multiplique por 100. Neste exemplo, o OTIF é de 78%. Lembramos que quanto maior for a resposta, melhor. 
 

E por que eu preciso calcular o OTIF?

Assim como todos os Indicadores Chaves de Performance, o OTIF possui diversas justificativas para ser implementado dentro de uma empresa.
 
Confira os principais motivos para você começar a utilizar o On Time In Full dentro do seu setor logístico.
 

Reduzir custos com a logística

Com o OTIF, o retrabalho pode ser reduzido, uma vez que os problemas da entrega serão identificados. Assim, a empresa poderá entender onde precisa investir mais para garantir melhores entregas.
 

Garantir uma boa experiência e fidelizar clientes

Hoje, as pessoas não compram produtos de uma empresa somente pela qualidade ou preço, e sim pela experiência que vão ter durante todo o processo. Se o seu cálculo para o OTIF for de 78%, por exemplo, pode-se deduzir que este é o índice de satisfação do seu consumidor.
 

Identificar possíveis falhas com parceiros

Nem todas as empresas contam com uma frota de transportes própria, dessa forma, o OTIF pode ser uma fórmula para você analisar os resultados dos seus parceiros logísticos. Se eles atrasam a entrega, ou ainda os produtos não chegam inteiros durante os serviços contratados, aí está um bom motivo para mudar.
 
Carregar, organizar e transportar mercadorias são funções essenciais dentro de um armazém ou centro de distribuição. Baixe agora mesmo o e-book gratuito da Bertolini com dicas sobre os sistemas de armazenagem mais indicados para cada tipo de produto armazenado e operações da empresa.

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada