O que são pick up points e por que esta é uma estratégia eficiente

Modificado em: 24/02/2021
Esses
No Brasil, os gastos com logística consomem 12,37% do faturamento das empresas. Cabe aos gestores procurarem alternativas que otimizem esse processo e ajudem a equilibrar as contas. Os pick up points, ou pontos de retirada, chegam como uma ideia vantajosa para os e-commerce. 
 
Se você ainda não está familiarizado com este conceito, continue a leitura. Além de explicar o que é a estratégia pick up, vamos explicar porque ela é eficiente. 
 
Boa leitura!
 
O que são pick up points?
Os clientes estão cada vez mais exigentes e em busca da melhor experiência de compra. Quando falamos de comércio online, por exemplo, isso envolve mais do que o processo logístico. A entrega de mercadorias é um dos elementos-chave e pode levar a empresa ao sucesso ou fracasso. 
 
É dentro deste cenário que surgem os pick up points. No Brasil, essa tendência ainda está engatinhando — mas é sucesso em outros países. De acordo com um estudo da Metapack, na Alemanha, essa modalidade de entrega já havia sido usada por 41% dos clientes de e-commerce em 2015. Nos Países Baixos, esse número é superior a 45%. 
 
Seu funcionamento é simples. Um conjunto de lojas ou estabelecimentos conveniados possuem um espaço em que o consumidor pode retirar a mercadoria comprada on-line. Assim, ele ganha a liberdade de escolher o melhor dia e horário para fazer esse “saque”. 
 
Benefícios do pick up
Ao adotar a estratégia de pick up, o gestor vai notar uma série de benefícios nos processos e saúde financeira da empresa:
 
Fácil implementação
Sem dúvidas, a principal vantagem é a facilidade de implementação. A estratégia quase não interfere na operação, apenas na hora do despacho. Em vez da entrega ir até a residência do consumidor, ela vai para o ponto de retirada selecionado. 
 
Maior eficiência nas entregas
As transportadoras também se beneficiam com os pick up points. Afinal, reduzem gastos como combustível, pois fazem viagens mais curtas. Também é minimizado o risco de imprevistos, como acidentes ou roubos de mercadorias. 
 
Além disso, acaba a frustração de perder a entrega porque o cliente não está em casa. Pelo contrário: é o consumidor que vira o responsável pela retirada, indo até o ponto no momento em que ele achar mais oportuno.
 
Facilidades para a logística reversa
Desde 2010, com a Lei nº 12.305, as empresas precisam ter planos de logística reversa. Ou seja, produtos que o cliente devolve por desistir da compra, porque o produto veio incorreto ou com defeito. 
 
Em vez do consumidor ter que ir até uma Agência de Correios ou a transportadora ter que buscar na residência, o cliente devolve o produto no pick up em que houve a retirada. Com essa atitude, os custos de logística reversa também caem. 
 
Com essas informações, esperamos que você tenha compreendido o que são os pick up points. Essa é uma tendência que veio para ficar, então é importante estudar como sua empresa pode se beneficiar da estratégia. 
 
Quer se manter atualizado no mundo da Logística? Então, continue acompanhando nosso blog!

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada