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No Brasil, os gastos com logística consomem 12,37% do faturamento das empresas. Cabe aos gestores procurarem alternativas que otimizem esse processo e ajudem a equilibrar as contas. Os pick up points, ou pontos de retirada, chegam como uma ideia vantajosa para os e-commerce.
Se você ainda não está familiarizado com este conceito, continue a leitura. Além de explicar o que é a estratégia pick up, vamos explicar porque ela é eficiente.
Boa leitura!
O que são pick up points?
Os clientes estão cada vez mais exigentes e em busca da melhor experiência de compra. Quando falamos de comércio online, por exemplo, isso envolve mais do que o processo logístico. A entrega de mercadorias é um dos elementos-chave e pode levar a empresa ao sucesso ou fracasso.
É dentro deste cenário que surgem os pick up points. No Brasil, essa tendência ainda está engatinhando — mas é sucesso em outros países. De acordo com um estudo da Metapack, na Alemanha, essa modalidade de entrega já havia sido usada por 41% dos clientes de e-commerce em 2015. Nos Países Baixos, esse número é superior a 45%.
Seu funcionamento é simples. Um conjunto de lojas ou estabelecimentos conveniados possuem um espaço em que o consumidor pode retirar a mercadoria comprada on-line. Assim, ele ganha a liberdade de escolher o melhor dia e horário para fazer esse “saque”.
Benefícios do pick up
Ao adotar a estratégia de pick up, o gestor vai notar uma série de benefícios nos processos e saúde financeira da empresa:
Fácil implementação
Sem dúvidas, a principal vantagem é a facilidade de implementação. A estratégia quase não interfere na operação, apenas na hora do despacho. Em vez da entrega ir até a residência do consumidor, ela vai para o ponto de retirada selecionado.
Maior eficiência nas entregas
As transportadoras também se beneficiam com os pick up points. Afinal, reduzem gastos como combustível, pois fazem viagens mais curtas. Também é minimizado o risco de imprevistos, como acidentes ou roubos de mercadorias.
Além disso, acaba a frustração de perder a entrega porque o cliente não está em casa. Pelo contrário: é o consumidor que vira o responsável pela retirada, indo até o ponto no momento em que ele achar mais oportuno.
Facilidades para a logística reversa
Desde 2010, com a Lei nº 12.305, as empresas precisam ter planos de logística reversa. Ou seja, produtos que o cliente devolve por desistir da compra, porque o produto veio incorreto ou com defeito.
Em vez do consumidor ter que ir até uma Agência de Correios ou a transportadora ter que buscar na residência, o cliente devolve o produto no pick up em que houve a retirada. Com essa atitude, os custos de logística reversa também caem.
Com essas informações, esperamos que você tenha compreendido o que são os pick up points. Essa é uma tendência que veio para ficar, então é importante estudar como sua empresa pode se beneficiar da estratégia.
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