O que são equipamentos de armazenagem?

Modificado em: 22/02/2020
Empresas que desejam crescer não podem depender de operação manual.
Enquanto o quadro de colaboradores é essencial para o desenvolvimento do negócio, a mão de obra pode ser muito melhor utilizada em funções que diferem do carregar, organizar e transportar as mercadorias. 
 
É para essas funções que servem os equipamentos de armazenagem. A automação de processos até então manuais só traz benefícios para o centro de distribuição (CD), pois diminui as chances de perda ou avaria dos produtos.
 
Essas soluções também melhoram a organização do espaço e as condições de segurança da operação.
 
O que são equipamentos de armazenagem?
Os equipamentos de armazenagem podem ser classificados em diferentes categorias. Confira a seguir alguns dos modelos mais comuns e como eles podem beneficiar o seu armazém ou centro de distribuição:
 
Sistema Porta Palete
Esse é um dos sistemas mais utilizados por empresas por causa de seu rápido manuseio. O Porta Palete favorece a busca por mercadorias e são adaptáveis às mudanças de tamanho em relação ao espaço que estão inseridos. 
 
Os equipamentos de armazenagem Porta Paletes operam corretamente na separação de pedidos, trabalha com média a alta rotatividade de produtos e pode ser ampliado para estruturas de grande porte. Assim, consegue atuar em qualquer sentido de posicionamento.
 
Em relação à operação, o Porta Palete, é um sistema compatível com todos os tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado. Ele também suporta diferentes combinações entre dimensões, peso e volume de carga.
 
A Bertolini oferece três tipos de sistema Porta Palete: 
convencional;
dupla profundidade;
corredor estreito. 
 
Independente dos tipos de equipamentos de armazenagem escolhidos, os gestores vão perceber melhorias no controle de estoque, otimização em armazenamento e organização para a empresa. 
 
Armazém Autoportante
O Autoportante Bertolini reduz a necessidade de etapas comuns na construção de um armazém convencional, tornando o investimento mais rentável. Ou seja, com menor tempo de execução se comparado ao sistema convencional antecipando o retorno do capital investido.
 
Esses equipamentos de armazenagem são constituídos do mais alto nível de soluções de engenharia, suportando grandes cargas e alturas. Sua estrutura protege as mercadorias de quaisquer adversidades climáticas, diminuindo as chances de quebra de produtos. 
 
Além disso, o armazém autoportante é adaptável aos espaços por ser desenvolvido de forma verticalizada. Ele oferece diferentes graus de automação e une, em um só equipamento, estrutura inteligente, alta performance e resistência. 
 
Sistema Flow Rack
Dentre os equipamentos de armazenagem disponíveis, o Flow Rack é bastante popular porque seu funcionamento não depende da ação humana – a gravidade faz praticamente todo o trabalho.
 
Graças a uma esteira ou roletes, o material entra de um lado e sai do outro. Quando o material é retirado, o item seguinte assume o seu lugar. Assim, a ordem se mantém que o primeiro a dar entrada é o primeiro a sair, segundo a filosofia First In, First Out (FIFO).
 
Essa filosofia é essencial na indústria, em especial aquelas que lidam com prazos de validade mais restritos. É o caso de alimentos perecíveis, por exemplo. 
 
Quando pensamos nesta filosofia, é fácil entender porque o Flow Rack é tão benéfico: as “filas de espera” se movem à medida que os produtos novos são colocados na fila. Logo, os primeiros a chegar são os primeiros a sair, melhorando o fluxo de controle. 
 
Outras vantagens do sistema Flow Rack incluem: 
perfeita integração a outros sistemas;
desempenho de alta produtividade;
economia de até 70% em tempo de deslocamento.
 
Sistema Cantilever
Como estamos falando sobre equipamentos de armazenagem, é impossível deixar de lado o sistema Cantilever. Ele é especialmente recomendado para empresas que necessitam estocar peças, produtos e mercadorias de grande porte. 
 
Esse sistema conta com estruturas horizontais e verticais, beneficiando todos os processos realizados dentro do ambiente em que será inserido. Caso necessário, o sistema Cantilever pode passar por alterações para melhor atender às necessidades da empresa. 
 
A implementação deste equipamento conta com aspectos importantes pensados e preparados para o futuro da companhia: piso e nivelamento. Sua adoção traz grandes benefícios para o armazém por ser um sistema resistente, proporcionando um verdadeiro investimento positivo. Além disso, sua estrutura simplificada eleva o fluxo das atividades diárias.
 
Outras vantagens de equipamentos de armazenagem deste tipo é que eles podem estocar diversos tipos de material, com rápido processo operacional e apto para alterações. 
 
Sistema Estanteria
Por fim, temos o sistema Estanteria. A Bertolini desenvolveu a Estanteria Leve partir do conhecimento técnico e necessidades de empresas que operam com armazenagem. Este equipamento oferece aos processos logísticos a estocagem de itens sobre uma superfície contínua, sem a necessidade de acessórios utilitários, como caixas e paletes. 
 
Logo, a principal vantagem desse sistema é a sua flexibilização na utilização para os processos de armazenagem. Além disso, sua operação permite que o carregamento e retirada de produtos aconteça de forma manual, ótimo para empresas de pequeno porte. 
 
Esses equipamentos de armazenagem mudam o layout do espaço, pois é possível a adição de um ou mais andares de passarela. Da mesma forma, pode ser adicionado níveis de prateleira, o que auxilia no desenvolvimento das operações. 
 
Além disso, as estanterias oferecem escadas que se conectam aos diferentes níveis, sempre de acordo com as normas vigentes. Isso amplia a capacidade de picking, armazenagem e separação de pedidos. Ao mesmo tempo, reduz o tempo de processamento dos pedidos.
 
Quer conhecer outros equipamentos de armazenagem? Então clique aqui e confira todos os serviços da Bertolini Sistemas de Armazenagem.

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada