O que é dimensionamento logístico e como aplicá-lo?

Modificado em: 29/05/2025
O que fazer caso o seu armazém precise absorver novas operações? O dimensionamento logístico serve para organizar o espaço e o fluxo de trabalho.
Os armazéns estão mudando constantemente, seja para absorver mais demanda ou para enxugar a operação. Isso gera necessidades de dimensionamento logístico para compor uma nova operação que atenda às premissas desse fluxo.
Na correria, essas adaptações são feitas no “achismo”. Os profissionais mais capacitados usam seus anos de experiência para orientar as mudanças, mas esse processo apresenta falhas. As escolhas precisam ser baseadas em dados e informações, pois o acompanhamento das métricas orienta os gestores a tomarem boas decisões.

Importância do dimensionamento logístico

 

Segundo a Colliers International, o custo médio de locação de condomínios logísticos no Brasil reduziu de 2012 para 2013 e desde então não aumentou. Logo, há boas oportunidades de redução da necessidade de área de galpão e do custo de locação por m².
Fazer o dimensionamento logístico ajuda as empresas a reduzir o espaço das operações. Isso gera uma série de economias: energia elétrica, quantidade de colaboradores, aluguel do local, entre outros. Repensar a estrutura e contar com o armazenamento vertical ajudam a reduzir gastos.


Como aplicar o dimensionamento logístico

Um bom dimensionamento logístico se faz através de cálculos. Os dados no sistema precisam coincidir com os do estoque físico. Se houver diferença nas informações, é preciso dar um passo atrás e olhar primeiro para a gestão do estoque.
Se estiver tudo nos conformes, é hora de aplicar esse conceito dentro do seu armazém. O gráfico de dente de serra nos ajuda, pois mostra a evolução da quantidade em estoque de um item ao longo do tempo. Ele é construído com base na movimentação do estoque e orienta os gestores a saberem quando fazer novos pedidos.
O objetivo é bem simples: fazer um controle para evitar dois cenários bem comuns. Um deles é a sobra, ou obsolescência do item – ocupando espaço desnecessário no armazém e dificultando o dimensionamento logístico. Outro problema é a falta, que impede que a empresa possa atender novos pedidos e, consequentemente, não lucre tanto quanto poderia.
Usar o dente de serra é muito importante para pensar nas dimensões. As informações obtidas ajudam o gestor a entender qual é o espaço necessário para armazenar os produtos e qual vai ser o fluxo de movimentação. Por exemplo, quando vão chegar novos itens e como será feita as operações.
Com isso em mãos, é possível olhar para o armazém e pensar no novo dimensionamento logístico. Trazer esse olhar para a realidade do seu estoque é fundamental para reduzir os gastos e promover uma operação mais eficaz.
Navegue em um mundo de informação e conteúdo: leia outros artigos como este em nosso blog: www.bertoliniarmazenagem.com.br/blog. 
BAIXE O NOSSO E-BOOK CLICANDO AQUI: Conheça os 5 principais produtos de intralogística para o seu armazém
Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada