O que aprender com essas três empresas que são referência em armazenagem e logística no mundo?

Modificado em: 10/07/2025

Amazon, Mercado Livre e Tramontina… O que faz essas empresas serem referência em armazenagem? A resposta é simples: investimento em inovação.

O nível concorrencial no mercado fez com que as empresas aumentassem a preocupação em estabelecer algum diferencial competitivo. Muitas optam por investir na logística e enxergam empresas como Amazon, Mercado Livre e Tramontina como exemplos. E, de fato, elas são. Resta, então, a dúvida: o que torna essas grandes marcas referência em armazenagem

Amazon

Não tem como falar de referência em armazenagem sem citar a Amazon. A empresa controla uma vasta rede de marketplaces online, desde sua própria plataforma de venda e streaming até pequenos vendedores.

Em meio à pandemia da COVID-19, a empresa viu seus números crescerem ainda mais. Foi na Amazon que foram realizadas 38% das compras online e o valor das suas ações subiu mais de 60% só em 2020.

No entanto, nada disso seria possível sem o forte investimento da empresa em armazenagem e movimentação. Quando a Amazon surgiu, em 1994, passou por uma série de problemas para atender à demanda. Foi só quando desenvolveu sua cadeia de suprimentos que se tornou referência em armazenagem

A inovação é a marca registrada da empresa, criando processos nunca antes vistos e que mudam o jogo. Por exemplo, a entrega no mesmo dia, a que utiliza drones e a entrega antecipada. Isso é possível graças ao foco que eles têm na experiência do cliente e no uso de tecnologias na logística.

Em seus centros de distribuição, o uso de robôs já é padrão. A empresa também conta com sistemas de gestão avançados que potencializam processos e contribuem para a tomada de decisão.

Mercado Livre

Presente em 12 países da América Latina e em Portugal, o Mercado Livre é a empresa de tecnologia líder em e-commerce no continente. Em novembro de 2020, a empresa anunciou a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil. Serão três em São Paulo, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais. 

Desses, quatro servirão à modalidade de Fulfillment, quando o estoque dos vendedores é totalmente gerenciado pelo Mercado Livre. A ideia é reforçar sua imagem de referência em armazenagem e agregar 340 mil metros quadrados à malha logística do Mercado Envios, braço logístico do Mercado Livre.

O vice-presidente da empresa, Leandro Bassoi, disse que o Mercado Livre está investindo em tecnologia própria para gerenciar toda sua operação logística. Os novos centros de distribuição estão contemplados no investimento anunciado pelo Mercado Livre de R$4 bilhões no Brasil ao longo de 2020. A empresa planeja ampliar sua frota de entregas e desenvolver novas ferramentas para reduzir o tempo e custo de entrega.

Tramontina 

Já a Tramontina é outro exemplo de referência em armazenagem que surgiu no Brasil e ganhou o mundo. A empresa trabalha com um mix de mais de 18 mil itens, como utensílios domésticos e ferramentas para agricultura. São 10 unidades fabris, sendo 8 no Rio Grande do Sul, com mais de 9 mil funcionários. Além disso, a Tramontina tem presença em 120 países.

Seu “braço” fabricante de panelas, baixelas e talheres foi a primeira empresa gaúcha a usar uma armazenagem totalmente automatizada para estocagem de produtos. A Tramontina Farroupilha implementou esse projeto em 2001 para resolver a defasagem da capacidade de expedição em relação ao aumento contínuo no volume de vendas e de produção da fábrica.

Esse investimento demonstra porque a empresa é referência em armazenagem. O local é composto por estruturas porta-paletes autoportantes que possuem dupla função: servem tanto como prateleiras quanto para sustentar o prédio. A instalação tem altura equivalente a um edifício de 9 andares e permite a estocagem de 9,3 mil contêineres para guardar produtos a granel.

E não é só esse projeto que reforça a importância que a Tramontina dá para a armazenagem e logística. A Bertolini Armazenagem e a Cassioli são as responsáveis pela criação do armazém automático da unidade fabril da Tramontina TEEC na cidade de Carlos Barbosa/RS. A nova estrutura, prevista para o segundo semestre de 2021, vai permitir que a empresa continue sendo referência emarmazenagem ao focar na agilidade com que os produtos serão expedidos e entregues para as lojas e outras fábricas.

BAIXE O NOSSO INFOGRÁFICO CLICANDO AQUI: Logística para E-commerce: tudo o que você precisa saber

Compartilhe
Categorias
Novidades

Fique por dentro, receba as últimas novidades.

Tags
Confira também
Barreiras de proteção flexíveis fixadas ao solo em um centro logístico, posicionadas para evitar impactos em colunas e áreas de tráfego.
O impacto da proteção passiva em armazéns

Armazéns modernos lidam com volumes crescentes de mercadorias, prazos cada vez mais curtos e equipamentos em movimento constante. Nesse cenário,

A imagem mostra o palco do espaço de palestras na feira e telas sendo apresentadas por consultor de vendas da Bertolini Sistemas de Armazenagem na feira INTRA-LOG 2025. As informações nas telas são sobre a jornada de manutenção em sistemas de armazenagem. Várias pessoas assistem à apresentação, em ambiente de fundo escuro.
Bertolini Sistemas de Armazenagem apresenta inovações na INTRA-LOG 

Empresa expôs em estande as novidades em automação desenvolvidas para potencializar a produtividade; apresentou soluções em picking e de movimentação,

A imagem mostra o estande da Bertolini Sistemas de Armazenagem na Feira Logistique 2025. O estande é azul e branco. Várias pessoas aparecem conversando no interior e na frente dele.
Bertolini Sistemas de Armazenagem presente na Feira Logistique 2025

A empresa levou para o evento soluções como barreiras flexíveis, porta paletes, carro satélite, dinâmico e cantilever, com demonstrações ao

Esteiras automatizadas em armazém com sensores e sistemas inteligentes da Bertolini Sistemas de Armazenagem.
Desafios de um armazém automatizado. O que considerar antes de implementar novos sistemas?

A automação de armazéns é uma tendência sólida na logística moderna, impulsionada por ganhos promissores em produtividade, acuracidade e eficiência

Autoportantes para Armazéns Automatizados
produtos armazenados em estrutura cantilever
Paletização Dinâmico
Drive-in
Porta Palete Bertolini Sistemas de Armazenagem
corredor com sistema push back e empilhadeira
corredores de estanterias sem caixas
estrutura de flow rack com produtos
mezanino bertolini
Transportadores Industriais Bertolini
bases moveis sem produtos
Estrutura para Miniloads
agrande estrutura para transelevadores
carro-satelite-em-foto-aproximada